Home » Suplementos » Picolinato de Cromo: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Picolinato de Cromo: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Como Tomar

Picolinato de cromo

O mercado de suplementos e compostos emagrecedores possui um peculiar composto chamado picolinato de cromo, vendido como o mineral milagroso que ajuda a emagrecer (dentre outros efeitos, os quais veremos detalhadamente mais para a frente). Como a maioria dos suplementos nutricionais, o picolinato de cromo é encontrado, em sua maioria, na forma de cápsulas e nem todos os seus usos foram regulados pela FDA (Food and Drug Administration).

  Continua Depois da Publicidade  

O cromo é um mineral natural encontrado em muitos suplementos e em alguns alimentos, como carne, ovos, alimentos processados, gorduras e óleos vegetais. Também está presente em outras comidas, desta vez mais saudáveis: cenouras, batatas, brócolis e grãos. O cromo, associado ao picolinato, é mais facilmente absorvido pelo corpo humano, e é por essa razão que é vendido nessa forma pelos mercados de suplementos.

Para que serve

Agora que já está claro o que é o picolinato de cromo, chegou a hora de esclarecer como age no corpo humano e para que serve esse composto. Como já foi visto, essa combinação de cromo e picolinato produz um composto natural que produz inúmeros efeitos se consumido por humanos.

Umas das principais funções do cromo é de efetivar o efeito da insulina; a falta desse mineral pode levar a sérios danos aos sistemas dependentes de insulina, que é responsável por elevar os níveis de glicose no sangue, como após as refeições, fornecendo energia. Outro papel importante da insulina é de atuar no metabolismo do carboidrato, da gordura e da proteína.

Na medicina alternativa, o picolinato de cromo é comumente utilizado para abaixar o colesterol e otimizar a utilização de glicose pelo corpo. Vendido no mercado de suplementos, o picolinato de cromo é conhecido por ajudar na perda de peso, ao passo que auxilia na redução de gordura corporal e na construção de massa muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Picolinato de cromo ajuda a emagrecer?

Estudos que abrangem a suplementação com o picolinato de cromo demonstram que há alguns pequenos benefícios deste composto na perda de peso ou de gordura. Porém, esse benefício é muito pequeno e as pesquisas mostram que o que se pode perder com o picolinato de cromo é aproximadamente 1 quilo.

Não há estudos que comprovem que o picolinato de cromo emagrece sem o auxílio de dieta e exercícios físicos. Dos diversos estudos sobre o assunto, um deles foi publicado no International Journal of Sport Nutrition e testava os efeitos da dosagem diária do picolinato de cromo, durante nove semanas. As cobaias desse estudo eram jogadores de futebol e foram analisadas as mudanças na porcentagem de suas massas musculares, gordura corporal e força. Assim como diversas outras pesquisas, o picolinato de cromo não trouxe mudanças efetivas na composição corpórea ou na força desses jogadores, mesmo durante seus treinos.

Os estudos que possuem animais como cobaias apresentam mudanças significativas nas porcentagens de gordura e de massa muscular dos mesmos. Porém, os que utilizam humanos não indicam picolinato de cromo como suplemento para dietas, pois seus efeitos são mínimos ou nulos no organismo.

Alimentos que contêm cromo

Como já foi dito, o cromo é um mineral natural presente em diversos alimentos, mesmo que em pouca quantidade. Dietas baseadas nesses alimentos não são tão eficazes, pois a quantidade de cromo presente neles é muito afetada e prejudicada pelos processos da agricultura e da indústria.

Porém, vale a pena investir nos seguintes alimentos, que são ricos em cromo: brócolis, suco de uva, batatas, alho, manjericão, suco de laranja, peito de peru, bife, pães integrais, vinho tinto, maçãs, bananas e vagens. Já as comidas ricas em açúcar, principalmente a sacarose e frutose, contêm pouco cromo e devem ser evitadas.

Benefícios

O picolinato de cromo é promovido na sociedade como um suplemento milagroso capaz de trazer inúmeros benefícios, como ajudar a combater as diabetes, obesidade e a construir massa muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

A verdade é que o cromo é um importante mineral e cheio de benefícios, o qual ajuda a processar carboidratos e gorduras, além de otimizar o papel da insulina, como vimos anteriormente. Por esses fatores, acredita-se que esse suplemento ajuda na perda de peso, além de diminuir o apetite, aumentar a energia e a força. Porém, esses fatores não são todos comprovados cientificamente e é importante que um médico ou nutricionista aconselhe o consumidor se o melhor suplemento a tomar é de fato o picolinato de cromo.

Como tomar

Depois de consultar um médico e constatar que, de dato, o picolinato de cromo é a melhor opção para você, resta saber como tomar esse suplemento. A ingestão deve ser entre 25 e 35 mcg diariamente e durante uma das principais refeições. A dica é não exagerar no consumo, pois isso poderá desencadear diversos efeitos colaterais severos. 

Efeitos colaterais

Assim como a maioria dos suplementos e medicamentos, o picolinato de cromo possui alguns efeitos colaterais se consumido diariamente, principalmente se combinado a outras substâncias.

  Continua Depois da Publicidade  

Se a pessoa possui alergia a qualquer composto presente nesse mineral, é importante evitá-lo. Pessoas com diabetes, câncer ou problemas no sistema imunológico devem consultar um médico antes de medicar-se.

Alguns estudos mostram que os efeitos colaterais do picolinato de cromo podem ser excessivamente severos, acarretando mudanças no DNA em razão à combinação dele com outras substâncias químicas, podendo levar ao câncer. Além disso, há relatos que esse suplemento irrita o sistema gastrointestinal, podendo desencadear úlceras e algumas dermatites.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Referências adicionais:

Você conhece alguém que tenha tomado e recomendado a suplementação de picolinato de cromo? Quais foram os resultados desta pessoa? Você tomaria este suplemento? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.179 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

126 comentários

  1. Comprei o suplemento sem indicação medica. Tive câncer de mama e engordei 13 kilos com a quimio, agora estou louca pra emagrecer. E estou tomando anastrazol por 5 anos. Posso tomar sem ir ao médico?

  2. Minha amiga tomou e constatou a inibição para doces, uma vez que comia uma barra de chocolate por dia é vez ou outra um pacote de jujuba de uma vez, hoje ela não consegue tomar refrigerante, acha muito doce e sente enjoos de tomar ou comer qualquer coisa muito doce e nem tomou o vidro todo, por isso vou tomar também. Se Deus quiser vai funcionar!

  3. Pra mim não funcionou.

  4. Carlos Alberto Araújo

    Acabei de comprar e. Li. As reações. Do. Remédio. Melhora. Uma. Coisa. E. Piora. Outra

  5. Maria de Fátima Nunes Eymard

    Tem exatamente uma semana que estou tomando,a única coisa que aconteceu até agora foi um dor enorme, não sei se é no esôfago ou estômago,mas tá doendo muito. Foi receitado por nutricionista,mas vou ao gastro, porque o trem tá feio,o meu é esse picolinato e folha magra.

  6. Estou tomando o cromo junto da astaxantina. Recomendado por nutricionista, fiz a fórmula, junto da dieta proposta para reduzir a taxa de açúcar, já que meus exames apontaram pré diabetes. Por enquanto o que senti foi regularidade do intestino, coisa que eu não tinha. E realmente estou com menos vontade de comer doce. Até o chiclete não aguento mascar por muito tempo pois parece enjoar.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*