Massa Muscular

10 tipos de anabolizante natural mais usados

Publicado por
Dr. Alexandre Seraphim

Você sabe quais são os anabolizantes naturais mais usados? Esses suplementos são muito utilizados por praticantes de musculação e outras atividades físicas, para substituir os anabolizantes sintéticos.

Mas será que eles realmente ajudam a ganhar massa muscular e a queimar as gordurinhas extras?

A seguir vamos conhecer melhor esses anabolizantes naturais, e descobrir quais os seus efeitos no organismo, além de entender a diferença entre eles e os esteroides anabólicos.

Veja também: Conheça esses 7 suplementos alimentares para emagrecer

O que é um anabolizante?

Os anabolizantes são substâncias, produzidas por indústrias farmacêuticas, que tem como objetivo estimular o ganho de massa muscular e a queima de gordura.

continua depois da publicidade

Entretanto, seu uso na medicina é bastante restrito, e está reservado para casos específicos de doenças que levam à perda de massa magra, além daquelas que causam deficiências de hormônios masculinos.

Mas, ainda assim, o uso de anabolizantes é grande entre pessoas que praticam atividades físicas, que desejam potencializar seus ganhos musculares, mesmo com os riscos para a saúde que esses produtos trazem.

Esteroide anabólico  x  Anabolizante natural

Antes de entrarmos nos anabolizantes naturais, é importante entender as diferenças entre eles e os esteroides anabólicos:

O que é o esteroide anabólico?

Esse é o nome usado para classificar as formas sintéticas da testosterona, o hormônio masculino.

continua depois da publicidade

Normalmente eles são de uso ilegal para atletas, e podem prescrito apenas para tratar para alguns problemas de saúde, como os de doenças que resultam na perda da massa muscular, como AIDS e câncer.

Mas, ainda assim, alguns atletas, fisiculturistas e halterofilistas abusam dessa droga tentando melhorar a sua aparência física e performance, mesmo com o risco de efeitos colaterais graves, como:

  • Aumento da agressividade
  • Alterações de humor
  • Redução do tamanho dos testículos
  • Impotência
  • Problemas no fígado
  • Aparecimento de características masculinas, quando usados por mulheres.

Além disso, apesar de não causarem o mesmo efeito psicológico que outras drogas causam, o uso de esteroides pode acabar viciando, de acordo com o Departamento de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

O que é o anabolizante natural?

Já os anabolizantes naturais são produzidos a partir de compostos naturais (vitaminas), e a sua função é semelhante à dos esteroides, que é a construção de músculos, queima de gordura e aumento da energia. 

Eles são ricos em aminoácidos, ervas, minerais e vitaminas, que contribuem para a construção da massa muscular através do estímulo à produção natural de testosterona e do hormônio do crescimento. 

continua depois da publicidade

Assim, o objetivo é fazer o organismo da pessoa produzir mais daquele hormônio próprio, e não ingerir ou aplicar um hormônio sintético extra ao corpo.

Principais benefícios do anabolizante natural

Existem alguns tipos de anabolizante natural e diferentes benefícios para cada um

O uso dos anabolizantes naturais traz algumas vantagens com relação aos

  • Os anabolizantes naturais são ideais para quem quer aumentar os músculos, queimar gordura, ganhar força muscular e resistência sem ter os efeitos colaterais dos esteroides, embora os resultados possam demorar mais para aparecer.
  • A maioria dos anabolizantes naturais não possui substâncias que estimulam a masculinização, podendo ser consumidos também por mulheres.

É necessário frisar que, apesar do anabolizante natural promover o ganho de massa muscular, resistência, força muscular, e de ser mais saudável que os esteroides, é necessário sempre seguir uma dieta adequada e ter uma rotina de exercícios físicos voltados aos objetivos desejados.

Relacionamos alguns tipos de anabolizante natural que têm a venda livre permitida e que estão entre os mais usados mundo afora.

1. ZMA

Diversas pesquisas demonstraram que a combinação de ZMA, uma combinação de aspartato de monometionina de zinco, aspartato de magnésio e vitamina B6, é eficaz no aumento da produção natural de testosterona. 

continua depois da publicidade

Por isso, ela potencializa os níveis anabólicos, gerando resistência, força e ganho de massa magra.

Além disso, este anabólico natural ajuda a melhorar com o relaxamento dos músculos durante o sono e a recuperação do tecido muscular no período pós-treino. 

2. Arginina + Ornitina

A combinação dos aminoácidos arginina e ornitina parece ser eficaz no estímulo da produção natural do hormônio do crescimento (HGH), e consequentemente impulsiona o ganho de massa muscular.

3. Tribulus Terrestris

Feito a partir de uma planta medicinal, este anabolizante natural aumenta os níveis de testosterona, ajuda no crescimento e tonificação dos músculos e aumento da força física.

4. Cromo Picolinato

O uso de cromo picolinato ajuda a melhorar o aproveitamento do hormônio insulina, aumentando assim a quantidade de energia disponível para os músculos.

Além disso, esse suplemento ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento da resistência à insulina, o que pode ser benéfico para pessoas com fatores de risco para diabetes tipo 2.

5. Extrato de Eurycoma Longifólia

O extrato dessa planta é usado para tratar uma série de problemas de saúde, como febre e infecções. Mas ele também pode aumentar a produção da testosterona naturalmente pelo organismo. 

Isso acontece porque, normalmente, quando o organismo atinge uma alta produção de testosterona, ele sinaliza à hipófise e ao hipotálamo para diminuírem a produção do hormônio. A Eurycoma Longifolia age então no bloqueio deste sinal, para que o organismo possa continuar a produzir mais testosterona.

6. Quelato de calcio D-aspártico

Outro ingrediente usado em fórmulas de anabolizante natural é o quelato de cálcio D-aspártico, que estimula a maior disponibilidade de testosterona em todo o organismo.

7. Coleus Forskholii

Pesquisas indicam que os extratos da planta indiana Coleus Forskholii estimulam a maior produção de hormônios como a testosterona no organismo.

Assim, esse extrato pode melhorar o desempenho em exercícios físicos, aumentando a queima de gordura e o ganho de massa magra.

8. Beta Sitosterol

Essa substância é encontrada em diversas plantas, e pode ser usada na medicina e na prática de exercícios substituindo o uso de esteroides. 

Isso se deve ao seu efeito no estímulo da produção natural de testosterona, que leva a uma melhor performance física.

9. N-Dimetilglicina

Esse é um aminoácido muito utilizado em fórmulas de anabolizantes naturais, e visa melhorar a utilização de oxigênio, aumentar a estamina e diminuir o acúmulo de ácido lático nos músculos.

Assim, o seu uso pode aumentar o ganho de massa muscular, quando acompanhado de um treino adequado e uma alimentação balanceada.

10. Fenugreek extract (extrato de Feno-Grego)

Alguns estudos sugerem que o extrato de feno-grego tem um efeito anti-estrogênico e anabólico. Por este motivo, a erva parece provocar um aumento na disponibilidade de testosterona no organismo.

Dicas e cuidados

Mesmo os anabolizantes naturais requerem alguns cuidados no consumo

O uso de qualquer esteroide anabolizante sintético pode trazer sérios efeitos colaterais para o corpo humano. Por isso, o uso desses produtos deve sempre ser orientado por um médico, quando existe indicação para tal. 

E, mesmo quando falamos de anabolizantes naturais, é importante respeitar sempre a dosagem diária recomendada, para evitar o aparecimento de efeitos colaterais. 

Além disso, é importante procurar a orientação de um médico e de um nutricionista, para descobrir quais os suplementos e o tipo de dieta mais indicados para o seu caso.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

O que você acha dos anabolizantes naturais? Já experimentou ou pretende usar um deles agora? Comente abaixo.

3.9 de 5
Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Mestre, que show!
    Mas tenho algumas dúvidas:
    A ordem de 1 a 10 dos esteroides naturais é a ordem de eficácia?
    Se não, quais sao os top 3?
    Posso usar os top 3 juntos? Potencializo os resultados ou não? Ou pior, um "anula" o outro? Ou farei mal a minha saúde combinando os 3?

    Obrigado.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Não estão em ordem de preferência, Leandro. O ideal é não combinar tantos ingredientes, mas é preciso que você faça uma consulta personalizada com um nutrólogo.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Boa tarde nunca usei nenhum tipo de anabolizantes,porém tenho pesquisado muito sobre anabolizantes natural e achei muito interessante agora estou confuso se funciona de verdade ou é só propaganda.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dr. Alexandre Seraphim