O ronco de seu parceiro não lhe deixa dormir? Não aguenta mais acordar cansada por conta de noites mal dormidas? Não sabe mais o que fazer para ter uma boa noite de sono? Neste artigo vamos falar sobre como lidar com o ronco de seu parceiro e poder ter noites de sono mais tranquilas. Confira!
Hipertensão, perda de memória, aumento de peso, falta de disposição, mau humor, e até diabetes, são só alguns problemas causados pela privação do sono. Ou seja, dormir bem não é um capricho, mas uma necessidade, tendo uma grande influência sobre nossa saúde, como um todo.
O sono costuma ter um efeito reparador no organismo, ajudando na disposição, a combater infecções, a produzir proteínas extras, as quais ajudam a fortalecer nossa imunidade, enfim, se a pessoa não conseguir mais garantir boas noites de sono, certamente, a saúde será afetada.
Embora a necessidade de um determinado número de horas de sono por dia possa variar de acordo com cada idade, em média, o corpo precisa de 8 horas, sem interrupções, para se restabelecer.
Mas, então, o que fazer se o parceiro ronca muito e isso interferir na sua noite de sono?
Infelizmente, o ronco é uma realidade na vida de muitos casais. De acordo com dados da ABS (Associação Brasileira do Sono), cerca de 24% dos homens e 18% das mulheres roncam, e quando falamos de pessoas acima de 60 anos, esses números são ainda mais significativos, já que 60% têm essa condição.
O fato é que o ronco é um distúrbio que não afeta somente quem o apresenta, mas com quem ele divide a cama.
Se de um lado o roncador pode apresentar pausas respiratórias associadas ao ronco, o que é preocupante; do outro lado, a parceira pode ter dificuldades em iniciar o sono, e até despertares frequentes durante a noite, que podem trazer sérias consequências.
O que fazer para solucionar o problema
Lembrando que roncar tem tratamento e, por isso, quando o ronco chega ao ponto de prejudicar o sono de quem ronca ou da parceira, é preciso recorrer à ajuda de um especialista, ou seja, o ronco nunca deve ser subestimado.
E mais, é preciso buscar uma avaliação, até mesmo, para descartar a possibilidade de algo mais sério, como a apneia obstrutiva do sono.
Mas, a boa notícia é que, geralmente, é possível atenuar um pouco o problema adotando alguns hábitos como:
No caso do roncador
- Mudar o estilo de vida: praticar exercícios, perder peso, parar de fumar…;
- Mudar a posição de dormir: evitar deitar na posição de barriga para cima;
- Realizar lavagem nasal: fazer a lavagem do nariz com soro fisiológico no período da noite, para evitar a congestão nasal;
- Procurar comer apenas alimentos leves à noite;
- Evitar cafeína à noite;
- Não dormir com a TV ligada;
- Usar colchões confortáveis e silenciosos;
- Desligar o telefone celular;
A parceira
Também é possível amenizar os efeitos de dormir com uma pessoas que ronca muito, adorando os seguintes hábitos:
- Usar protetor de ouvido; são uma solução muito utilizada para aliviar o barulho
- Dormir antes do parceiro;
- Quartos separados: é uma solução mais radical, a qual só deve ser considerada em casos em que o parceiro relute em buscar ajuda, visto que roncar tem tratamento.