Picolinato de Cromo: Para que serve, benefícios e como usar

Especialista da área:
atualizado em 13/03/2021

É comum encontrarmos picolinato de cromo em diversos suplementos alimentares, mas você saberia dizer quais os seus benefícios e para que ele serve?

  Continua Depois da Publicidade  

O cromo é um mineral natural encontrado em muitos suplementos e em alguns alimentos, e sua composição associada aos picolinato – o picolinato de cromo – vem sendo bastante usado para ajudar no emagrecimento.

Como a maioria dos suplementos nutricionais, encontra-se o picolinato de cromo, em sua maioria, na forma de cápsulas. Mas será que ele realmente funciona?

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre este suplemento mineral, descobrir quais os seus efeitos no nosso organismo, além de entender se ele ajuda ou não a emagrecer.

O que é picolinato de cromo?

Picolinato de cromo em cápsulas

O picolinato de cromo é uma formulação com o mineral cromo, usada em suplementos alimentares, normalmente com o objetivo de ajudar na perda de peso.

O cromo, associado ao picolinato, é mais facilmente absorvido pelo corpo humano, e é por essa razão que é vendido nessa forma pelas farmácias e lojas de suplementos.

O suplemento picolinato de cromo é uma forma segura de se ingerir o mineral, desde que o consumo seja feito de acordo com as orientações de um profissional de saúde.

Para que serve?

O suplemento normalmente é indicado para quem quer ou precise perder peso, uma vez que ele ajuda a reduzir o apetite, como veremos mais adiante.

Além disso, o picolinato de cromo pode contribuir para um melhor controle dos níveis de glicose no sangue.

Picolinato de cromo ajuda a emagrecer?

Sim, o picolinato de cromo pode ajudar a emagrecer. Mas para isso, seu uso deve estar associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito se deve à sua ação tanto na glicemia quanto na diminuição do apetite, que ajudaria a reduzir a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia, levando a um déficit calórico.

Alimentos que contêm cromo

alimentos ricos em cromo

O cromo é um mineral que pode também ser encontrado em alguns alimentos. Mas a quantidade do mineral é afetada pelo preparo e pelas técnicas de cultivo

Mas de forma geral podemos dizer que, apesar da variabilidade, os seguintes alimentos são boas fontes de cromo:

E, apesar da dificuldade de determinar quais os alimentos são ricos no mineral, a deficiência de cromo é um problema raro. Então, uma dieta balanceada já seria o suficiente para suprir as necessidades diárias.

Benefícios do picolinato de cromo

Agora que já sabemos o que é o picolinato de cromo, vamos entender os seus principais efeitos no nosso organismo, que levam, principalmente, à perda de peso.

1. Pode reduzir a glicemia

Alguns estudos sugerem que o picolinato de cromo pode contribuir para a redução dos níveis de açúcar no sangue, e assim ajudar a evitar os picos de insulina e a resistência à insulina.

Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com síndrome metabólica, que já apresentam um certo descontrole da glicemia.

Já para pessoas com diabetes, o uso vem sendo estudado, com resultados bastante positivos. Isso porque o picolinato de cromo aparentemente favorece a melhora da sensibilidade à insulina.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas nesses casos, sua utilização deve ser acompanhada de perto por um médico, para evitar quedas bruscas da glicemia.

2. Pode reduzir o apetite

O uso regular do picolinato de cromo pode ainda ajudar a reduzir o apetite, como demonstrado em um estudo realizado por pesquisadores americanos.

No estudo foi possível notar a redução do apetite e da compulsão por comida, efeitos que podem ajudar bastante na perda de peso.

Recomendação diária de cromo

dosagem de picolinato de cromo

A quantidade diária recomendada de cromo varia de acordo com a idade e o sexo.

Para adultos abaixo de 50 anos:

  • Homens: 35 mcg por dia;
  • Mulheres: 25 mcg por dia.

Já para pessoas acima de 50 anos, as quantidades recomendadas são um pouco menores:

  • Homens: 30 mcg por dia;
  • Mulheres: 20 mcg por dia.

Veja também: Deficiências nutricionais mais comuns – Sintomas e tratamento

Como usar

O uso do picolinato de cromo deve ser feito sempre com orientação de um médico ou nutricionista, que poderão avaliar se este suplemento é o ideal para você.

Então, siga corretamente o as indicações e sempre leia a bula e o rótulo dos suplementos.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais mais comuns do picolinato de cromo são:

  • Desconforto gástrico, como náuseas, vômitos e dor de estômago;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas para dormir;
  • Tontura;
  • Mudanças de humor;
  • Irritabilidade.

Por isso, este suplemento deve ser evitado por pessoas que já tenham algum diagnóstico de doença psiquiátrica, devido ao risco de piora do problema.

Além disso, deve-se evitar o consumo do picolinato de cromo por pessoas com os seguintes problemas de saúde:

  • Distúrbios renais ou hepáticos;
  • Diabetes, principalmente se você faz uso de insulina;
  • Problemas na tireoide;
  • Uso de corticoides;
  • Alergia a algum componente da formulação.

Então, deve-se consultar um profissional de saúde antes de iniciar o uso do suplemento, principalmente se você tem algum problema de saúde em tratamento.

Por fim, o picolinato de cromo não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, uma vez que não há estudos sobre os efeitos do suplemento em fetos ou bebês.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha tomado e recomendado a suplementação de picolinato de cromo? Quais foram os resultados desta pessoa? Você tomaria este suplemento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.255 votos, média 3,77)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

148 comentários em “Picolinato de Cromo: Para que serve, benefícios e como usar”

  1. Estou amando.Estou fazendo dieta e sou muito ansiosa agora ando com bem pouca fome ou desejo por doces.Perdi muitos medidas aonde incomodava braços e barriga,porque ele age eliminando gordura aonde precisa,já perdi 9 k em 2meses.O nome do suplemento é cromo picolinato 60 cápsulas de 35cmg.Dura 2meses é o produto é barato.

    Responder
    • Ola boa tarde Cana hoje comprei esse picolinato de cromo da MarcA Msxinutri e aí tomei pela primeira vez as 13:00 e quase agora fui ao banheiro e deu diarréia sera que pode ser efeito…

      Responder
  2. Boa noite, sou de São Paulo, capital e gostaria de indicação da melhor marca para comprar o picilinato de cromo ou farmácia de manipulação de confiança que eu possa mandar fazer a fórmula.Obrigada

    Responder
  3. Olá, comecei a tomar o picolinato de cromo. Mas sento a boca ardência na boca e um gosto amargo como se o meu corpo tivesse sido envenenado?muita dor no corpo e nos rins. Nossa! parece que pra mim está tendo o efeito ao (contrário)porque eu não gosto de doce. Agora fico com vontade de comer doce…aumentou a minha fome e inchaço,credo!Eu nao vou tomar mais.

    Responder
  4. Tomo picolinato de cromo há uns 4 meses ,realmente minha vontade de comer doces reduziu quase 100 % mais meu CPK tem aumentado, tem alguma relação, já que tudo passa pelo fígado, estou eliminando possíveis causas ,só falta saber do picolinato de cromo.

    Responder
  5. Estou tomando e reparei que que minha dor na coluna melhorou bastante. Achei até engraçado. Mas, queda de cabelo e depressão tem haver com a tireóide,uma inflamação chamada tireoidite hashimoto (não está escrito o nome certo,mas é parecido)

    Responder
  6. Faço tratamento para pré diabetes com uma endocrinologista e tb com uma nutricionista que prescreveu o picolinato de cromo de 200 mg 2 x ao dia, como não consegui encontrar de 200 mg comprei de 470 mg e tomo só 1 x ao dia, não tenho sentido nada ,mais percebi que reduziu bastante minha vontade de comer doces ,estou no segundo mês de uso .

    Responder
  7. Olá!
    Tomo o picolinato de cromo e gostei,Tirou a vontade de comer doces,nem arroz consigo comer mais em um mês e meio eliminei 7 kilos sem atividades físicas .Quem me indicou foi a nutricionista.
    Sou pré diabética e até a fome horrível que sentia a noite passou.

    Responder
  8. Estou tomando o picolinato de cromo a uns 03 dias e estou sentindo muito enjoo e percebo q na hora q como algo doce, at um suco… esse enjoo normal?

    Responder
  9. Ola ,estou fazendo uso de picolinato de cromo , indicado pela nutricionista,comecei ontem junto a uma dieta, hoje me despertei com uma dor decabeca muito forte e por mais que bebo muita agua , minha urina sai com cor, , tambem tomei cardo mariano, tambem indicado pela nutricionista .e normal essa dor de cabec.?

    Responder
  10. Estou tomando após almoço foi indicado pela minha nutricionista,preciso perder uns 10 Kls,já fazem uns meses que tomo e não notei grandes diferenças,dieta e reeducação alimentar se fará resultado,mas notei que me ajuda a diminuir a vontade de doces .

    Responder
  11. Tenho tomado há 6 meses e tem reduzido bastante as taxas de glicose. Náo diminui o apetite por doces. Mas tive de parar porque afeta gravemente a memória. Já tenho 70 anos.

    Responder
  12. Estou tomando o cromo junto da astaxantina. Recomendado por nutricionista, fiz a fórmula, junto da dieta proposta para reduzir a taxa de açúcar, já que meus exames apontaram pré diabetes. Por enquanto o que senti foi regularidade do intestino, coisa que eu não tinha. E realmente estou com menos vontade de comer doce. Até o chiclete não aguento mascar por muito tempo pois parece enjoar.

    Responder
  13. Tem exatamente uma semana que estou tomando,a única coisa que aconteceu até agora foi um dor enorme, não sei se é no esôfago ou estômago,mas tá doendo muito. Foi receitado por nutricionista,mas vou ao gastro, porque o trem tá feio,o meu é esse picolinato e folha magra.

    Responder
  14. Minha amiga tomou e constatou a inibição para doces, uma vez que comia uma barra de chocolate por dia é vez ou outra um pacote de jujuba de uma vez, hoje ela não consegue tomar refrigerante, acha muito doce e sente enjoos de tomar ou comer qualquer coisa muito doce e nem tomou o vidro todo, por isso vou tomar também. Se Deus quiser vai funcionar!

    Responder
  15. Comprei o suplemento sem indicação medica. Tive câncer de mama e engordei 13 kilos com a quimio, agora estou louca pra emagrecer. E estou tomando anastrazol por 5 anos. Posso tomar sem ir ao médico?

    Responder
    • Estou tomando o picolinato de cromo a uns 03 dias e estou sentindo muito enjoo e percebo q na hora q como algo doce, at um suco… esse enjoo normal?

      Responder
      • Terceira vez que tomo Picolinato de cromo e fico totalmente inchada em 15 dias ela e igual o levedo de cerveja?poiscomigo não funcionou estou me sentindo uma bola de futebol sou Dayane de Joinville SC

        Responder