13 benefícios do óleo de rícino para pele – Como usar e dicas

Especialista da área:
atualizado em 13/01/2022

O óleo de rícino é um produto muito conhecido no Brasil, e é usado há centenas de anos como um poderoso tratamento natural para a pele e outras partes do corpo.

Trata-se de um óleo bastante versátil, podendo ser usado no couro cabeludo para prevenir e tratar a queda de cabelo e na pele para tratar uma série de condições, além de ser amplamente usado na indústria.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor esse produto, além de entender as suas propriedades medicinais e conhecer algumas dicas de uso.

O que é o óleo de rícino?

óleo de rícino mamona

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é um derivado das sementes da planta de Ricinus communis, cultivada principalmente na Índia, África e América do Sul. 

Ele é produzido a partir da prensagem das sementes e não é considerado um óleo comestível. Na aparência, é um líquido translúcido e muito utilizado como ingrediente em cosméticos, sendo considerado uma importante matéria-prima de base biológica para sabonetes, óleos de massagem e até mesmo medicamentos.

Por isso, muitos estudos já foram realizados com esse material, que demonstraram inúmeros benefícios do óleo de rícino para a pele.

Benefícios do óleo de rícino para pele

O óleo de rícino contém uma substância chamada ácido ricinoleico, que é um ácido graxo ômega-9 insaturado. Este elemento em particular é frequentemente apontado como a principal razão pela qual este óleo tem tantos benefícios para a saúde da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos então conhecer suas vantagens:

1. Prevenção de rugas

Os radicais livres são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento e o aparecimento de sinais de expressão e rugas antes do esperado. 

Assim, o óleo de rícino ajuda a prevenir esse processo, pois é composto por antioxidantes que combatem os efeitos do estresse oxidativo na pele, possibilitando uma aparência jovem por mais tempo. 

Além disso, quando aplicado de forma tópica, ele penetra profundamente e estimula a produção de colágeno e elastina, ajudando a manter a firmeza e a elasticidade da pele, além de promover a hidratação.

2. Combate à acne

As bactérias do seu rosto podem entupir os poros e causar a acne, que é uma irritação cutânea comum que pode incluir lesões leves ou graves. 

Por isso, quem tem predisposição a acne costuma fugir da maioria dos óleos, pois eles tendem a obstruir os poros e agravar o problema. Mas na verdade há benefícios do óleo de rícino para pele nesse sentido, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e sua concentração de ácido ricinoleico, que penetra nas camadas da pele e combate as bactérias causadoras da acne.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Como tratar e prevenir as cicatrizes deixadas pela acne

Acne em rosto de mulher

3. Redução do inchaço facial

Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo de rícino pode ajudar a reduzir as bolsas embaixo dos olhos e também o tamanho das espinhas inflamadas.

Assim, o uso regular do óleo na pele ajuda a acabar com a sensação de inchaço no rosto, uma vez que ele atua diretamente nos fatores que causaram o problema.

4. Hidratação da pele

O óleo de rícino tem um alto poder de hidratação, uma vez que penetra profundamente na pele e retém a umidade, levando a uma aparência mais brilhante e saudável.

5. Calmante para queimaduras solares

Outro benefício do óleo de rícino é a sua capacidade de aliviar as dores causadas por queimaduras solares. Isso é possível devido às suas propriedades anti-inflamatórias, além do seu alto poder de hidratação que ajuda a reduzir o processo de descamação.

6. Hidratante para lábios secos

É muito comum encontrar o óleo de rícino na composição de batons, mas se o objetivo é hidratar, você pode utilizá-lo diretamente nos lábios. 

  Continua Depois da Publicidade  

E, caso o sabor não seja agradável, você pode misturar com o óleo de coco, por exemplo, que é mais palatável.

7. Ajuda a reduzir cicatrizes

Esse é mais um dos benefícios do óleo de rícino para pele, uma vez que ele é rico em ácidos graxos que penetram profundamente na pele e estimulam o crescimento de tecidos saudáveis ao redor das cicatrizes, além da produção de colágeno.

Entretanto, a melhora não será visível da noite para o dia, pois o óleo funciona lentamente e é necessário regularidade no seu uso para ver os resultados.

8. Previne e trata as estrias durante a gravidez

As estrias são o resultado do estiramento da pele em um curto espaço de tempo, que é o que ocorre durante a gravidez. 

Por isso, o uso do óleo contribui para a elasticidade da pele, principalmente se for usado durante os meses finais da gravidez, evitando o aparecimento de estrias.

Além disso, ele também ajuda no tratamento daquelas que já apareceram, clareando as estrias vermelhas e deixando as brancas menos aparentes.

Estrias na barriga

9. Reduz a pigmentação da pele

O óleo de rícino é muito potente para clarear manchas e marcas da pele, e a sua eficácia é reconhecida inclusive por médicos dermatologistas. 

10. Ajuda a desinfetar cortes e arranhões.

As suas propriedades antimicrobianas fazem do óleo de rícino um excelente desinfetante para cortes e arranhões na pele.

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a aliviar a dor e o desconforto, além de estimular o crescimento de um novo tecido na região machucada.

11. Ajuda a prevenir e tratar assaduras

As assaduras são causadas pela irritação decorrente do atrito da pele com ela mesma, com roupas e outros materiais, e costumam aparecer nas coxas, virilha, axilas, barriga e até nos mamilos. 

Assim, os benefícios do óleo de rícino para pele no tratamento de assaduras ocorrem devido às suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, além do fato de ele criar uma fina barreira protetora.

12. Limpeza

Os triglicerídeos encontrados no óleo são úteis para remover a sujeira do dia a dia, principalmente porque eles penetram fundo nas camadas da pele.

Então, você pode passar o óleo na pele com um algodão, e em seguida removê-lo com a ajuda de um sabonete neutro.

13. Tratar erupções cutâneas e irritação

As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas do óleo de rícino o tornam ideal para o tratamento de erupções cutâneas, coceiras e picadas de insetos.

Como usar?

A consistência natural do óleo de rícino costuma ser “grossa” e seu uso de forma pura não é indicado para a pele. 

Por isso, o recomendado é misturá-lo a um óleo transportador, como o de coco, amêndoa e até o azeite. E, para garantir uma hidratação extra, a manteiga de karité é uma boa opção.

Por fim, os especialistas recomendam que a mistura contenha uma proporção de 50/50, ou seja, quantidades iguais para ambos os óleos.

óleo no cabelo

Dicas para usar o óleo de rícino em diferentes situações

  • Hidratação da pele: Aplique o óleo na pele e massageie por alguns minutos para que ela o absorva. Depois, utilize uma toalha úmida com água morna, aplique suavemente no local e retire. Por fim, lave com água fria e aplique um protetor solar.
  • Inflamações: Para as inflamações, a aplicação deve ser feita diretamente na área da pele afetada com a ajuda de um algodão, deixando agir por uma hora e depois lavando com água corrente.
  • Acne: Para casos de acne, a recomendação é iniciar o tratamento pela limpeza do rosto com água morna para abrir seus poros. Depois, é só massagear o rosto com o óleo, fazendo movimentos circulares e deixar o óleo agir durante a noite, lavando na manhã seguinte com água fria.
  • Hidratação labial: Nesse caso, você pode aplicar o óleo de rícino antes de dormir, ou fazer isso no primeiro horário da manhã.
  • Assaduras: Lave e seque muito bem o local e faça a hidratação como óleo de rícino, deixando agir sobre a pele por algumas horas.
  • Inchaço na área dos olhos: Aplique suavemente 2 gotas de óleo de rícino misturado com mais algumas gotas de um óleo de sua preferência sob seus olhos. Faça isso todas as noites antes de dormir.
  • Manchas: Aplique algumas gotas do óleo de rícino na área afetada com um cotonete limpo e deixe na pele até ela absorver, e deixe agir durante a noite.
  • Queimadura solar: Aplique o óleo de rícino misturado com óleo de coco na área afetada por 3 vezes ao dia. Para um melhor resultado aplique a noite e lave na manhã seguinte.
  • Cicatrizes e erupções na pele: Limpe a área afetada, preferencialmente com água morna para abrir os poros e aplique algumas gotas de óleo de rícino, massageando por alguns minutos. Repita duas vezes por dia. Você pode também envolver a área com uma compressa morna por cerca de 20 minutos.

Tipos de óleo de rícino

O óleo de rícino pode ser encontrado de diferentes formas em lojas especializadas e sites da internet. São eles:

Óleo de mamona preto jamaicano

Para produzir o óleo preto da Jamaica, as sementes são primeiramente assadas. Isso dá ao óleo sua cor escura e cheiro de queimado.

Além disso, o óleo preto jamaicano possui maior componente purificador devido ao aumento do seu pH, resultante da torrefação das sementes de mamona, o que o torna mais apropriado para reduzir a acne, por exemplo.

Óleo de mamona prensado a frio

O óleo de mamona prensado a frio é feito pressionando sementes de mamona orgânicas sem calor envolvido. Sua consistência é amarelada e sua textura mais espessa, além do menor risco de degradar as propriedades curativas naturais do óleo.

E, pelo processo mais simples de produção, ele normalmente é mais barato do que o óleo negro da Jamaica, e é mais conhecido por suas propriedades calmantes para o cuidado da pele.

Possíveis efeitos colaterais do óleo de rícino na pele

O óleo de rícino é considerado um produto seguro e eficaz, mas existe a possibilidade de ocorrência de alguns efeitos colaterais, e por isso ele deve ser usado com cautela.

Geralmente, o óleo não causa alergias e sensibilidades cutâneas, de acordo com testes clínicos em humanos, mas é importante sempre testar o produto em uma pequena área da pele antes de usar pela primeira vez.

Assim, caso ocorra alguma irritação, lave a pele imediatamente e procure um médico, para entender se foi um caso de alergia ou alguma reação diferente com a sua pele.

Além disso, na hora de comprar o óleo de rícino, sempre que possível opte por aqueles que são puros e livres de solventes, para evitar reações com essas substâncias.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do óleo de rícino para pele? Já experimentou usar esse produto para alguma das finalidades listadas acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (57 votos, média 4,04)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

11 comentários em “13 benefícios do óleo de rícino para pele – Como usar e dicas”

  1. Eu usei óleo de rícino,nas rachaduras do calcanhar, passei e coloquei uma meia durante a noite. Em poucos dias meu pé estava sem as rachaduras e idratados. Ótimo super recomendo

    Responder
  2. Estou fazendo uso em várias áreas do corpo…há poucos meses e vejo um ótimo resultado…principalmente cabelo e sobrancelhas. Cresceram!

    Responder
  3. Obrigada pela informação. Vou fazer mais uso doa azeite de mamona. Vou me massagear geral com ele é tomar um pouco de sol.

    Responder
  4. Gostei muito dos efeitos positivos que tem o óleo de rícino, tou a mais de 20 anos que sofro com estrias adquirida na gravidez e com estas orientações, espero que me deia resultados positivos para eu testemunhar este artigo em outras mulheres que também sofrem como eu.

    Responder
  5. Muito bom saber que serve para muita variedade de tratamento vou usar com mais frequência. Gostei muito das informações.

    Responder
    • Eu sempre uso no rosto com hipoglos..recomendo muito bom pra hidratar e evitar rugas..eu uso a noite só lavo o rosto cadê dia…

      Responder
    • Apareceram algumas verrugas em baixo do braço meu neto,usei o óleo ricino com o contonete por alguns dias e simplesmente desapareceram todas,ñ vivo mais sem ele.

      Responder