Chá de Canela Tira o Sono?

Especialista:
atualizado em 02/07/2020

Você é daqueles que aprecia tomar um chazinho próximo da hora de ir dormir para que a bebida ajude a dar uma tranquilizada e a pegar no sono? Se sim, é importante saber exatamente qual chá irá tomar para não correr o risco de consumir uma bebida que pode prejudicar o sono.

Até porque quem é que não necessita de uma boa noite de sono e descanso para levantar revigorado e bem disposto no dia seguinte para enfrentar as tarefas e compromissos que estão por vir?

Vamos analisar abaixo um chá em particular – aquele preparado à base de canela – e vamos tentar descobrir se ele pode prejudicar ou auxiliar o sono.

Será que o chá de canela tira o sono?

Podemos encontrar uma série de recomendações e sugestões de receitas com canela que prometem auxiliar a pegar no sono.

Por outro lado, pesquisas indicam que a canela promove mais o estado de atenção do que a fadiga, o que já pende para o lado da balança que diz que o chá de canela tira o sono. Entretanto, não existem evidências científicas de que a canela auxilia a facilitar o sono.

Segundo foi mostrado clinicamente, o cheiro da canela melhorou a atenção e diminuiu a frustração em pessoas que estavam dirigindo, conforme um estudo publicado no North American Journal of Psychology (Revista Norte-Americana de Psicologia).

Vale destacar que o estudo analisou o ato de cheirar e não de ingerir a canela. De qualquer maneira, a publicação apontou que isso pode sugerir que adicionar a canela ao leite morno ou a qualquer outro alimento ou bebida com o objetivo de induzir o sono pode ter o efeito contrário ao desejado e deixar a pessoa mais alerta bem na hora em que ela quer e/ou necessita dormir.

Conforme encontramos, a especiaria pode provocar a insônia em algumas pessoas, devido ao fato de se tratar de um alimento com efeito levemente termogênico.

Os alimentos termogênicos são definidos como aqueles que promovem a ação de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Encontramos muitas recomendações sobre a ingestão dos termogênicos durante o dia, ao longo de uma refeição ou antes da prática de atividades físicas.

A ingestão dos termogênicos não é apropriada antes da hora de dormir porque a otimização do processo de queima de calorias, que pode ser trazida por eles, associada à aceleração do metabolismo, pode prejudicar o repouso, provocando a insônia.

Estudos conduzidos em animais apontaram que a canela pode ser estimulante para o cérebro

De acordo com informações de algumas pesquisas iniciais realizadas em ratos, a canela em pó pode funcionar como um estimulante para o cérebro.

Durante o experimento, os animais que consumiram a canela foram mais rápido na tarefa de resolver problemas. Ainda segundo o que encontramos, a canela não acelera o coração da mesma maneira que acontece com outros produtos conhecidos como estimulantes como o café e os energéticos.

Cuidados com a canela

Além de sabermos se o chá de canela tira o sono, é importante saber que tipo de cuidados são exigidos pelo consumo da especiaria, para não corrermos o riso de ingerir a canela de maneira inapropriada.

A canela não é recomendada para pessoas que sofrem com hipertensão e problemas cardíacos. Ela ainda não é indicada para mulheres grávidas porque pode aumentar as contrações do útero, o que eleva os riscos de aborto.

Mulheres que estejam em processo de amamentação de seus bebês também não devem consumir a canela e quem tem problemas de circulação, nos fígados ou rins devem consultar o médico antes de ingerir a especiaria.

Apesar de ser associado a ações benéficas para pessoas que têm diabetes, existe a possibilidade de que a canela também interaja com medicamentos para tratar a doença. Assim, vale a pena consultar o médico se você for diabético para saber se pode ou não consumir a especiaria.

Caso esteja utilizando qualquer tipo de medicamento, além daquele que foi indicado para o tratamento da diabetes, consulte o seu médico para saber se não há risco de que a canela interaja com ele, provocando efeitos prejudiciais ao organismo.

A canela ainda deve ser consumida com moderação por conta do risco de causar danos ao fígado. A recomendação é ingerir no máximo 6 g ou 1 ¼ de colher de chá da especiaria diariamente. Entretanto, recomenda-se que cada pessoa consulte o médico ou nutricionista para saber qual é a melhor porção de canela indicada para ela, visto que essas quantidades podem variar bastante.

A ingestão em excesso da canela diariamente – além dos 6 g recomendados – pode provocar efeitos colaterais como intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera, alergias e o aumento do risco de hemorragias em pessoas que utilizam remédios anticoagulantes.

Você já tinha ouvido falar que chá de canela tira o sono? Tem costume de tomar esse chá diariamente em alguma hora do dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,38 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

7 comentários em “Chá de Canela Tira o Sono?”

  1. Tomei cha de canela com maçã,a noite, indicado pela minha nutricionista, e passei a noite toda sem dormir. Nao indico p ninguem

  2. Aconteceu comigo. enquanto eu tomava açafrão com cacau e limão dormia muito bem, resolvi colocar a canela e tirou o meu sono

  3. Já é costume tomar chá pra dormir todas as noites antes de dormir,mas eu jogo canela dentro do chá,e ultimamente tenho percebido que ao invés de o chá fz eu dormir,me tira o sono..aí pensei que poderia ser a canela,pois ela acelera o metabolismo,aí pesquisei pra vê..agora canela só durante o dia kkkk

  4. Tomei chá de canela cm mel e não conseguir dormir. Quis saber se chá de canela tirava o sono. Em mim fiquei elétrica a noite inteira nao conseguir dormir.

  5. Não falarei de chá, mas do bolo da India no qual usa-se muita canela. Comi um pedação delicioso antea de dormir e o sono sumiu. Rolei na cama e não consegui dormir. Por isso entewi no site para pesquisar sobre o efeito da canela no sono.