Lavando as mãos

13 Hábitos Saudáveis de Higiene que Previnem Doenças

Uma das melhores maneiras de manter a sua saúde em dia é se cuidando, e se você quer ter um estilo de vida saudável e aproveitar da sua velhice sem ter que viver tomando inúmeros remédios e injeções, esses hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças e infecções são a melhor maneira de começar a fazer essas pequenas modificações no seu dia a dia que podem trazer grandes benefícios.

Embora muitas vezes devido à correria do dia a dia seja difícil colocar a saúde e atividade física como prioridades, é melhor começar dando pequenos passos que com certeza irão melhorar tremendamente a sua saúde.

Siga esses 13 hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças para ter uma vida mais saudável.

1. Pare de cutucar o nariz

Esse hábito de ficar limpando ou cutucando o nariz é um dos piores para a saúde, além de ser bastante desagradável para quem está por perto.

Ao cutucar o nariz constantemente você poderá espalhar várias infecções como resfriado e gripe que passam pelo seu corpo através dos mucos. Após tocar várias coisas ao longo do dia, colocar o dedo dentro do nariz poderá fazer com que você tenha que visitar o seu médico ou fique alguns dias na cama com gripe, resfriado, etc. Por isso, pare com o hábito de tirar sujeira de dentro do nariz.

2. Tome banho regularmente

Lembre-se sempre de tomar um bom banho com um bom sabonete, pois isso é necessário para remover sujeira e mal odor do seu corpo além de ajudar a revitalizar. Você deve limpar cada parte do seu corpo para prevenir infecções e mau odor.

3. Separe os alimentos crus dos alimentos cozidos

Não use os mesmos utensílios ou tábuas de corte que foram usados para preparar a carne crua com a carne cozida. É muito importante lavá-los entre os usos para evitar passar os germes de um para o outro.

4. Evite compartilhar itens pessoais

Compartilhar itens pessoais como escova de dente, navalhas, cortadores de unhas, etc, pode ser uma maneira de compartilhar germes, por isso, mantenha os seus itens pessoais apenas para você e nunca compartilhe com ninguém.

Evite também compartilhar pratos, copos ou talheres durante as refeições.

5. Descongelar alimentos

Apenas descongele alimentos deixando-os dentro da geladeira ou no micro-ondas, nunca os deixe ao “ar livre”.

6. Lave os alimentos

Antes de consumir ou cozinhar os alimentos, principalmente carnes, aves, peixes, frutas e vegetais, lave-os sob água corrente e lave as mãos com sabão e água antes e depois de manusear carne crua.

7. Lave suas mãos com frequência

Não lavar as mãos antes das refeições é uma das piores coisas que você pode fazer. Durante o dia a dia as pessoas tendem a tocar muitas coisas, seja consciente ou inconscientemente. Devido a esse mecanismo diário, os germes podem facilmente serem transportados das mãos para a boca, por isso, mantenha sempre o hábito de lavar as mãos constantemente, principalmente depois de ir ao banheiro, antes de cozinhar, se alimentar, após tocar em animais e se estava perto de pessoas com gripe, resfriado ou qualquer outra doença.

8. Lave e enfaixe todos os cortes

Qualquer corte, machucado ou mordida de animal ou humano, não importa o tamanho, deve ser examinado por um médico e mantido sempre coberto.

9. Corte suas unhas regularmente

Unhas compridas não só tornam as tarefas do dia a dia mais difíceis como também podem ser o lugar ideal para hospedar infecções e germes. Quando você toca várias coisas, há uma enorme chance desses germes irem parar dentro das suas unhas, e de lá, eles podem passar para a sua boca e comida por exemplo. Um dos hábitos saudáveis mais importantes, portanto, é cortar suas unhas com regularidade.

10. Menstruação

Durante a menstruação, além de lavar o seu corpo e área genital da mesma forma que sempre faz, substitua os tampões e absorventes higiênicos regularmente pelo menos de quatro a cinco vezes por dia. Lave sempre as mãos antes e depois de manusear um tampão ou absorvente.

11. Espirro e tosse

Quando for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço e depois descarte-o. Se não tiver um lenço, tussa ou espirre em seu cotovelo e nunca nas mãos.

12. Cistite

Um dos hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças como a cistite, uma infecção da bexiga muito comum para mulheres jovens sexualmente ativas, é urinar após a relação sexual, pois isso pode ajudar a eliminar qualquer bactéria que possa estar na uretra e na bexiga.

13. Lavar bem o prepúcio de homens não circuncidados

No caso de homens não circuncidados, há um acúmulo de secreções chamado smegma que pode se formar sobre o prepúcio. Se você é incircunciso, puxe gentilmente o prepúcio quando estiver tomando banho e limpe com água. Se quiser, você pode usar sabão, mas certifique-se de enxaguar bem.

Como você pode ver, ao seguir esses 13 hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças e infecções, você poderá ter uma vida bem mais saudável, e para isso, basta colocá-los em prática no seu dia a dia.

Referências adicionais:

Quais desses hábitos saudáveis você não tinha conhecimento e pretende incluir em sua rotina? Lembra de mais algum importante para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*