Benefícios do Óleo de Rícino – Como Usar e Dicas!

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Efeito analgésico, auxílio contra insônia e propriedades antifúngicas: conheça todos os benefícios do óleo de rícino e como usar!

Derivado da planta ricinus communis e também conhecido como óleo de mamona, as propriedades do óleo de rícino são incríveis e capazes de promover melhoras na saúde, no organismo e na parte estética das pessoas. Seu amplo leque de aplicações se deve aos seus nutrientes, à sua alta viscosidade e à sua propriedade lubrificante.

Benefícios do óleo de rícino

Veremos agora para que serve o óleo de rícino, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Laxante natural

O óleo de rícino é comumente indicado para crianças e adultos como um laxante natural. Segundo uma pesquisa de 2012 indexada no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), ao ser consumido, o óleo é decomposto no intestino delgado, onde libera ácido ricinoleico, o principal ácido graxo encontrado no óleo de rícino e responsável pelo seu efeito laxante. A dosagem pode ser facilmente ajustada, pois seu efeito é diretamente proporcional à quantidade de óleo que você usa.

2. Alivia dor muscular

O óleo de rícino é considerado um óleo quente que promove a circulação de fluidos no corpo. É um óleo muito utilizado em massagens e pode aliviar a dor resultante do excesso de trabalho dos músculos.

3. Alivia dor nas juntas

As propriedades analgésicas e anti-inflamatórias do ácido rícinoleico, que constitui quase 90% de óleo de rícino, foram bem documentadas. Uma grande parte desses benefícios do óleo de rícino vem de sua ação descongestionante no sistema linfático.

Os vasos linfáticos, que formam uma ampla rede em todo o corpo, coletam resíduos dos tecidos e levam-no ao sangue para eliminação. O congestionamento nesses vasos e o acúmulo de resíduos tóxicos estão implicados em muitas doenças autoimunes. O óleo de rícino melhora esse quadro e faz com que a linfa se mova livremente.

4. Promove o crescimento do cabelo

Massagear o óleo no couro cabeludo pode resultar em crescimento extra do cabelo. Este óleo quente apresenta a capacidade de melhorar a circulação. Ele deve ser aplicado da mesma forma que é aplicado na pele para infecções fúngicas, massageando o couro cabeludo. Essa substância também pode ser usada para aprimorar a cor natural do seu cabelo.

5. Rímel natural caseiro

É possível fazer uma máscara contendo óleo de rícino para fazer um rímel natural para os cílios. Em casa, derreta uma colher de sopa de cera de abelha em uma panela e adicione 2 colheres de sopa de óleo de rícino. É preciso misturar o óleo obtido com pó de carvão ou cacau para obter a cor e a consistência desejadas.

6. Melhora a qualidade da pele

O óleo de rícino também pode ser usado para hidratar a pele seca. Por ser altamente viscoso, o óleo penetra profundamente no tecido da pele, nutrindo-a com ácidos graxos. Muitos hidratantes comerciais caros o contêm, mas você pode obter todos os benefícios do óleo de rícino para pele através da aplicação direta.

Além disso, ele pode ser usado para tratar acne, verrugas e marcas na pele, pois apresenta propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, além de poder ser utilizado como potente hidratante para os lábios.

7. Ajuda contra a insônia

O óleo de rícino, quando passado nas pálpebras, pode ajudar a dormir melhor. Há ainda quem afirme que ingerir uma colher de sopa de óleo de rícino antes de dormir também ajuda a combater a insônia. Apesar da falta de evidências científicas, o óleo de rícino não faz mal quando aplicado em pequenas quantidades na pele do rosto. Só tome cuidado para não deixar o óleo cair dentro dos olhos.

8. Combate cólica em bebês

Muitos bebês sentem cólica de maneira recorrente nos primeiros meses de vida. O óleo de rícino parece proporcionar alívio que muitos medicamentos orais não conseguem. Ele deve ser aplicado externamente na área abdominal e esfregado suavemente. Não está claro se é uma propriedade analgésica que proporciona esses benefícios do óleo de rícino, mas a maioria dos bebês se acalmam logo após a aplicação.

9. Alivia calos

Os ácidos graxos encontrados no óleo de rícino são umectantes, o que significa que eles podem ser utilizados para hidratar a pele. Essa propriedade umectante é importantíssima para promover a hidratação de locais da pele que são difíceis de hidratar. Por isso, ele é um ótimo produto para ser aplicado diretamente em calos e em rachaduras nos pés, por exemplo.

10. Alivia coceiras

Você pode aliviar coceiras e arranhões na pele usando óleo de rícino adicionando algumas gotas no local e deixando o óleo agir por alguns minutos. Assim como o óleo de rícino pode ser aplicado na boca para evitar infecções fúngicas, ele também funciona muito bem para curar micose e outras doenças fúngicas que costumam causar coceiras na pele.

11. Mantém as unhas saudáveis

Massagear uma pequena quantidade de óleo de rícino em suas cutículas e em suas unhas todos os dias durante alguns meses promoverá o crescimento das unhas, além de deixá-las mais saudáveis e bonitas.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios do óleo de rícino!

Antes de usar o óleo de rícino interna ou topicamente, realize um teste de pele usando uma quantidade muito pequena de óleo para verificar possíveis reações alérgicas. Administre a substância de acordo com as instruções fornecidas na embalagem e se atente para a dose correta.

Quando ingerido, o óleo produz um efeito laxante muito forte. Sua sobredosagem pode facilmente resultar em desidratação severa que, em casos extremos, pode ser fatal. Outros possíveis efeitos colaterais de uma sobredosagem incluem cólicas abdominais, diarreia, tonturas, alucinações (raras), desmaio, náuseas, erupção cutânea, estanqueidade na garganta, falta de ar e dor toráxica.

Indivíduos com úlceras pépticas ou problemas de sangramento não devem usar o óleo de rícino internamente. Devido ao seu potencial efeito laxante, o óleo de rícino já foi muito utilizado para induzir o trabalho de parto, porém os médicos alertam que tomar o óleo de rícino pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou desses benefícios do óleo de rícino para a saúde? Pretende utilizá-lo para aproveitar alguma dessas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (363 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

40 comentários em “Benefícios do Óleo de Rícino – Como Usar e Dicas!”

  1. Usei produto para alisar meus cabelos quebrou quase tudo e fiquei com o cabelo muito curto, isso foi há 2 anos pois em menos de 1 ano e meio meus cabelo estavam novamente longo.agradeço ao óleo de ricínio,hoje voltei a usar porque estou na menopausa e meus cabelos estão fracos mas já estou vendo resultado eu recomendo.

    • Achei fantástico todas essas prioridades medicinais. É um aliado e tanto da nossa saúde orgânica e estética! Muito boa esta matéria…

  2. Muito bom estes benefícios do óleo de rícino tudo natural muito bom mesmo vcs estão de parabéns

  3. Descobri algo fantastico ao passar nas dores de herpes neuralgicas percebi um resultado execelente no alivio das dores e usei em feridas causadas por fungos logo no primeiro dia vi a cicatrizaçao e a pele foi normalizando, uso tambem para crescer os pelos ralos da sombrancelha muito bom!

  4. Gostei das dicas! Vou usar o óleo de rícino nos cabelos porque estou com queda de cabelo, vou passar no couro cabeludo. Espero que dê certo não aguento mais os meus cabelos caindo. Depois digo a vcs se funcionou!

  5. Renailda Lima — Farei uma experiência usando o óleo de Rícino com Urucum (semente) para uma lesão superficial no dorso do pé (paciente diabético) Falarei daqui há alguns dias sobre o resultado.