13 Dicas Para Fazer Sua Cozinha Colaborar com sua Saúde e Boa Forma

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Se não dá para afirmar com toda a certeza que o meio em que uma pessoa vive não determina como ela será, também não é possível negar que ele influencia a vida dessa pessoa. E isso também é verdade quando falamos de saúde e boa forma. Vamos pensar juntos: como conseguir se manter em uma dieta balanceada quando doces e guloseimas estão à vista o tempo todo pela casa enquanto as saudáveis ficam escondidas no fundo do armário? E como controlar o tamanho das porções, se os pratos e tigelas utilizados para servir são enormes e induzem a colocar bastante comida?

É exatamente por isso que quando alguém resolve entrar em forma e manter um estilo de vida mais saudável, deve prestar atenção ao local em que mora e fazer com que ele se torne um aliado em sua nova empreitada. E entre todos os lugares da residência, certamente o mais importante é a cozinha, já que é ali onde literalmente mora o perigo.

Veja também: Como os Lugares que Você Frequenta Fazem Você Comer Mais (ou Menos)

E é também por essa razão que hoje nós vamos mostrar algumas coisas que você pode fazer para que a sua cozinha te ajude a ser mais saudável. Confira na lista a seguir:

1- Comprar recipientes menores

Se você já ouviu alguém dizer que para emagrecer é bom usar pratos, tigelas e copos menores que o de costume, saiba que essa pessoa estava certa. Isso porque geralmente somos instigados a colocar uma quantidade de comida ou bebida que encha o recipiente que estamos utilizando e acabamos comendo 92% do conteúdo ali presente.

Logo, se os recipientes que usamos são muito grandes ou fundos, provavelmente os encheremos com mais comida do que necessitamos e consumiremos mais calorias do que devemos. Então, para começo de conversa, o jeito é trocar os pratões, as tigelas fundas e os copos enormes por versões menores.

Veja também: 10 Truques Para Emagrecer Simples e Curiosos

2- Exiba as comidas saudáveis

Quem ainda não está acostumado a comer alimentos mais saudáveis, precisa se lembrar de fazer isso, até que o hábito realmente se torne uma rotina. E quer forma mais eficiente de não se esquecer do que sempre bater os olhos nessas comidas? Por isso, na hora de organizar os alimentos na cozinha, a recomendação é colocar os mais saudáveis sempre à vista.

Vale deixar uma cesta de frutas em cima da mesa, as verduras e legumes em lugares visíveis na geladeira e sucos naturais bem na porta do eletrodoméstico. Outra dica é dispor os vegetais em lugares altos. Eles são consumidos três vezes mais quando posicionados na parte de cima.

3- Esconda as guloseimas

Além de deixar o que é saudável à vista, deixe as guloseimas e doces bem longe de seus olhos. Na hora de guardar, coloque no fundo do armário, de preferência em um lugar bem difícil de alcançar. Assim, será mais fácil resistir e evitar a tentação.

4- Organize o armário da cozinha

Pode parecer estranho, mas a organização da cozinha também influencia a dieta. Pessoas que deixam as suas cozinhas desordenadas comem 44% a mais de lanchinhos e petiscos.

5- Separe a comida em porções

Controlar as porções é uma das chaves para manter a dieta em dia. E uma maneira de facilitar isso e evitar comer mais do que o necessário é separar a comida em porções. Então, depois de comprar os alimentos e antes de guardá-los na cozinha, separe-os em potinhos com o tamanho da porção necessária para as suas refeições.

No entanto, não vá no “achometro”. Olhe nas embalagens dos produtos que quantia corresponde a uma porção e siga a informação à risca.

Além de te ajudar a controlar as porções, isso também facilitará a sua vida na hora em que for comer.

6- Preste atenção no que come

Em vez de sentar em frente a televisão ou ao computador na hora de fazer as refeições, coma na mesa da cozinha ou de jantar, juntamente com o restante da sua família. Aproveite para comer mais devagar, reservando o tempo necessário para cada mastigação. Use o momento também para conversar com seus parentes e ter um momento prazeroso ao lado deles, algo que ficou mais raro, depois que a tecnologia entrou em cena.

Veja também: As Dicas Mais Simples Para Perder Peso Que Ninguém Segue

7- Não passe tanto tempo na cozinha

Se você não está limpando a cozinha, preparando a comida ou fazendo alguma refeição, não tem porque ficar enfiado na cozinha o tempo todo. Quanto menor for o tempo que você passar no ambiente ou próximo dele, menores são as chances de você cair na tentação de beliscar uma coisinha ou outra, mesmo sem estar com tanta fome.

8- Sirva a comida diretamente do fogão

Uma pesquisa recente revelou que a gente consome 19% a mais de comida quando ela fica disposta na mesa de jantar do que quanto ela está no fogão ou no balcão da cozinha. Desse modo, a dica aqui é não levar as panelas para a mesa, deixando apenas o pote da salada na mesa do jantar e se servir diretamente da cozinha.

Além disso, vale também fechar as panelas e potes com o restante das comidas. É uma maneira de fazer com que repetir o prato seja mais trabalhoso e evitar comer mais do que o necessário.

9- Invista em aparelhos saudáveis

No mercado culinário existem diversos aparelhos que ajudam na preparação de alimentos mais saudáveis: grelhas, panelas antiaderentes, grelhas elétricas… Elas são uma ótima opção para preparar os alimentos do dia a dia, que a família já está acostumada a comer, e deixá-los menos gordurosos.

Entretanto, antes de abrir o bolso e comprá-los, é importante ter certeza de que eles realmente serão usados. Uma boa tática é fazer como com os alimentos saudáveis e deixá-los a vista no armário.

10- Use pratos coloridos

Além de diminuir o tamanho dos pratos, também é recomendado diversificar na cor dos recipientes. Isso porque ao usar uma cor diferente, que contraste com a tonalidade da comida, você estará enganando o seu cérebro e dando a impressão que está comendo mais do que realmente está.

Boas opções de cores são o verde e o azul, especialmente para quem gosta de comer arroz, batata e macarrão.

11- Redecore a cozinha

Pinte a sua cozinha com as cores certas, para colaborar com a sua dieta. Por exemplo, você sabia que os tons de azul e verde diminuem o apetite? Só não exagere muito no azul, pois a cor pode te deixar deprimido.

Por outro lado, cores mais vibrantes como o branco, o amarelo e o vermelho aumentam o apetite.

12- Mantenha um livro de receitas saudáveis na cozinha

Seja armazenado em um aplicativo do tablet ou celular, em pastas no notebook ou da forma mais tradicional, escrito à mão em um livrinho, mantenha um arquivo com receitas saudáveis em cima do balcão ou na gaveta da cozinha.

Dessa maneira, quando bater aquela dúvida sobre o que preparar para o jantar, você terá por perto onde consultar um prato saudável e não precisará se render às antigas receitas que você sabe de cabeça, mas não ajudam muito a dieta.

13- Mantenha temperos na despensa

Uma das dificuldades em se manter uma alimentação saudável é a falsa impressão que esse tipo de dieta não é lá muito saborosa. Porém, isso não é verdade. Com um pouco de criatividade e os temperos certos, dá para acrescentar um gostinho a mais na comida.

Opções como óleo de oliva, alho, açafrão-da-terra e manjericão são exemplos de temperos que deixarão os seus pratos saudáveis mais apetitosos.

Quais dicas mais gostou? Aonde está mais errando? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário