10 hábitos para diminuir a ansiedade e o estresse na sua vida

Especialista da área:
atualizado em 24/07/2021

O cérebro é sem dúvidas o órgão mais importante do corpo. Ele é quem controla todas as funções do nosso corpo, direta ou indiretamente. É essencial tomarmos muito cuidado com nossa saúde mental. Na era atual, cheia de estresse, há inúmeros casos de pessoas que sofrem de problemas de saúde, porém, exames revelam que não há nada de errado com elas. Então qual a razão por trás de tais casos?

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Os sintomas estão lá, mas os médicos não podem dar uma explicação racional para eles. É então que eles chegam a conclusão de que esses problemas surgem a partir de questões psicológicas. O estresse age como uma porta de entrada para sentimentos e pensamentos negativos, os quais podem se transformar em transtornos mentais. Por isso, a presença do estresse e da ansiedade ao mesmo tempo é tão comum.  

Doenças como hipertensão, desequilíbrio emocional, diabetes, cardiopatias e muitos outros problemas de saúde, também são efeitos da ansiedade e do estresse constante. O que acontece na sua mente acaba mostrando resultados no seu corpo.

No entanto, quando aprendemos a diminuir o estresse e controlar a nossa ansiedade, mantendo esses doença longe da nossa mente, é possível recuperar a autoestima, a felicidade e a paz de espírito que sentíamos antes.  

Listamos abaixo 10 passos simples, mas que são hábitos eficazes, que irão ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse em sua vida.

10 hábitos para diminuir a ansiedade e o estresse

mulher estressada

Os sintomas de ansiedade e estresse são comuns à maioria das pessoas e as levam ao esgotamento físico e mental. Seja por conflitos nos relacionamentos familiares ou problemas profissionais, a ansiedade ocupa o corpo e a mente, fazendo subir a pressão arterial e causando um desânimo profundo.

No entanto, não se deixe abater, é perfeitamente possível aliviar o estresse sem ter que recorrer aos medicamentos. Existem algumas práticas ou hábitos que podem ser inseridas na nossa rotina e que provocam o relaxamento e conduzem ao equilíbrio.  

1. Pare de deixar as coisas para amanhã

É verdade quando dizem “O amanhã nunca chega.” Você tem que fazer alguma coisa importante, mas a preguiça toma conta do seu corpo, você olha para o relógio e decide começar amanhã. Isso, no entanto, leva a problemas indesejáveis.

Você sabe muito bem que tal coisa é necessária e que o quanto antes você terminá-la será melhor, mas mesmo assim você decide adiar. Nesses casos você está simplesmente convidando o estresse a entrar na sua vida.

Até você completar a tarefa, você não será capaz de focar em outras coisas, e antes de perceber, se sentirá frustrado porque deixou a letargia decidir por você.

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2. Finais de Semana

Uma semana exaustiva acaba não só com suas reservas de força física, mas também sua força mental. O que você precisa é relaxar no final de semana. É essencial que você passe algum tempo fazendo o que realmente gosta. Lembre-se, há uma semana difícil à sua frente, e você terá que trabalhar muito novamente.

O final de semana precisa desacelerar sua mente e seu corpo para lidar com o estresse. Durma por mais tempo. Leia um livro que você gosta, assista seu programa favorito, saia para passear e apenas aproveite!

3. Diga NÃO para álcool e tabaco

alcool e tabaco

O dia foi cansativo, você está cheio de trabalho a fazer e seu chefe te deu uma encarada enquanto passava pelo seu escritório. Ao voltar para casa, o trânsito intenso aumentou a sua frustração. Você chega em casa, se senta no sofá e tudo o que você precisa é de uma bebida ou um cigarro.

Mas antes de pegar alguma substância tóxica como essas que te darão uma falsa sensação de relaxamento, lembre-se de dizer não a esses hábitos. Ao invés de aliviar o estresse que se acumulou na sua mente, essas substâncias afetam seu cérebro e ao mesmo tempo em que elas estão fazendo você se sentir relaxado, estão prejudicando sua saúde.

4. Música

Sempre há como diminuir a ansiedade e o estresse colocando sua música favorita para tocar, seja ela romântica, gospel, rap, jazz, ou qualquer outro ritmo. Apenas sinta o estresse desaparecer com as batidas da música. Neurocientistas provaram que ouvir suas músicas favoritas podem lhe ajudar a se sentir melhor.

As músicas que você gosta têm a capacidade de causar a liberação de um neuroquímico poderoso chamado dopamina. É a liberação desse hormônio que causa tais efeitos. A dopamina é um neuroquímico que é amplamente responsável por ativar os centros de prazer e vício do seu corpo. Então, mesmo que você fique viciado, a música não fará mal algum.

5. Hobby

Todo mundo tem um hobby. É uma coisa que te faz sentir feliz e calmo. Algumas pessoas gostam de jardinagem e da emoção que experimentam quando veem plantas florescerem e flores se abrirem em seus jardins. Fotografia, desenho, pintura, são alguns hábitos que você pode tentar se você ainda não encontrou o seu hobby.

Há diversos hobbies que levam a uma vida social mais ativa, como participar de um clube do livro ou entrar em uma aula de mergulho. Praticar atividades que você gosta durante seu tempo livre traz benefícios positivos para sua saúde como diminuição da pressão arterial e do colesterol.

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6. Atividade física

homem se exercitando

Você ouviu muitas vezes que deve se exercitar. Incorporar uma atividade física na sua vida diária é essencial para reduzir o estresse em sua mente. Você não precisa ir necessariamente a uma academia, há diversas formas mais divertidas para se exercitar. Uma boa corrida de manhã já te fará muito bem.

Exercícios resultam em uma melhor circulação sanguínea, liberaram endorfina, e ajudam a reduzir a gordura corporal, além de evitar a obesidade. Praticar um exercício lhe ajudará a aumentar sua autoconfiança.

Atividades físicas ajudam a melhorar o humor, e isso também faz com que o cérebro libere certos neurotransmissores que aliviam dores físicas e mentais. Tente incorporar em sua rotina a pratica de atividade física por pelo menos três vezes durante a semana e você já se sentirá muito melhor.

7. Yoga

A yoga é mais eficaz para o combate da ansiedade e do estresse, além de consumir menos tempo que exercícios físicos tradicionais. Controlar seu padrão de respiração é essencial para acalmar o corpo e a mente. Geralmente, as pessoas têm respiração curta e rápida. Respirar fundo e devagar irá acalmar seu corpo e ajudar a manter o estresse longe de você.

Respirar rápido reduz os níveis de dióxido de carbono mais do que o desejado, e isso leva a um aumento da agitação mental. Respirações longas, lentas e profundas ajudarão a manter os níveis de dióxido de carbono normais. Usar essa técnica de respiração, irá lhe ajudar bastante no controle das crises de ansiedade.

8. Amigos

Não será a primeira vez que você ouve isso. Escolha seus amigos sabiamente. O tipo de pessoa com o qual você se cerca determina como você se sente. Se eles reclamam, só falam de problemas e você fuma/bebe porque seus amigos fazem isso, é hora de mudar de amigos.

É melhor estar com amigos que fazem com que você se sinta melhor. Será ainda melhor se eles têm os mesmos interesses que você. Quanto mais tempo você passa com esses amigos, mais conseguirá diminuir os sintomas de ansiedade e estresse. Não fique perto de pessoas tóxicas que espalham hábitos negativos constantemente.

9. Família

Família

Passe um tempo de qualidade com sua família. Saia e visite seus pais e sogros de vez em quando. Passe mais tempo com os seus filhos. Leve-os para fazer uma atividade ao ar livre.

Vá assistir ao jogo de futebol de seu filho, uma apresentação de balé da sua filha. Mime sua esposa com um presente surpresa. Planeje e materialize uma noite romântica só com ela. Uma noite longe das crianças não fará mal a ninguém!

Você precisa cuidar da sua família. É mais saudável para você que todos se sintam amados. Tire um tempo para passar com eles. O trabalho não pode ser prioridade absoluta na vida. Nos momentos difíceis quem lhe dará suporte e apoio será a sua família.

10. Espiritualidade

Seja próximo a Deus, ou alguma força maior. Pesquisas demonstram que as pessoas que acreditam na existência de alguma força maior têm menos ansiedade. Praticar a espiritualidade da maneira que lhe convém faz com que as coisas fiquem mais leves no dia a dia.

Vídeo

Você acha que tem passado por momentos de estresse e ansiedade? O que você tem feito para diminuir esses males? Comente abaixo.

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16 comentários em “10 hábitos para diminuir a ansiedade e o estresse na sua vida”

  1. a minha infância não foi respeitada , não tive infância foi muito traumatizante tenho muitas magoas , mais hoje estou sabendo superar tive 14 anos depressão hoje não tenho esquecir e levantei da cama chega de pensar nos problemas hoje não tenho mais crisses mais continuo cansada da rotina sou muito estressada.

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  2. sim eu tenho passado por momentos conturbados e isso tem atrapalhado muito minha vida profissional e social não consigo me relacionar com pessoas não consigo dialogar calmamente tenho um atelie onde crio coisas novas e mesmo assim a ansiedade e constante assim com VC mencionou acima as vezes não consigo terminar meus afazeres se puder me ajudar eu agradeço a dica .no mais obrigado tenho 49 anos

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  3. ESTOU APRENDENDO:
    DOMINAR AS DIVERSIDADES
    ACABAR COM TODAS AS PENDÊNCIAS, DAS MAIS SIMPLES ATÉ AS MAIS COMPLEXAS
    PLANEJE O SEU DIA, SEM PALAVRAS, SÓ MEDITE
    DIANTE OS DESAFIOS, RESPIRE FUNDO, ATITUDE QUE SALVOU A MINHA VIDA

    “DEUS TEM SIDO O MEU SOCORRO, PRESENTE NAS MINHAS ANGUSTIAS”
    NÃO ACREDITA! EXPERIMENTE, CLAME PELO SOCORRO E AGUARDE EM SILÊNCIO.
    VOÇÊ VAI UMA VOZ FALAR CONTIGO!
    APENAS CREIA!!!! O JUSTO VIVERAR PELA FÉ

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  4. EU ACABEI COM MEU ESTRESSE, QUANDO TIREI DA MINHA VIDA TUDO QUE ME FAZIA MAL, MARIDO MANDEI EMBORA,COMIDA PESADA NA MINHA MESA NÃO ENTRA MAIS,FINAL DE SEMANA É SAGRADO PARA PASSEAR OU DESCANSAR.
    TUDO MELHOROU!!

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  5. Quanto custa para anunciar em vosso blog, banner e publieditorial?
    Faço parte de uma empresa de saúde.
    Grato,
    Sergio Borges.

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  6. Então quem não acredita em Deus não conseguirá seguir em frente? Os itens estavam tão legais mas esse último é bem desnecessário, ainda mais que estamos falando de questões psíquicas, biológicas.
    Passar bem, não se resolve ansiedade com preconceito.

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    • De fato a forma como estava colocado não dava uma ideia boa. O sentido desse item é passar que “Pesquisas demonstram que as pessoas que acreditam na existência de alguma força maior tem menor ansiedade.”

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    • Nem vale a pena comentar nada a respeito do que falou. Afinal e sua opinião! Apenas a sua opinião. Nada além disso!

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    • Lucas…eu entendo como sugestão a questão de Deus. Inclusive, na sequência vem a sugestão de uma força maior. A decisão é sua. A força maior pode ser também a sua força de vontade. Que tal? Perdoe a intromissão .

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  7. Bons hábitos, ajudam e muito na redução do estresse nesse mundo competitivo e sempre mantenha a fé que é mais importante, não se esqueça ela move montanhas.

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