10 Motivos Pelos Quais a Corrida Faz Bem para Você

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

A corrida é um dos esportes mais populares mundo afora. Existem muitas formas de praticá-la, seja dentro de casa, numa esteira, ou fora, no parque ou na praia. Talvez você seja um corredor solitário, apreciando a batida rítmica de seus pés contra a estrada. Você poderia ser um velocista, ou um maratonista. Você pode desfrutar de correr com um único amigo ou uma grande comunidade de corredores. Você pode correr em trilhas, praias ou estradas. No final das contas, se você gosta de correr, você não está sozinho.

Há corredores em todo o mundo, e é fácil perceber o porquê. Correr traz uma grande variedade de benefícios para a saúde. A prática pode ajudar a prevenir doenças de todos os tipos, incluindo doenças mentais, doenças relacionadas com a idade, diabetes e até mesmo câncer.

Se você está procurando razões pelas quais a corrida é boa para você, confira esses 10 benefícios para a saúde surpreendentes do exercício.

1. É uma ótima forma de exercício cardiovascular

Uma das melhores partes sobre a corrida é que é uma forma versátil de cardiovascular. Você pode correr longas distâncias ou completar exercícios intervalados rápidos que vão fazer o seu coração pulsar em um curto período de tempo. Correr é uma forma de exercício cardiovascular que você pode fazer sem nenhum equipamento ou uma aula mais aprimorada. É ótimo tanto para iniciantes quanto para praticantes veteranos que desejam queimar mais calorias.

2. Você pode correr dentro de casa ou ao ar livre

Aproveite ao máximo os dias de sol correndo no parque, na praia ou mesmo nas ruas de seu bairro. Durante os dias nublados e chuvosos, opte pela esteira. Embora muitos praticantes se queixem de que as esteiras podem ser monótonas demais, muitas versões modernas possuem TVs para que você pode assistir a televisão ou filmes.

3. Você pode se juntar a uma comunidade de corredores

Embora possa ser bom correr sozinho, não é sua única opção. Praticantes de corrida estão por todo o canto. Você pode participar de uma comunidade online ou baixar um aplicativo social que te ajudará a encontrar um parceiro de corrida. Você pode participar de uma equipe que organiza maratonas para uma boa causa, que também são muito comuns, basta procurar bem e aproveitar.

4. A corrida vai te ensinar a motivação

Apesar de que a corrida é nada mais do que colocar um pé na frente do outro, depois de concluir os primeiras quilômetros, você vai entender quanta força de vontade a prática carrega.

“A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.” Correr é um esforço. Mesmo quando seu corpo é perfeitamente capaz de completar mais um quilômetro, sua mente quer parar e tomar o caminho mais fácil para casa. Quando você corre, você não só vai estar trabalhando os músculos das pernas, você também vai exercer sua força de vontade e motivação, que é necessário para se tornar mais forte, em qualquer esfera.

5. A corrida alivia o estresse

Quando o trabalho ou a faculdade está te deixando tenso, a corrida pode ajudar a aliviar o estresse. O exercício libera endorfinas, que fazem você se sentir feliz e relaxado. Correr nos dá uma oportunidade perfeita para ficar a sós com nossos pensamentos. A corrida tem sido utilizada para tratar eficazmente a depressão clínica.

6. Você vai lutar contra doenças

Aumentar os seus níveis de atividade física diária comprovadamente ajuda a evitar muitas doenças, incluindo diabetes e doenças cardíacas.

A corrida tem sido associada a menores taxas de câncer também. Embora o câncer seja principalmente ligado à genética e causas ambientais, estudos recentes descobriram que a taxa de câncer entre as pessoas com níveis de atividade física elevados é significativamente baixo. Cuide bem do seu corpo, pois um corpo saudável é mais capaz de lutar contra células malignas.

7. Você vai evitar a perda muscular relacionada com a idade

À medida que envelhecemos, perdemos massa muscular. Você pode atrasar e retardar este processo, muitas vezes desafiando seus músculos. A corrida tem sido comprovada por ajudar a prevenir a perda muscular relacionada com a idade, mantendo seu corpo mais jovem.

8. Aumenta a sua resistência

Mesmo que não seja o seu treino preferido, a corrida ainda vai te ajudar a atingir suas metas de boa forma. Correr dá uma melhor capacidade pulmonar e resistência. A prática também constroi massa muscular ao longo de suas coxas, bumbum, etc. Isto vai ser benéfico na melhora da sua performance na musculação, yoga, pilates e quaisquer outros esportes.

9. Aumenta a densidade óssea e a força das articulações

A corrida mantém os músculos fortes. Também fortalece os tendões e ligamentos, proporcionando um apoio essencial para as articulações. Ser um praticante pode realmente te ajudar a se recuperar mais rapidamente de lesões nas articulações, como uma torção de tornozelo.

10. Você vai atingir seus objetivos de perda de peso

Adicionar a corrida à sua rotina de exercícios é uma ótima maneira de seguir em busca de seus objetivos de perda de peso. Se você está praticando a corrida, vai queimar cerca de 100 calorias por 1,5 km. Você não precisa ser um corredor de maratona para perder peso. Apenas adicionar de 3 a 4 km de corrida antes ou após o seu treino pode fazer uma enorme diferença.

Você ainda não é um praticante assíduo da corrida? Por que motivos? Quais são seus exercícios aeróbicos preferidos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário