Sauna Emagrece? Ajuda a Emagrecer de Alguma Forma?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Algumas pessoas usam a sauna para ajudar a perder peso. Mas será que a sauna emagrece de fato? Por mais que ela possa ser uma ferramenta útil para a perda de peso, há coisas que ela faz e coisas que ela não faz. Se você está interessada em usar uma sauna para emagrecer, aqui está a verdade sobre ela.

Perda de Peso x Perda de Gordura

Sentar em uma sauna por 30 minutos te fará perder peso. Surpreso? Enquanto é verdade que você perde peso, essa perda de peso vem da perda de água. Quando você está na sauna, você sua. Esse suor é água misturada com sal, e a perda de peso vem dessa perda de água. Assim que você se reidrata, você ganha um pouco do peso de volta. Se você se reidrata com qualquer coisa que não seja água, você pode até ganhar mais peso. A maioria das pessoas não se dá conta que esse é um processo que até pode engordar se a pessoa acredita que já emagreceu um pouco e agora pode compensar comendo um pouco mais.

Sauna como uma Queimadora de Calorias

Muitos adeptos da sauna para emagrecer dizem que quando você sua e se aquece demais, seu corpo trabalha mais e assim a sauna emagrece da forma esperada. Isso é verdade. Você irá queimar mais calorias sentado em uma sauna do que se estivesse sentado assistindo TV.

É preciso energia para que suas glândulas sudoríparas liberem suor, e seu coração irá bater mais rápido, queimando mais energia. Entretanto, seu coração é o único músculo que trabalha em uma sauna. Você irá queimar mais calorias em 30 minutos de exercícios do que em 30 minutos na sauna.

Sauna como um Desintoxicante

Outro método de aumentar a perda de peso com o qual uma sauna pode ajudar é desintoxicando seu corpo. Ficar na sauna aumenta a circulação do seu corpo, que é o mesmo processo dos que fazem uma massagem para emagrecer. Além disso, ao suar você remove o excesso de sal do seu corpo.

A desintoxicação pode ser a ajuda para o corpo começar a eliminar peso quando você atinge um platô na seu plano de emagrecimento. Entretanto, uma sauna não te ajuda a emagrecer sozinho. Você precisa adicionar isso a uma dieta saudável e um programa de exercícios.

Outras Formas Como uma Sauna Pode Te Ajudar a Perder Peso

  • O estresse engorda, mas a sauna é uma ótima forma de aliviar esse estresse. A sauna é relaxante e alivia todo tipo de tensão. Se você come mais quando está estressado, isso pode te ajudar a emagrecer comendo menos. Dessa forma, a sauna emagrece por conta deste efeito indireto.
  • Ficar na sauna após exercícios pode aliviar a dor que você sente nos seus músculos mais tarde. Isso tem dois benefícios. Primeiro, se você evita se exercitar por causa da dor que sente depois, isso pode te ajudar a fazer os exercícios que precisa. Segundo, ela acelera sua recuperação, então você estará pronto para se exercitar mais cedo do que se não tivesse usado a sauna.

A ideia de que a sauna emagrece apenas por você ficar lá dentro suando é grande mito. É a verdade distorcida de forma a te enganar. Enquanto a sauna pode te ajudar com a perda de peso, é importante que você continue a levar um estilo de vida saudável, que quer dizer uma dieta saudável e balanceada em conjunto com atividades físicas.

Você gosta de sauna? Se sente relaxado e até mais “magro” depois de uma boa sauna? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (51 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

1 comentário em “Sauna Emagrece? Ajuda a Emagrecer de Alguma Forma?”

  1. Sim perco peso com sessões de 15m 3 vezes por semana, seguido de hidroginástica ( 45m) acabando com 10 m de banho turco