Chá Verde Tira o Sono?

Você provavelmente já deve ter escutado falar ou lido a respeito do chá verde, não é mesmo? A bebida, que é feita a partir da planta Camellia sinensis, é conhecida por ser dona de um alto teor de antioxidantes – os chamados antioxidantes flavonoides correspondem a aproximadamente 30% do peso seco das folhas do chá verde.

Além disso, o chá verde já foi associado a benefícios como auxiliar a proteger a saúde do coração, colaborar com a proteção das células cerebrais contra danos provocados por radicais livres e fornecer ação anti-inflamatória, além de poder contribuir com a saúde dos olhos.

Mas, além disso, você já ouviu a respeito do efeito que o chá verde pode ter em relação ao nosso sono?

Será que o chá verde tira o sono?

De acordo com o que encontramos, não se deve tomar mais do que três a quatro xícaras do chá verde porque a bebida possui a cafeína na sua composição. Com isso, pode-se afirmar sim que o excesso de chá verde tira o sono.

Para quem tem problemas ou sensibilidade à cafeína, essa dosagem pode ser ainda menor, portanto, consulte o seu médico para saber a dosagem máxima de chá verde que é ideal para o seu organismo, em particular.

Uma das reações adversas que podem ser provocadas pela cafeína é justamente o problema para dormir, ao lado de outros possíveis efeitos negativos como dor de cabeça, nervosismo, vômito, diarreia, irritabilidade, batimento cardíaco irregular, tremor, azia, convulsão confusão e zumbido no ouvido.

No mesmo sentido, alertamos que consumir muito chá verde pode resultar na insônia, em decorrência justamente da cafeína que é encontrada na bebida.

De acordo com a Universidade de Washington, nos Estados Unidos, a cafeína promove um efeito estimulante no sistema nervoso central do nosso organismo, o que pode interferir com o sono.

Com isso, recomendamos que as pessoas que são hipersensíveis à cafeína devem evitar a ingestão de quantidades elevadas de chá verde, principalmente na parte da noite, ou seja, num horário próximo da hora de dormir.

Entretanto, se você perceber que mesmo cortando ou diminuindo o seu consumo de chá verde e de outras bebidas com cafeína em sua composição ao longo do seu dia, especialmente no período noturno, as dificuldades para dormir continuarem a aparecer, é necessário procurar o auxílio do médico para descobrir se esse problema para ter um sono apropriado não pode estar associado a alguma doença ou condição de saúde e receber o tratamento adequado, caso seja necessário.

É possível encontrar versões descafeinadas do chá verde

Entretanto, a boa notícia para quem sofre com sensibilidade à cafeína ou percebeu que o chá verde tira o sono em decorrência na presença da cafeína na composição da bebida é que, segundo o que informou a nutricionista e mestra em ciência alimentar Marie Dannie, em artigo publicado, é que o chá verde pode ser descafeinado em três diferentes métodos.

São eles: o método comercial, o método caseiro e o chamado método do dióxido de carbono. Conforme informou, o chá verde descafeinado pode ser uma alternativa para auxiliar a dormir, já que a bebida é composta pelo aminoácido teanina, que já foi apontado como capaz de colaborar com a diminuição do estresse e com a promoção de um sono tranquilo.

No entanto, alertamos que o chá verde regular pode não funcionar bem neste sentido, justamente por conta daquele fator que abordamos no tópico anterior – a presença da cafeína na composição da versão tradicional da bebida.

Outros cuidados com o chá verde

Além de entender se o chá verde tira o sono ou não, é importante conhecer outros cuidados e precauções que a ingestão da bebida requer.

Em seu artigo, a nutricionista e mestra em ciência alimentar Marie Dannie mencionou efeitos colaterais que o consumo excessivo de chá verde, na forma líquida ou na forma de extrato, pode provocar: prisão de ventre, náusea, sensação de inquietação e, em alguns casos, uma reação alérgica, que pode incluir dificuldade para respirar, urticária, aperto no peito, inchaço no rosto, batimento cardíaco rápido e mudanças de humor ou estados mentais inconstantes.

“Procure tratamento médico se você experimentar qualquer um desses sintomas”, recomendou a mestra em ciência alimentar. Vale seguir a orientação da nutricionista, mesmo se você sofrer outras reações com o uso do chá verde.

Encontramos publicações que afirmam que o chá verde pode piorar ou afetar condições como anemia, ansiedade, diabetes, diarreia, glaucoma, síndrome do intestino irritável, doença hepática e osteoporose. Converse com o seu médico a respeito do uso da bebida caso tenha qualquer uma dessas doenças.

Mas não é só isso: também vale a pena controlar a quantidade de chá verde que se consome porque ele é uma grande fonte de oxalatos, que podem provocar cálculos renais, segundo alertou a Escola Médica de Harvard.

Conforme a instituição, tomar mais do que cinco xícaras de chá verde por dia ou ingerir o equivalente por meio de cápsulas de catequina pode trazer mais riscos e benefícios. Porém, quando consumido com sabedoria, o chá verde pode beneficiar a saúde cardiovascular, completou a Escola Médica de Harvard.

Mulheres que estejam grávidas ou amamentando não devem consumir uma quantidade excessiva de chá verde, não devendo ultrapassar a dose de mais de duas xícaras do chá diariamente.

Uma dosagem maior do que essa já foi associada ao aumento do risco de aborto e de mal formações congênitas, e alertamos que a cafeína encontrada no chá pode ser passada para o leite materno e afetar o neném.

Além disso, alguns especialistas recomendam que pessoas com idade inferior aos 18 anos não tomem o extrato de chá verde. Assim, se você está grávida, amamentando, é menor de idade ou pensa em dar a bebida para uma criança, converse com o seu médico a respeito de como o uso do chá deve ocorrer.

Caso esteja utilizando qualquer medicamento, suplemento ou planta medicinal, também é importante conversar com o médico para saber se a substância em questão não pode interagir com o chá verde.

Você já sabia que chá verde tira o sono se consumido em excesso? Você já tem o habito de consumir chá verde com frequência? Comente abaixo!

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