robles

Homem Larga o Vício em Fast Food e Perde 70 kg Sem Cirurgia Bariátrica

Raul Robles, de 53 anos de idade, chegou a pesar 156 kg quando estava em seu pior peso, em 2009. Ele estava diabético, com problemas de pressão alta e infeliz. Matriculado em um período de aulas de 6 meses para pacientes na fila de cirurgia bariátrica, ele percebeu que poderia mudar sem a necessidade de recorrer a ela.

Publicidade

Confira como foi a jornada de Robles até hoje, com 70 kg a menos, e uma vida muito mais feliz e completa, contada pelo próprio na carta abaixo.

Como eu engordei

Eu basicamente me alimentei de fast food durante todos os meus anos de faculdade. Eu era ativo, por isso era capaz de manter o meu peso na normalidade. Conforme eu fui ficando mais velho, eu continuei a viver de fast food, mas era uma pessoa menos ativa. No começo, ganhei apenas alguns quilos.

Assim que eu comecei a trabalhar no meu trabalho atual, em 1998 (onde eu fico sentado em uma cadeira na grande maioria do meu dia), eu comecei a engordar como se não houvesse amanhã. Fast food era barato, eu não gostava de legumes e frutas e desenvolvi um mau hábito de tomar cerca de 2 litros de refrigerante por dia. Eu continuei a ganhar peso, subindo de 102 a 140 kg em 2004, quando fui diagnosticado com diabetes. Eu continuei a ganhar peso nos seis anos seguintes, chegando a pesar 156 kg, que foi o meu máximo, em 2009.

O ponto da virada

robles3

Minha esposa sempre me apoiou, mas no final de 2009 ela confessou que estava com medo que eu estivesse no caminho para uma morte precoce. Ela sugeriu que eu falasse com o nosso médico e perguntou sobre a possibilidade de cirurgia bariátrica. Eu também estava preocupado com a minha saúde e decidi que, embora eu nunca tivesse feito um esforço concentrado em perder peso, eu estava disposto a tomar este passo drástico.

Meu verdadeiro momento de ruptura foi durante uma aula obrigatória sobre saúde para candidatos a cirurgia bariátrica. Eu tive a tarefa de calcular o número de calorias para uma refeição “regular”. O que eu pensava ser uma refeição de 700 calorias tinha realmente 1.880 calorias! Eu não conseguia mais esconder minha cabeça na areia. Eu tinha que assumir a responsabilidade pelo que eu tinha feito comigo mesmo todos esses anos!

Como eu emagreci

robles2

Eu decidi que iria colocar em prática as informações que eu estava aprendendo nessas aulas educativas sobre saúde. Eu prometi caminhar 30 minutos por dia e comer pelo menos 40 porções de legumes e frutas por semana. Eu tentei beber pelo menos 2 litros de água diariamente. E, o que foi provavelmente a decisão mais importante que eu já tomei, eu comecei a documentar a minha ingestão de alimentos em um site especializado. Eu larguei os refrigerantes e diminuí minhas idas a restaurantes fast food consideravelmente.

Eu fiquei inicialmente espantado com o peso que estava perdendo. Eu perdi mais de 6 kg no primeiro mês, 5 kg no mês seguinte e depois mais de 7 kg no mês seguinte. Minhas roupas estavam se encaixando mais facilmente e eu tinha mais energia!

Ao final dos 6 meses das aulas obrigatórias, eu tinha perdido mais de 34 kg, e após conversar com a minha esposa, decidi que eu tinha o que precisava para continuar esta luta pela perda de peso sem a cirurgia bariátrica.

Até o final do primeiro ano, eu tinha perdido mais de 55 kg! Ao longo do caminho, eu aumentei a minha taxa de exercícios diários para uma hora e comecei a correr levemente! Eu ainda rastreava cada pedaço de comida que colocava em minha boca, assim como a minha atividade física diária.

Dois anos e meio depois, eu perdi um total de 70 kg. Eu estou trabalhando atualmente para alcançar um peso de 81 kg, mas eu estou concentrado em construir músculos e diminuir a quantidade de pele sobrando em torno da minha barriga. Enquanto eu ainda não construo a minha barriga tanquinho, o excesso de pele está lentamente derretendo.

Em poucas palavras, eu acho que tenho sido muito bem sucedido neste esforço porque eu nunca o levei como uma dieta, mas como uma mudança de estilo de vida. Eu sou a prova viva de que a mudança é possível. A vida é fantástica!

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você acredita que conseguiria mudar de vida sem a necessidade da cirurgia bariátrica como fez Raul Robles, estando na situação em que ele se encontrava? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*