Ansiedade e insônia? Um cobertor pesado pode ajudar a dormir melhor

Especialista da área:
atualizado em 01/03/2021

Um problema muito comum entre os brasileiros é a insônia. Quando ela é causada por ansiedade, fica ainda mais difícil dormir.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma das dicas dos especialistas para quem sofre com ansiedade e não está conseguindo pegar no sono é o uso de um cobertor pesado. Muitos profissionais já estão utilizando esta ferramenta para ajudar pacientes com ansiedade e depressão.

Entenda por que um cobertor pesado pode ser uma boa ideia na hora de dormir e se livrar da ansiedade e descubra algumas atitudes que podem melhorar o seu sono.

Estudo apontou diminuição de 60% da insônia graças ao uso de cobertor pesado

Recentemente, um estudo sueco demonstrou a eficácia destes cobertores pesados para melhorar o sono de pacientes com ansiedade.

De acordo com os resultados, pacientes com insônia melhoraram o sono e tiveram menos sonolência durante o dia depois de dormirem com cobertor pesado.

A pesquisa utilizou cobertores com um peso de 6 a 8 kg. Já o grupo de controle ficou com um cobertor leve, de apenas 1,5 kg. O estudo avaliou cerca de 120 pessoas. Os participantes do estudo eram adultos em torno dos 40 anos. 

Todos os voluntários foram diagnosticados com insônia clínica em conjunto com um transtorno psiquiátrico como, por exemplo, transtorno bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ou distúrbio de ansiedade generalizada.

Como resultado, quase 60% dos usuários de cobertores pesados tiveram diminuição de 50% no Índice de Gravidade da Insônia. Por outro lado, o grupo com cobertores leves teve uma diminuição de 5,4% nesse índice.

Do mesmo modo, o estudo também apontou que os participantes que usaram cobertores pesados melhoraram a manutenção do sono. Além disso, estes pacientes tiveram um maior nível de atividade durante o dia e redução dos sintomas de fadiga, bem como depressão e ansiedade.

Cobertores pesados podem passar a sensação de relaxamento

cobertor

Apesar de novos estudos apontarem os benefícios do cobertor pesado para o sono, terapeutas ocupacionais e educadores já usam esta ferramenta desde os anos 1990 para acalmar os ânimos de crianças neurodivergentes ou pacientes com ansiedade.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com o especialista em pulmão e sono, Dr. Raj Dasgupta, cobertores com peso fornecem estimulação de pressão profunda, uma sensação que se assemelha a um aperto ou retenção suave.

Como resultado, esta segurança desencadeia sensações de relaxamento e de calma. Dessa forma, o relaxamento diminui o cortisol, um hormônio do estresse que costuma ser alto em pessoas com ansiedade crônica, estresse e outros distúrbios.

O que você precisa saber sobre os cobertores pesados

Os pesquisadores alertam que ainda há poucos estudos sobre o assunto. Portanto, se você sofre com insônia e apresenta algum sintoma de condições como ansiedade e hiperatividade, você deve consultar um especialista antes de usar este tipo de cobertor.

Da mesma forma, o cobertor pesado pode não ser o ideal para todos. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, pessoas com os mesmos transtornos psiquiátricos podem não ter as mesmas experiências relaxantes com cobertores pesados.

Pessoas claustrofóbicas, por exemplo, também podem não se dar bem.

Outra ressalva feita pelos pesquisadores é com relação a pacientes de doenças respiratórias como apneia do sono, asma e outras.

Do mesmo modo, crianças menores de 2 anos não devem utilizar estes cobertores pois podem aumentar o risco de asfixia.

O que levar em conta na hora de escolher o seu cobertor

A melhor escolha do cobertor para o seu caso depende, principalmente, da sua preferência. Se você está procurando uma manta pesada, existem várias opções em termos de peso, materiais e tamanho.

  Continua Depois da Publicidade  

Conforme Fariha Abbasi-Feinberg, diretora de medicina do sono do Millennium Physician Group, na Flórida, um cobertor que pesa 7% a 12% do seu peso corporal é o ideal.

Da mesma forma, há materiais para todas as temperaturas e épocas do ano. Por exemplo, alguns cobertores pesados de algodão são mais leves do que outros materiais, e graças às suas fibras, controlam a temperatura corporal.

Para os pesquisadores, é necessário realizar mais estudos, mas os cobertores pesados, apesar de não serem o único remédio, podem ajudar pacientes com insônia e transtornos como ansiedade e hiperatividade a dormirem melhor.

Você já utilizou um cobertor pesado para dormir? Como está sua higiene do sono? Conte para a gente nos comentários

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Ansiedade e insônia? Um cobertor pesado pode ajudar a dormir melhor”

  1. Eu já faço isso diariamente, durmo sempre com cobertor, o dia em que invento de dormir só com um lençol, que é leve não durmo direito. O sono fica leve, acordo o tempo todo. Se eu dormir de coberta e colocar uma almofada tampando o ouvido vou pra outra dimensão rs. Abraços e bons sonhos.

    Responder