Pele

13 benefícios do óleo de rícino para pele – Como usar e dicas

Publicado por
Marcela Gottschald

O óleo de rícino é um produto muito conhecido no Brasil, e é usado há centenas de anos como um poderoso tratamento natural para a pele e outras partes do corpo.

Trata-se de um óleo bastante versátil, podendo ser usado no couro cabeludo para prevenir e tratar a queda de cabelo e na pele para tratar uma série de condições, além de ser amplamente usado na indústria.

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse produto, além de entender as suas propriedades medicinais e conhecer algumas dicas de uso.

O que é o óleo de rícino?

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é um derivado das sementes da planta de Ricinus communis, cultivada principalmente na Índia, África e América do Sul. 

Ele é produzido a partir da prensagem das sementes e não é considerado um óleo comestível. Na aparência, é um líquido translúcido e muito utilizado como ingrediente em cosméticos, sendo considerado uma importante matéria-prima de base biológica para sabonetes, óleos de massagem e até mesmo medicamentos.

continua depois da publicidade

Por isso, muitos estudos já foram realizados com esse material, que demonstraram inúmeros benefícios do óleo de rícino para a pele.

Benefícios do óleo de rícino para pele

O óleo de rícino contém uma substância chamada ácido ricinoleico, que é um ácido graxo ômega-9 insaturado. Este elemento em particular é frequentemente apontado como a principal razão pela qual este óleo tem tantos benefícios para a saúde da pele.

Vamos então conhecer suas vantagens:

1. Prevenção de rugas

Os radicais livres são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento e o aparecimento de sinais de expressão e rugas antes do esperado. 

continua depois da publicidade

Assim, o óleo de rícino ajuda a prevenir esse processo, pois é composto por antioxidantes que combatem os efeitos do estresse oxidativo na pele, possibilitando uma aparência jovem por mais tempo. 

Além disso, quando aplicado de forma tópica, ele penetra profundamente e estimula a produção de colágeno e elastina, ajudando a manter a firmeza e a elasticidade da pele, além de promover a hidratação.

2. Combate à acne

As bactérias do seu rosto podem entupir os poros e causar a acne, que é uma irritação cutânea comum que pode incluir lesões leves ou graves. 

Por isso, quem tem predisposição a acne costuma fugir da maioria dos óleos, pois eles tendem a obstruir os poros e agravar o problema. Mas na verdade há benefícios do óleo de rícino para pele nesse sentido, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e sua concentração de ácido ricinoleico, que penetra nas camadas da pele e combate as bactérias causadoras da acne.

Veja também: Como tratar e prevenir as cicatrizes deixadas pela acne

continua depois da publicidade

3. Redução do inchaço facial

Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo de rícino pode ajudar a reduzir as bolsas embaixo dos olhos e também o tamanho das espinhas inflamadas.

Assim, o uso regular do óleo na pele ajuda a acabar com a sensação de inchaço no rosto, uma vez que ele atua diretamente nos fatores que causaram o problema.

4. Hidratação da pele

O óleo de rícino tem um alto poder de hidratação, uma vez que penetra profundamente na pele e retém a umidade, levando a uma aparência mais brilhante e saudável.

5. Calmante para queimaduras solares

Outro benefício do óleo de rícino é a sua capacidade de aliviar as dores causadas por queimaduras solares. Isso é possível devido às suas propriedades anti-inflamatórias, além do seu alto poder de hidratação que ajuda a reduzir o processo de descamação.

6. Hidratante para lábios secos

É muito comum encontrar o óleo de rícino na composição de batons, mas se o objetivo é hidratar, você pode utilizá-lo diretamente nos lábios. 

continua depois da publicidade

E, caso o sabor não seja agradável, você pode misturar com o óleo de coco, por exemplo, que é mais palatável.

7. Ajuda a reduzir cicatrizes

Esse é mais um dos benefícios do óleo de rícino para pele, uma vez que ele é rico em ácidos graxos que penetram profundamente na pele e estimulam o crescimento de tecidos saudáveis ao redor das cicatrizes, além da produção de colágeno.

Entretanto, a melhora não será visível da noite para o dia, pois o óleo funciona lentamente e é necessário regularidade no seu uso para ver os resultados.

8. Previne e trata as estrias durante a gravidez

As estrias são o resultado do estiramento da pele em um curto espaço de tempo, que é o que ocorre durante a gravidez. 

Por isso, o uso do óleo contribui para a elasticidade da pele, principalmente se for usado durante os meses finais da gravidez, evitando o aparecimento de estrias.

Além disso, ele também ajuda no tratamento daquelas que já apareceram, clareando as estrias vermelhas e deixando as brancas menos aparentes.

9. Reduz a pigmentação da pele

O óleo de rícino é muito potente para clarear manchas e marcas da pele, e a sua eficácia é reconhecida inclusive por médicos dermatologistas. 

10. Ajuda a desinfetar cortes e arranhões.

As suas propriedades antimicrobianas fazem do óleo de rícino um excelente desinfetante para cortes e arranhões na pele.

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a aliviar a dor e o desconforto, além de estimular o crescimento de um novo tecido na região machucada.

11. Ajuda a prevenir e tratar assaduras

As assaduras são causadas pela irritação decorrente do atrito da pele com ela mesma, com roupas e outros materiais, e costumam aparecer nas coxas, virilha, axilas, barriga e até nos mamilos. 

Assim, os benefícios do óleo de rícino para pele no tratamento de assaduras ocorrem devido às suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, além do fato de ele criar uma fina barreira protetora.

12. Limpeza

Os triglicerídeos encontrados no óleo são úteis para remover a sujeira do dia a dia, principalmente porque eles penetram fundo nas camadas da pele.

Então, você pode passar o óleo na pele com um algodão, e em seguida removê-lo com a ajuda de um sabonete neutro.

13. Tratar erupções cutâneas e irritação

As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas do óleo de rícino o tornam ideal para o tratamento de erupções cutâneas, coceiras e picadas de insetos.

Como usar?

A consistência natural do óleo de rícino costuma ser “grossa” e seu uso de forma pura não é indicado para a pele. 

Por isso, o recomendado é misturá-lo a um óleo transportador, como o de coco, amêndoa e até o azeite. E, para garantir uma hidratação extra, a manteiga de karité é uma boa opção.

Por fim, os especialistas recomendam que a mistura contenha uma proporção de 50/50, ou seja, quantidades iguais para ambos os óleos.

Dicas para usar o óleo de rícino em diferentes situações

  • Hidratação da pele: Aplique o óleo na pele e massageie por alguns minutos para que ela o absorva. Depois, utilize uma toalha úmida com água morna, aplique suavemente no local e retire. Por fim, lave com água fria e aplique um protetor solar.
  • Inflamações: Para as inflamações, a aplicação deve ser feita diretamente na área da pele afetada com a ajuda de um algodão, deixando agir por uma hora e depois lavando com água corrente.
  • Acne: Para casos de acne, a recomendação é iniciar o tratamento pela limpeza do rosto com água morna para abrir seus poros. Depois, é só massagear o rosto com o óleo, fazendo movimentos circulares e deixar o óleo agir durante a noite, lavando na manhã seguinte com água fria.
  • Hidratação labial: Nesse caso, você pode aplicar o óleo de rícino antes de dormir, ou fazer isso no primeiro horário da manhã.
  • Assaduras: Lave e seque muito bem o local e faça a hidratação como óleo de rícino, deixando agir sobre a pele por algumas horas.
  • Inchaço na área dos olhos: Aplique suavemente 2 gotas de óleo de rícino misturado com mais algumas gotas de um óleo de sua preferência sob seus olhos. Faça isso todas as noites antes de dormir.
  • Manchas: Aplique algumas gotas do óleo de rícino na área afetada com um cotonete limpo e deixe na pele até ela absorver, e deixe agir durante a noite.
  • Queimadura solar: Aplique o óleo de rícino misturado com óleo de coco na área afetada por 3 vezes ao dia. Para um melhor resultado aplique a noite e lave na manhã seguinte.
  • Cicatrizes e erupções na pele: Limpe a área afetada, preferencialmente com água morna para abrir os poros e aplique algumas gotas de óleo de rícino, massageando por alguns minutos. Repita duas vezes por dia. Você pode também envolver a área com uma compressa morna por cerca de 20 minutos.

Tipos de óleo de rícino

O óleo de rícino pode ser encontrado de diferentes formas em lojas especializadas e sites da internet. São eles:

Óleo de mamona preto jamaicano

Para produzir o óleo preto da Jamaica, as sementes são primeiramente assadas. Isso dá ao óleo sua cor escura e cheiro de queimado.

Além disso, o óleo preto jamaicano possui maior componente purificador devido ao aumento do seu pH, resultante da torrefação das sementes de mamona, o que o torna mais apropriado para reduzir a acne, por exemplo.

Óleo de mamona prensado a frio

O óleo de mamona prensado a frio é feito pressionando sementes de mamona orgânicas sem calor envolvido. Sua consistência é amarelada e sua textura mais espessa, além do menor risco de degradar as propriedades curativas naturais do óleo.

E, pelo processo mais simples de produção, ele normalmente é mais barato do que o óleo negro da Jamaica, e é mais conhecido por suas propriedades calmantes para o cuidado da pele.

Possíveis efeitos colaterais do óleo de rícino na pele

O óleo de rícino é considerado um produto seguro e eficaz, mas existe a possibilidade de ocorrência de alguns efeitos colaterais, e por isso ele deve ser usado com cautela.

Geralmente, o óleo não causa alergias e sensibilidades cutâneas, de acordo com testes clínicos em humanos, mas é importante sempre testar o produto em uma pequena área da pele antes de usar pela primeira vez.

Assim, caso ocorra alguma irritação, lave a pele imediatamente e procure um médico, para entender se foi um caso de alergia ou alguma reação diferente com a sua pele.

Além disso, na hora de comprar o óleo de rícino, sempre que possível opte por aqueles que são puros e livres de solventes, para evitar reações com essas substâncias.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do óleo de rícino para pele? Já experimentou usar esse produto para alguma das finalidades listadas acima? Comente abaixo!

4.2 de 5 (79 Votes)
Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Estou usando devido a queda de cabelo, e tenho visto resultado,mais hidratado, amenizou a queda e o melhor de tudo tenho tendência de espinhas na testa e o óleo de rícino diminuiu drasticamente 🥰🥰 as espinhas (acne)

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Obrigada por esclarecer,eu não sabia dos benefícios desse óleo,conheço des de criança .

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu usei óleo de rícino,nas rachaduras do calcanhar, passei e coloquei uma meia durante a noite. Em poucos dias meu pé estava sem as rachaduras e idratados. Ótimo super recomendo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Estou fazendo uso em várias áreas do corpo...há poucos meses e vejo um ótimo resultado...principalmente cabelo e sobrancelhas. Cresceram!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Obrigada pela informação. Vou fazer mais uso doa azeite de mamona. Vou me massagear geral com ele é tomar um pouco de sol.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Uso para melasma e já estou vendo os resultados???

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Funcionou? Para tirar as manchinhas na pele?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Gostei muito dos efeitos positivos que tem o óleo de rícino, tou a mais de 20 anos que sofro com estrias adquirida na gravidez e com estas orientações, espero que me deia resultados positivos para eu testemunhar este artigo em outras mulheres que também sofrem como eu.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Muito bom saber que serve para muita variedade de tratamento vou usar com mais frequência. Gostei muito das informações.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Obrigada pelas dicas sao valiosissimas

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Eu sempre uso no rosto com hipoglos..recomendo muito bom pra hidratar e evitar rugas..eu uso a noite só lavo o rosto cadê dia...

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Quando criança minha mãe fazia e passava em mi e meus irmãos, usava pra cura feridas

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Apareceram algumas verrugas em baixo do braço meu neto,usei o óleo ricino com o contonete por alguns dias e simplesmente desapareceram todas,ñ vivo mais sem ele.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
Publicado por
Marcela Gottschald