Olheira

Como Evitar Olheiras e Bolsas Naturalmente? E Como Tratar?

As olheiras e bolsas embaixo dos olhos são reclamações constantes, principalmente de mulheres. Embora ter olheiras e bolsas não seja motivo de alarme ou uma preocupação médica, a presença de ambas trazem um aspecto mais envelhecido, e por esse motivo é comum que as pessoas que sofrem com elas queiram eliminar ou ao menos diminuir sua aparência.

Vamos abordar como evitar olheiras e bolsas naturalmente e como tratar essas condições, além de entender como elas surgem e quais as suas diferenças.

Olheiras e bolsas

As olheiras e bolsas têm características diferentes e não necessariamente aparecem juntas. Ambas são comuns em homens e mulheres, mas alguns fatores podem contribuir. Vamos entender melhor cada uma dessas condições.

1. Olheiras

As olheiras são caracterizadas por círculos escuros, geralmente na parte inferior dos olhos. Elas podem atingir pessoas de todas as idades, mas são mais comuns em idosos, pessoas que têm uma predisposição genética para esta condição como a hiperpigmentação periorbital e pessoas com tons de pele mais escuros.

O surgimento das olheiras pode ser provocado por vários motivos e independente de qual for, não é uma preocupação médica.

2. Bolsas

O inchaço sob os olhos é mais conhecido como bolsa. Assim como as olheiras, existem vários motivos que provocam essa condição, mas geralmente os tecidos da pele ao redor dos olhos e das pálpebras se enfraquecem e caem, fazendo com que o fluido se acumule sob os olhos, o que cria uma aparência inchada.

Veja abaixo os principais motivos que causam o aparecimento das olheiras e das bolsas.

  • Sono: Ele é um dos principais motivos para o aparecimento de bolsas nos olhos e olheiras. Ficar acordado além do tempo normal pode causar olheiras porque a privação do sono pode fazer com que a pele fique sem brilho e pálida, permitindo que tecidos escuros e vasos sanguíneos sob sua pele apareçam. A falta de sono também pode fazer com que o líquido se acumule sob os olhos, fazendo com que eles pareçam inchados. Como resultado, as olheiras que você vê podem ser sombras projetadas por suas pálpebras inchadas.
  • Idade: O aparecimento de olheiras e bolsas faz parte do processo natural de envelhecimento. À medida que envelhecemos, a gordura sob a superfície da pele começa a cair e formar as bolsas sob os olhos. Além disso, os ligamentos e músculos que seguram a gordura juntos no rosto começam a enfraquecer e essa condição torna as bolsas dos olhos mais visíveis.
    Outro impacto do envelhecimento é a pele mais fina. A perda de gordura e do colágeno necessários para manter a elasticidade da pele provoca o surgimento de vasos sanguíneos escuros sob a pele, fazendo com que a área abaixo dos olhos se torne mais escura.
  • Hábitos: Existe uma relação entre os hábitos de vida pouco saudável e o aparecimento de bolsas e olheiras. Alguns alimentos e hábitos podem produzir um efeito potencializador sobre ambas, provocando o surgimento e também aumento a aparência, quando elas já existem.
    Por exemplo, note que a ingestão de alimentos salgados antes de dormir pode fazer você acordar com bolsas embaixo dos olhos. O sal provoca desidratação e, portanto, seu corpo naturalmente se agarra ao excesso de líquido para evitar mais desidratação. Esse excesso de líquido se acumula dentro da pele sob os olhos e forma as bolsas.
  • Maquiagem: Dormir com a maquiagem não é uma boa escolha. Remover a maquiagem adequadamente antes de ir dormir ajudará muito a reduzir o risco de bolsas nos olhos. Além disso, dormir maquiada pode provocar irritação da pele ao redor da área dos olhos, e o processo de envelhecimento da sua pele será acelerado, causado o aparecimento de rugas e olheiras.
  • Fumar: Mais um hábito prejudicial para a saúde e pele é o de fumar. As substâncias nocivas do tabaco matam células saudáveis ​​e quebram a produção de colágeno. Isso acelera o processo de envelhecimento e a aparência de rugas e linhas. Além disso, fumar também pode acentuar as bolsas embaixo dos olhos devido ao contato constante com a fumaça, pois o corpo retém água nessa área para evitar que a pele fique ainda mais desidratada. Isso acaba levando ao aparecimento de bolsas para os olhos.
  • Alergias: Reações alérgicas e secura ocular podem desencadear olheiras, pois quando isso acontece o corpo libera histamina como resposta a bactérias nocivas. Essa condição provoca coceira, vermelhidão e olhos inchados. Também pode aumentar a vontade de esfregar e coçar a pele irritada ao redor dos olhos. Essas ações podem piorar os sintomas, causando inflamação, inchaço e ruptura dos vasos sanguíneos. Isso pode resultar em sombras escuras sob seus olhos. Outra questão é que, quando as alergias inflamam, pode provocar um inchaço, causando as bolsas.
  • Genética: O histórico familiar tem uma grande contribuição com o surgimento de olheiras e bolsas. Elas podem aparecer ainda na infância e piorar à medida que envelhecemos.
  • Sol: O excesso de exposição ao sol faz com que o corpo produza muita melanina, o que pode provocar o escurecimento da região embaixo dos olhos, formando as olheiras.

Como evitar olheiras e bolsas naturalmente?

– Mantenha-se hidratado

Como vimos, a desidratação pode formar as bolsas e olheiras, por isso aumentar a ingestão de água irá ajudar a prevenir seu aparecimento. A recomendação é que os homens bebam cerca de 13 xícaras de líquidos por dia e mulheres 9 xícaras. Além da água, outros líquidos como chá descafeinado de ervas quentes ou frias podem ajudar.

– Use protetor solar

O protetor solar deve se tornar um hábito na sua rotina e ele deve ser usado independente do sol. O resultado pode ajudar a prevenir e até tratar as bolsas sob os olhos e as olheiras. Escolha uma versão específica para o rosto e com FPS 30 ou superior.

– Retire toda a maquiagem antes de dormir

Melhorar a limpeza da pele e retirar completamente a maquiagem antes de dormir pode ajudá-la a evitar as bolsas sob os olhos. Em particular, é importante lavar o rosto antes de dormir todas as noites. Quando você dorme com maquiagem, você está expondo sua pele aos radicais livres. Isso tem o potencial de criar o chamado estresse oxidativo, que pode envelhecer prematuramente sua pele.

– Eleve a cabeça enquanto dorme

Procure usar dois ou mais travesseiros para elevar a cabeça enquanto dorme. Isso ajuda a evitar o acúmulo de líquido nas pálpebras inferiores, que cria inchaço enquanto você dorme.

– Durma por pelo menos oito horas:

Se a falta de sono provoca o surgimento de ambas, investir em uma boa noite de sono é uma das dicas mais importantes de como evitar olheiras e bolsas naturalmente. A maioria dos adultos deve ter entre sete e oito horas de sono por noite. Se tiver dificuldade, tente algumas técnicas:

  • Criar um horário de sono ou uma hora de dormir e acordar regularmente.
  • Evite bebidas e alimentos com cafeína 6 a 12 horas antes de dormir.
  • Evite bebidas alcoólicas na hora de dormir.
  • Termine todas as refeições e lanches duas horas antes de dormir.
  • Termine todo o exercício extenuante algumas horas antes de dormir.
  • Desligue televisões, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos uma hora antes de dormir.

– Coma mais alimentos ricos em colágeno

O envelhecimento provoca uma queda dos músculos e tecidos que sustentam as pálpebras, então aumentar a ingestão de vitamina C pode ajudar seu corpo a absorver mais ácido hialurônico. Alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos também podem ajudar o corpo a produzir colágeno, aumentando os níveis de ácido hialurônico, criando uma pele mais saudável. Invista em laranjas, pimentas vermelhas, couve, couve de bruxelas, brócolis e morangos.

Além disso, manter uma dieta pobre em sal, diminuir o álcool e cortar o cigarro são medidas importantes para quem busca como evitar olheiras e bolsas naturalmente.

Como tratar olheiras e bolsas?

Tratamentos caseiros

Os tratamentos caseiros podem ser feitos em casa com o auxílio de alguns produtos ou equipamentos.

– Chá

O chá pode ter benefícios quando aplicado na pele. As versões com cafeína podem ajudar a tratar as olheiras e bolsas porque contêm poderosos antioxidantes que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo na pele. Entre os chás que contêm cafeína, o chá verde também oferece potenciais efeitos anti-inflamatórios, que foram evidenciados através de estudos.

Para aplicar o chá ao redor dos olhos, basta preparar dois saquinhos de chás, colocando em um recipiente com pouca água pelo tempo de 3 a 5 minutos. Depois disso, leve para a geladeira e deixe lá por aproximadamente 20 minutos. Antes de aplicar nos olhos, esprema o líquido extra e coloque na área sob os olhos, deixando por 15 a 30 minutos.

– Compressa fria

Aliviar bolsas e olheiras é possível com a aplicação de uma compressa fria. Isso é possível porque a aplicação de frio na área pode ajudar os vasos sanguíneos a se contraírem rapidamente, causando um alívio temporário.

Existem vários métodos para realizar essa compressa e geralmente todos eles são fáceis e acessíveis. Você pode usar uma colher de chá depois de deixá-la gelando por um tempo, pepino fresco gelado, toalha molhada com água gelada ou saquinhos de alimentos congelados. Tome apenas o cuidado de usar um pano macio entre a compressa e seus olhos. Apenas alguns minutos já são o suficiente para perceber os resultados.

– Limpe os seios da face

Uma técnica originada na Índia na medicina ayurvédica pode ajudar a limpar os seios da face. Para fazer isso, será necessário um pequeno bule de chá que pode ser encontrado na maioria das lojas de produtos naturais ou online, mas algumas pessoas também utilizam uma seringa grande. Esse acessório será usado para lavar o nariz e para isso será usado soro fisiológico.

Essa técnica pode ajudar a liberar toda aquela umidade extra em seus seios de alergias sazonais, resfriados ou infecções. Isso pode ajudar a remover as bolsas sob os olhos e as olheiras.

Para usar, você precisará encher o recipiente que escolher com o soro fisiológico. Incline a cabeça para o lado sobre a pia. Coloque o bico na narina superior e derrame a solução. O líquido deve sair pela outra narina. Repita este processo com a cabeça inclinada para o outro lado.

– Use um creme com retinol

Os cremes com retinol podem ajudar a tratar as olheiras e bolsas. Ele também é eficaz para acne, psoríase e envelhecimento. Esse ingrediente está associado à vitamina A e vem em forma de creme, gel ou líquido. Ele geralmente é aplicado à pele uma vez por dia, cerca de meia hora depois de lavar o rosto.

Seu uso é eficaz porque esse ingrediente pode melhorar a deficiência de colágeno na pele, o que contribui com o tratamento de bolsas e olheiras.

– Use produtos clareadores

Cremes contendo hidroquinona interferem na produção de melanina na pele. Isso pode ajudar a reduzir a aparência de bolsas escuras ou olheiras. A maioria dos produtos sem prescrição costuma conter 2% de hidroquinona, mas se quiser obter maiores concentrações, você pode procurar o auxilio de um dermatologista. Siga corretamente as recomendações para aplicação.

Tratamentos médicos

Os tratamentos médicos podem trazer um resultado mais rápido e eficaz. Alguns dos métodos mais comuns incluem:

  • Peelings químicos para reduzir a pigmentação das olheiras.
  • Cirurgia a laser para ressurgir a pele e melhorar o endurecimento da pele.
  • Tatuagens médicas para injetar pigmento em áreas da pele.
  • Preenchedores de tecido para esconder vasos sanguíneos e melanina que estão causando descoloração da pele abaixo de seus olhos.
  • Remoção de gordura para remover o excesso de gordura e pele, revelando uma superfície mais lisa e uniforme livre de bolsas.
  • Implantes cirúrgicos de produtos gordurosos ou sintéticos.

Para quem procura como evitar olheiras e bolsas naturalmente, saiba que isso só é possível através da mudança de hábitos nocivos, alimentação e cuidados na rotina de beleza – e ainda assim elas podem aparecer. Se elas já existem, os tratamentos listados podem ajudar a diminuir a sua aparência.

As olheiras e bolsas não são graves e geralmente não requerem preocupação, mas se elas te incomodam e mexem com a autoestima, pode ser interessante procurar como tratar e usar esses produtos para ajudar a diminuir o aspecto e a sua aparência.

Converse com um profissional especializado, ele será capaz de analisar o seu caso e recomendar o tratamento mais adequado.

Referências adicionais:               

Você procura como evitar olheiras e bolsas naturalmente porque essas condições incomodam muito e atrapalham a sua autoestima? Que tratamentos já experimentou? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*