Como tratar e prevenir as cicatrizes deixadas pela acne

Especialista:
atualizado em 30/11/2020

Conhecida antigamente por ser um símbolo de crescimento e adolescência, a acne é um problema extremamente comum. No entanto, muitas vezes ela pode deixar marcas e criar problemas mais graves na pele.

Por isso, se você sofre com as cicatrizes e as marcas deixadas pelas espinhas, saiba que você não está sozinho. A boa notícia é que com um tratamento especializado e com algumas atitudes, você consegue amenizar ou até mesmo se livrar do problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, descubra como se livrar das marquinhas incomodas deixadas pelas espinhas. Da mesma forma, saiba, como manter sua pele bem cuidada para evitar este problema!

Entenda como a acne funciona e fique longe das marcas

Antes de descobrir como se livrar das marcas causadas pela acne, você precisa entender o que é esta condição e como ela funciona. 

A acne nada mais é do que uma doença de pele. Ela caracteriza-se por um bloqueio dos poros na pele. Como resultado, ocorre um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos.

Isso significa que a espinha ocorre, fundamentalmente, da interação entre as células mortas e a substância oleosa natural da sua pele, mais conhecida como sebo, além das bactérias ali existentes. Consequentemente, esta interação acaba bloqueando os poros e leva à inflamação.

Acne pode ocorrer por diversos fatores

Os especialistas ainda estão estudando as causas da acne. Apesar disso, os dermatologistas acreditam que ela pode ocorrer por diversos fatores, como distúrbios hormonais, genética e histórico familiar.

Do mesmo modo, outras condições podem acentuar o problema ou fazer com que ele apareça. O uso de determinados medicamentos como lítio, esteroides, anticonvulsivantes, corticoides e vitaminas do complexo B pode desencadear a acne.

Além disso, a exposição excessiva ao sol ajuda no aparecimento de espinhas. Ao mesmo tempo, o uso de itens que fechem as áreas afetadas como testa e costas também pode piorar a situação.

Ansiedade, cosméticos à base de óleo, tensão pré-menstrual e o uso do tabaco são ainda outros fatores que podem desencadear um aparecimento de espinhas.

  Continua Depois da Publicidade  

O tratamento varia de acordo com a gravidade, alertam os especialistas

Antes de mais nada, é importante procurar ajuda médica e tratamento o mais rápido possível. Muita gente acaba deixando de lado o problema, acreditando que ele irá se resolver com o tempo.

Isto é um erro, já que as acnes, quando não tratadas, podem acabar deixando marcas e continuar aparecendo.

Sendo assim, é essencial que o paciente entenda que o tratamento pode ocorrer de diversas maneiras e dependerá de cada caso.

Primeiramente, de acordo com os especialistas, é necessário verificar se há lesões não inflamatórias. Quando o caso de acne é leve, o tratamento pode ser apenas local, com inúmeros produtos existentes no mercado, isolados ou combinados.

Já quando o caso é mais leve ou não ocorre melhora, o dermatologista pode indicar alguns antibióticos específicos. Há, ainda, a possibilidade de tratamento com anticoncepcionais, no caso das mulheres.

Da mesma forma, a limpeza de pele, com a supervisão de um especialista, em alguns casos será um ótimo complemento para o tratamento.

Conheça alguns tratamentos para marcas de acne

Assim como as acnes, as marcas e as cicatrizes deixadas pelas espinhas também podem ser tratadas de diferentes maneiras. Tudo dependerá do seu caso.

Você pode, por exemplo, tratar com cremes e remédios para passar no rosto. Há ainda, para os casos mais graves, a opção de dermoabrasão ou microdermoabrasão.

  Continua Depois da Publicidade  

acne

Igualmente útil para as marcas e cicatrizes da acne, o Peeling com ácidos é uma boa saída. 

Apesar das diversas possibilidades de tratamento, é essencial que você consulte seu dermatologista. Apenas desta maneira você conseguirá um resultado esperado e, principalmente, manter sua pele saudável.

Dicas para manter sua pele longe da acne

Manter uma rotina de cuidado da pele é primordial. Não apenas para evitar a acne, mas para manter seu corpo inteiro saudável. Alguns cuidados inteligentes com sua pele são:

  1. Usar filtro solar no rosto diariamente;
  2. Hidratar a pele do corpo sempre após o banho;
  3. Conhecer qual é o seu tipo de pele;
  4. Beber água regularmente;
  5. Nunca dormir de maquiagem;
  6. Respeitar o tempo e a frequência do uso dos produtos;
  7. Ter cuidado com máscaras caseiras.

Cuidando da sua pele, você cuida de todo o seu corpo.

E você? Possui alguma rotina de skincare? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário