14 Truques Para Dormir Melhor

Precisa dormir melhor? Aprenda como você pode dormir mais com esses 14 truques reparadores de sono.

1. Perca o controle

De todas as coisas sobre as quais você tem o poder em sua vida, o sono não é uma delas. Nenhuma quantidade desejada, esperada ou que você esteja disposto é capaz de fazer com que isso aconteça.

Sendo assim, se você aceitar que isso está fora do seu controle, irá perder menos tempo se preocupando com isso. É como o trânsito no seu caminho para o trabalho logo pela manhã.

Você pode escolher ficar louco e irritado com isso diariamente ou simplesmente aceitar isso como algo que faz parte da sua vida. Em alguns dias, será mais suave do que outros.

2. Estabeleça um horário para ir para a cama

Você programa o despertador para se levantar todas as manhãs, mas a pontualidade para ir se deitar é tão importante quanto.

Se você não tem um alarme definido todas as noites, escolha um horário para se desligar de tudo, todas as noites, e mantenha-o durante o final de semana também. Seu corpo precisa de uma rotina.

3. Tome um banho

O sono vem quando a temperatura do corpo cai. Tome um banho quentinho e em seguida deite-se e deixe que o calor do seu corpo comece a baixar.

4. Apague todas as luzes

Até mesmo uma pequena quantidade de luz pode atrapalhar na hora de pegar no sono. Isso significa televisão, computador, celular, etc. Até mesmo as luzes do corredor devem ser apagadas até que você acorde com segurança no dia seguinte após uma boa noite de sono.

5. Abafe o ruído

Deixar a rádio, sua playlist tocando ou a televisão ligada não são as melhores opções na hora de abafar o ronco do seu parceiro. Você nunca sabe quando algum tipo de ruído irritante irá começar e não te deixar dormir.

Em vez disso, durma com o ventilador ligado ou com músicas e barulhos para relaxamento, para que isso te ajude a se desligar do mundo exterior.

6. Fique frio

O frio é o parceiro de crime do sono. Então, ligue um pouco seu ventilador, e entre debaixo das cobertas. Um quarto mais frio significa que seu corpo irá funcionar em velocidade mais calma, mais repousante.

7. Coma levemente

Comer ou beber alimentos ou bebidas pesadas antes de dormir aumenta as suas chances de indigestão ou frequentes idas ao banheiro. Um jantar light umas duas horas antes de ir se deitar ajuda a pessoa a dormir mais profundamente.

8. Não fume nem beba

Uma noitada de vez em quando pode ser bom, mas não faça disso um hábito. Até mesmo apenas uma taça de vinho ou um cigarro antes de dormir pode prejudicar o seu sono.

Álcool e nicotina são estimulantes que não só ajudam a manter os seus olhos abertos, mas também interrompem uma noite de sono tranquilo.

9. Travesseiros

O travesseiro é um dos equipamentos mais importantes na hora de dormir.

Certifique-se de que seus travesseiros são favoráveis, confortáveis e adequados às suas tendências de posição na hora de dormir.

10. Acabe com a sua dor

Se uma dor leve está te mantendo acordado, faça o que for preciso para que ela vá embora, seja tomar algum medicamento (sempre com supervisão médica) ou ir a uma consulta médica.

11. Evite o café

Tudo bem se você não consegue passar o dia sem o seu café pela manhã, mas crie uma regra que proíba que a cafeína toque os seus lábios depois do pôr-do-sol.

12. Respire fundo

Pare de pensar naquela lista com todas as coisas que você tem que fazer que não sai da sua cabeça, e concentre-se na sua respiração. Profunda, lenta ou rápida, o som do inalar e exalar pode funcionar como uma canção de ninar.

13. Fique calmo

Quando a insônia acontece, não se desespere, pois isso só irá atrasar ainda mais o processo. Dê a si mesmo uma pausa.

E se você estiver passando por uma noite sem sono? Isso também não é o fim do mundo. Ao pensar: “Ótimo, eu não consigo dormir. Amanhã estarei inútil”, você está criando uma profecia autorrealizável.

Relaxe e confie que haverá uma abundância de noites cheias de sono em um futuro próximo.

14. Não compense

Não existe tal coisa como recuperar o sono perdido, exceto colocar o sono de volta na sua programação regular.

Cochilos, ir para a cama super cedo ou dormir tarde podem parecer maneiras de corrigir naturalmente uma noite sem dormir, porém, elas enviam mensagens contraditórias ao seu corpo. Mantenha o seu horário de sono calibrado para a vida toda.

Seguindo essas 14 dicas, você passará a ter melhores noites de sono.

Você tem tido noites de sono muito mal dormidas por algum motivo especial? O que faz normalmente para vencer a insônia? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



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3 comentários

  1. Olá
    Faço terapiterapia há 6 meses, e até agora nada.
    Faço uso de hipnótico e calmante, mesmo assim minha insônia continua a me incomodar.

  2. eu sofro com insonia as vezes fico dias sem dormir ai apelo para os calmantes melhora um pouco mas vou seguir as dicas gostei muito manter a calma ler um livro pode ajudar e deixar de tomar café a tarde eu tomo cafe a noite não tomo mais vou levar a serio as dicas ajudarão muito vou por em pratica e colher os resultados depois eu conto muito obrigado.

  3. Olá a todos! Parabéns pelas dicas. Vejo muitas pessoas sofrerem de Insônia, até no meu trabalho já conversei com 2 pessoas que tinham o problema. Tenho ouvido falar que existem áudios poderosos para o tratamento da insônia, há até um estudo feito por um pesquisador americano, chamado de Vincent Giampapa, ele descobriu que sons em certas frequências podem fazer com que se produza através da glândula pineal o hormônio do sono chamado de melatonina, este é o nome se não estou engando.

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