10 Truques Para Emagrecer Simples e Curiosos

Especialista:
atualizado em 22/05/2019

Seu ambiente tem uma habilidade incrível de formar seu comportamento. Ao fazer pequenas mudanças no ambiente físico à sua volta, pode ser muito mais fácil ter bons hábitos. Aqui listamos algumas truques para emagrecer práticos de aplicar em seu ambiente e facilitar para viver uma vida saudável, apoiada pela ciência.

Com isso em mente, aqui estão 10 simples truques para emagrecer para decorar seu ambiente sem pensar e gastar mais tempo e energia fazendo alguma coisa incrível.

Tenha em mente, essas ideias são apenas um começo. Você pode aplicar esses conceitos para projetar seu ambiente e criar uma “escolha arquitetural” melhor para qualquer hábito ou comportamento.

1. Use pratos menores

Pratos maiores significam porções maiores. E isso significa que você come mais. De acordo com um estudo conduzido por Wansink e seu time de pesquisa, se você fizer uma simples mudança e servir seu jantar em um prato com 20 centímetros ao invés de um com 24, você comeria 22% menos alimentos no anos seguinte. Aprenda a dividir em pequenas porções suas refeições.

Se você está pensando “Eu só vou colocar menos alimentos no meu prato”… não é tão simples. A figura abaixo explica por quê. Quando você come uma pequena porção em um prato grande, sua mente fica insatisfeita. Enquanto isso, a mesma porção parecerá mais saciante quando comida em um prato pequeno. Os círculos na imagem abaixo são do mesmo tamanho, mas seu cérebro (e estômago) não os enxergam dessa forma.

Truque 1Essa imagem mostra como pequenas porções podem parecer saciantes em um prato pequeno, mas pouco em um prato grande.

2. Deixe água mais disponível

A maioria de nós toma um gole de refrigerante ou café sem pensar enquanto fazemos outras coisas. Experimente isso: compre uma garrafa grande de água e coloque em algum lugar perto de você durante o dia. Você descobrirá que se ela está ao seu lado, você irá optar pela água frequentemente e irá evitar bebidas menos saudáveis naturalmente.

Arranje uma garrafa de água que comporte uma boa quantidade de água e fique pequena o bastante para poder ser colocada em uma mochila, bolsa ou bolso. Esse serve como um dos truques para emagrecer em viagens, também.

3. Quer beber menos álcool ou refrigerante? Use copos altos e finos ao invés dos pequenos e gordos

Dê uma olhada na imagem abaixo. A linha vertical ou horizontal é maior?

Truque 2Como as linhas nessa foto, copos verticais parecem maiores que os horizontais e assim, te ajudarão a beber menos naturalmente.

Na verdade, as duas linhas são do mesmo tamanho, mas nosso cérebro tem a tendência de superestimar as linhas verticais. Em outras palavras, bebidas mais altas parecem maiores do que as redondas e horizontais. E porque a altura faz as coisas parecerem maiores que a largura, você irá beber menos com copos mais altos. Na verdade, você bebe cerca de 20% a menos com um copo alto e fino do que beberia de um pequeno e redondo.

4. Use pratos que tenham um grande contraste de cor com seus alimentos

Esse é um dos truques para emagrecer mais curiosos. Quando a cor do seu prato combina com a cor dos seus alimentos, você se serve mais naturalmente, porque seu cérebro tem problemas para distinguir o tamanho da porção do prato. Por causa disso, verde e azul escuro são ótimas escolhas de cor para pratos porque eles contrastam com alimentos claros como macarrão e batata (o que quer dizer que você provavelmente se servirá de menos deles), mas não contrastam muito com vegetais e verduras (o que quer dizer que você provavelmente colocará mais deles no seu prato).

5. Coloque alimentos saudáveis em um local visível

Por exemplo, você pode colocar uma travessa de frutas ou castanhas perto da porta ou em algum outro lugar por onde você passa antes de sair de casa. Quando você está com fome e com pressa, você tem mais probabilidade de pegar a primeira coisa que vê.

6. Embrulhe alimentos não saudáveis em papel alumínio, e alimentos saudáveis em plástico

O velho ditado, “o que os olhos não veem, o coração não sente” tem um fundo de verdade. Comer não é apenas um evento físico, mas também um emocional. Sua mente frequentemente determina o que quer comer baseado no que seus olhos veem. Assim, se você esconde alimentos não saudáveis ao embrulhá-los ou guardá-los em locais menos visíveis, você tem menos probabilidade de comê-los.

7. Mantenha alimentos saudáveis em grandes recipientes, e alimentos não saudáveis em pequenos

Grandes embalagens e recipientes são bons truques para emagrecer. Eles tendem a chamar mais sua atenção, ocupar espaço na sua cozinha e despensa, e ficar no seu caminho. Como resultado, você tem mais probabilidade de notá-los e comê-los.

Enquanto isso, itens pequenos podem se esconder na sua cozinha por meses. Apenas dê uma olhada no que você tem por perto agora. Provavelmente são pequenas latas e embalagens.

Se você comprar uma caixa grande de alguma coisa não saudável, você pode colocar em embalagens e recipientes menores, o que deve fazer com que você tenha menos probabilidade de comer tudo de uma vez.

8. Sirva refeições usando a regra “meio prato”

Você pode projetar seu ambiente alimentar, também. Quando você se serve no jantar, comece ao completar metade do seu prato com frutas e vegetais. Depois, complete o resto do prato baseado nisso.

9. Use a estratégia “Perímetro Externo” para comprar alimentos mais saudáveis

O conceito é simples: quando for fazer compras, não ande pelos corredores. Apenas compre no perímetro externo do mercado. Ali é onde os alimentos saudáveis geralmente ficam: frutas, vegetais, carnes magras, peixe, ovos e castanhas. Se você comprar apenas no perímetro externo, você tem mais chances de comprar alimentos saudáveis. E isso, é claro, quer dizer que você tem mais chances de comer alimentos saudáveis quando chega em casa.

10. Aplicando Projeto de Ambiente no Resto da Sua Vida

Quando você realmente adota cada um desses truques para emagrecer, você verá que cada um é uma pequena mudança que te deixa passos mais longe dos comportamentos ruins e mais perto dos comportamentos bons.

Por exemplo…

  • Embrulhar alimentos não saudáveis em papel alumínio adiciona outro passo. Você tem que ver o alimento, abrir para ver o que tem dentro, e então decidir comer. (Ao invés de apenas ver algumas sobras em uma embalagem plástica e pegá-las.)
  • Usar pratos pequenos adiciona outro passo entre você e comer mais. Se você quer mais, você tem que voltar e encher o prato de novo.

Você pode ter esses mesmos truques para emagrecer a quase todos os outros aspectos de sua vida. Se você quer tornar um comportamento ruim mais difícil, aumente o número de passos entre você e este comportamento.

Enquanto isso, se você quer facilitar um bom comportamento, reduza o número de passos entre você e o comportamento. Por exemplo, se você quer se motivar mais para correr, coloque seu tênis e roupas de corrida à vista na noite anterior. Um passo a menos entre você e seu exercício.

Você conhece outros truques para emagrecer diferentes e interessantes? Você já conhecia e enraizou em seus hábitos algum destes? Comente abaixo essa experiência!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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