10 tipos de anabolizante natural mais usados

Especialista da área:
atualizado em 22/03/2022

Você sabe quais são os anabolizantes naturais mais usados? Esses suplementos são muito utilizados por praticantes de musculação e outras atividades físicas, para substituir os anabolizantes sintéticos.

Mas será que eles realmente ajudam a ganhar massa muscular e a queimar as gordurinhas extras?

  Continua Depois da Publicidade  

A seguir vamos conhecer melhor esses anabolizantes naturais, e descobrir quais os seus efeitos no organismo, além de entender a diferença entre eles e os esteroides anabólicos.

Veja também: Conheça esses 7 suplementos alimentares para emagrecer

O que é um anabolizante?

Os anabolizantes são substâncias, produzidas por indústrias farmacêuticas, que tem como objetivo estimular o ganho de massa muscular e a queima de gordura.

Entretanto, seu uso na medicina é bastante restrito, e está reservado para casos específicos de doenças que levam à perda de massa magra, além daquelas que causam deficiências de hormônios masculinos.

Mas, ainda assim, o uso de anabolizantes é grande entre pessoas que praticam atividades físicas, que desejam potencializar seus ganhos musculares, mesmo com os riscos para a saúde que esses produtos trazem.

  Continua Depois da Publicidade  

Esteroide anabólico  x  Anabolizante natural

Antes de entrarmos nos anabolizantes naturais, é importante entender as diferenças entre eles e os esteroides anabólicos:

O que é o esteroide anabólico?

Esse é o nome usado para classificar as formas sintéticas da testosterona, o hormônio masculino.

Normalmente eles são de uso ilegal para atletas, e podem prescrito apenas para tratar para alguns problemas de saúde, como os de doenças que resultam na perda da massa muscular, como AIDS e câncer.

Mas, ainda assim, alguns atletas, fisiculturistas e halterofilistas abusam dessa droga tentando melhorar a sua aparência física e performance, mesmo com o risco de efeitos colaterais graves, como:

  • Aumento da agressividade
  • Alterações de humor
  • Redução do tamanho dos testículos
  • Impotência
  • Problemas no fígado
  • Aparecimento de características masculinas, quando usados por mulheres. 

Além disso, apesar de não causarem o mesmo efeito psicológico que outras drogas causam, o uso de esteroides pode acabar viciando, de acordo com o Departamento de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

O que é o anabolizante natural?

Já os anabolizantes naturais são produzidos a partir de compostos naturais (vitaminas), e a sua função é semelhante à dos esteroides, que é a construção de músculos, queima de gordura e aumento da energia. 

  Continua Depois da Publicidade  

Eles são ricos em aminoácidos, ervas, minerais e vitaminas, que contribuem para a construção da massa muscular através do estímulo à produção natural de testosterona e do hormônio do crescimento. 

Assim, o objetivo é fazer o organismo da pessoa produzir mais daquele hormônio próprio, e não ingerir ou aplicar um hormônio sintético extra ao corpo.

Principais benefícios do anabolizante natural

Suplementos
Existem alguns tipos de anabolizante natural e diferentes benefícios para cada um

O uso dos anabolizantes naturais traz algumas vantagens com relação aos

  • Os anabolizantes naturais são ideais para quem quer aumentar os músculos, queimar gordura, ganhar força muscular e resistência sem ter os efeitos colaterais dos esteroides, embora os resultados possam demorar mais para aparecer.
  • A maioria dos anabolizantes naturais não possui substâncias que estimulam a masculinização, podendo ser consumidos também por mulheres.

É necessário frisar que, apesar do anabolizante natural promover o ganho de massa muscular, resistência, força muscular, e de ser mais saudável que os esteroides, é necessário sempre seguir uma dieta adequada e ter uma rotina de exercícios físicos voltados aos objetivos desejados.

Relacionamos alguns tipos de anabolizante natural que têm a venda livre permitida e que estão entre os mais usados mundo afora.

1. ZMA

Diversas pesquisas demonstraram que a combinação de ZMA, uma combinação de aspartato de monometionina de zinco, aspartato de magnésio e vitamina B6, é eficaz no aumento da produção natural de testosterona. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, ela potencializa os níveis anabólicos, gerando resistência, força e ganho de massa magra.

Além disso, este anabólico natural ajuda a melhorar com o relaxamento dos músculos durante o sono e a recuperação do tecido muscular no período pós-treino. 

2. Arginina + Ornitina

A combinação dos aminoácidos arginina e ornitina parece ser eficaz no estímulo da produção natural do hormônio do crescimento (HGH), e consequentemente impulsiona o ganho de massa muscular.

3. Tribulus Terrestris

Feito a partir de uma planta medicinal, este anabolizante natural aumenta os níveis de testosterona, ajuda no crescimento e tonificação dos músculos e aumento da força física.

4. Cromo Picolinato

O uso de cromo picolinato ajuda a melhorar o aproveitamento do hormônio insulina, aumentando assim a quantidade de energia disponível para os músculos.

Além disso, esse suplemento ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento da resistência à insulina, o que pode ser benéfico para pessoas com fatores de risco para diabetes tipo 2.

5. Extrato de Eurycoma Longifólia

O extrato dessa planta é usado para tratar uma série de problemas de saúde, como febre e infecções. Mas ele também pode aumentar a produção da testosterona naturalmente pelo organismo. 

Isso acontece porque, normalmente, quando o organismo atinge uma alta produção de testosterona, ele sinaliza à hipófise e ao hipotálamo para diminuírem a produção do hormônio. A Eurycoma Longifolia age então no bloqueio deste sinal, para que o organismo possa continuar a produzir mais testosterona.

6. Quelato de calcio D-aspártico

Outro ingrediente usado em fórmulas de anabolizante natural é o quelato de cálcio D-aspártico, que estimula a maior disponibilidade de testosterona em todo o organismo.

7. Coleus Forskholii

Pesquisas indicam que os extratos da planta indiana Coleus Forskholii estimulam a maior produção de hormônios como a testosterona no organismo.

Assim, esse extrato pode melhorar o desempenho em exercícios físicos, aumentando a queima de gordura e o ganho de massa magra.

8. Beta Sitosterol

Essa substância é encontrada em diversas plantas, e pode ser usada na medicina e na prática de exercícios substituindo o uso de esteroides. 

Isso se deve ao seu efeito no estímulo da produção natural de testosterona, que leva a uma melhor performance física.

9. N-Dimetilglicina

Esse é um aminoácido muito utilizado em fórmulas de anabolizantes naturais, e visa melhorar a utilização de oxigênio, aumentar a estamina e diminuir o acúmulo de ácido lático nos músculos.

Assim, o seu uso pode aumentar o ganho de massa muscular, quando acompanhado de um treino adequado e uma alimentação balanceada.

10. Fenugreek extract (extrato de Feno-Grego)

Alguns estudos sugerem que o extrato de feno-grego tem um efeito anti-estrogênico e anabólico. Por este motivo, a erva parece provocar um aumento na disponibilidade de testosterona no organismo.

Dicas e cuidados

Suplemento
Mesmo os anabolizantes naturais requerem alguns cuidados no consumo

O uso de qualquer esteroide anabolizante sintético pode trazer sérios efeitos colaterais para o corpo humano. Por isso, o uso desses produtos deve sempre ser orientado por um médico, quando existe indicação para tal. 

E, mesmo quando falamos de anabolizantes naturais, é importante respeitar sempre a dosagem diária recomendada, para evitar o aparecimento de efeitos colaterais. 

Além disso, é importante procurar a orientação de um médico e de um nutricionista, para descobrir quais os suplementos e o tipo de dieta mais indicados para o seu caso.

Vídeo

Fontes e referências adicionais

O que você acha dos anabolizantes naturais? Já experimentou ou pretende usar um deles agora? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (440 votos, média 3,91)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário

1 comentário em “10 tipos de anabolizante natural mais usados”

  1. Boa tarde nunca usei nenhum tipo de anabolizantes,porém tenho pesquisado muito sobre anabolizantes natural e achei muito interessante agora estou confuso se funciona de verdade ou é só propaganda.

    Responder