2 minutos de exercícios aeróbicos ajudam a manter a concentração

Especialista:
atualizado em 09/10/2020

Exercícios aeróbicos trazem enormes benefícios para a saúde. Este tipo de treino ajuda você a diminuir o risco de doenças crônicas, retarda o envelhecimento e até mesmo combate a depressão.

Novos estudos também apontam que praticar exercícios aeróbicos por 2 minutos a cada 2 horas pode deixar você mais esperto.

A revisão de uma série de estudos publicados no mês passado na revista Transitional Sports Medicine apontou evidências de que exercícios aeróbicos podem aumentar a concentração, bem como aceleram algumas funções cerebrais.

Conheça alguns benefícios de exercício aeróbico para aumentar sua concentração.

Entenda por que a prática de exercícios ajuda numa vida mais equilibrada

Movimentar o corpo e manter um rotina de exercícios é fundamental. Isto faz muito bem para a sua saúde. Um estudo de Harvard de 30 anos avaliou que praticar exercícios é um dos cinco hábitos diários que pode aumentar sua expectativa de vida de 12 a 14 anos.

De acordo com a pesquisa, o exercício aumenta a produção de uma proteína que apoia a função, o crescimento e a sobrevivência das células cerebrais. Este novo estudo aponta ainda que praticar exercícios em intensidade moderada por 20 minutos eleva seu humor por até 12 horas.

O estudo também demonstrou que se exercitar regularmente reduz pela metade o risco de desenvolvimento de Alzheimer.

De acordo com a pesquisa, exercícios aeróbicos de dois minutos a uma hora em intensidade moderada a alta melhoram a atenção e a concentração. O estudo ainda notificou uma melhora na memória, no aprendizado e na retenção de informações.

Rotina de exercícios aeróbicos para aumentar sua concentração

Tênis de corrida

A rotina de exercícios aeróbicos ajuda você a manter o foco. Sendo assim, o conselho dos especialistas é que você realize estes exercícios antes e depois de suas tarefas.

Você pode praticar caminhada, ciclismo ou corrida. O importante, segundo as constatações do estudo, é que estes exercícios façam sua respiração e seu coração trabalhar.

De acordo com os especialistas, qualquer exercício que eleve de 60 a 70% sua frequência cardíaca pode funcionar como uma ajuda para manter o foco. O importante é manter uma rotina e garantir que seu corpo esteja preparado para as tarefas diárias.

Outros benefícios dos exercícios aeróbicos

Simultaneamente ao aumento do foco e da atividade cerebral, exercícios aeróbicos apresentam outras vantagens para o seu corpo.

Estes exercícios são conhecidos por ajudar você a liberar endorfinas, bem como auxiliar no fortalecimento do coração e dos pulmões. Além disso, eles ainda ajudam a melhorar a densidade dos ossos.

Do mesmo modo, quem sofre com insônia também pode se beneficiar de exercícios aeróbicos. Conforme a pesquisa, este tipo de treino ajuda você a melhorar seu ritmo circadiano.

Exercícios aeróbicos ainda ajudam a baixar o colesterol, os triglicérides e os níveis da pressão arterial. Além disso, estes exercícios melhoram a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina.

Você pratica algum exercício aeróbico? Sua rotina está ajudando você a se manter concentrado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário