4 Grandes Mitos Que Atrapalham uma Dieta Para Perda de Peso

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Quando você está procurando formas de melhorar a sua saúde, você pode se encontrar aflito com cada pedaço de alimento que você coloca na sua boca. Você pode se preocupar por não estar se exercitando o suficiente a cada dia ou que o exercício que você está fazendo não é suficiente. Primeiro, você deve saber que se você está fazendo pelo menos dez minutos de exercício por vez, três vezes ao dia, você está fazendo exercício suficiente. Você deve também saber que uma caminhada pelo quarteirão conta como exercício, especialmente para aqueles que estão apenas começando uma rotina de exercícios.

Tanto a sua alimentação quanto o seu exercício físico são importantes, mas existem várias coisas que podem causar confusão. Existe uma infinidade de mitos alimentares que podem impedi-lode achar o plano de dieta para perda de peso ideal para você e para a sua família. Para aqueles que foram aconselhados a perder peso por um médico ou procuraram a ajuda de um, contarão com o benefício de se ter uma dieta e um plano de exercícios aprovados por um médico. O médico também poderá lhe encaminhar para um nutricionista, o qual pode ser capaz de lhe instruir melhor sobre o que você precisa e sobre o que você deve evitar.

Mitos Comuns Sobre Alimentos Para Serem Desconsiderados

Alguns Mitos de dieta precisam ser desconsiderados se você quer continuar no caminho certo e buscando as melhores maneiras de perder peso. No mundo da saúde e da nutrição existem dois grupos de pessoas. Primeiro, existem aqueles que procuram um conselho sólido sobre alimentação, nutrição e exercício adequado. Depois, existem aqueles que apenas querem resultados, independente de como eles fazem ou o quão maléfico eles podem ser para uma pessoa normal. Dietas da moda vêm e vão. Elas prometem a lua e as estrelas e não entregam nada em retorno.

Elas podem, na verdade, danificar o seu metabolismo e piorar as coisas. Se você alguma vez já começou uma dieta para perda de peso e terminou a semana pesando mais do que você pesava quando começou, você entenderá o conceito. Qualquer coisa que soe muito bom para ser verdade deve ser considerada perigosa, principalmente no universo da saúde e da nutrição. Você não deve pretender perder permanentemente, e com segurança, 10 quilos por semana. Você deve saber que você irá perder mais peso na primeira semana da sua dieta e então passar por uma redução gradual. Você deve saber também o que fazer quando você estabilizar o peso durante a dieta.

Você Não Pode Comer Depois Das Cinco Da Tarde

Um dos mitos mais comuns sobre alimentação é o que diz que você tem que parar de comer antes de certa hora do dia. Enquanto a maioria diz que você deve fechar a boca para evitar um lanchinho às oito, existem várias pessoas que dizem que se deve parar às cinco ou até às quatro da tarde para perder peso. O problema, é claro, é que quando chegar a manhã seguinte, você estará faminto por ter ficado tanto tempo sem comer nada. Você destrói o seu metabolismo dessa forma, a qual irá impedi-lo de perder peso.

Além disso, não se alimentar por esse período de tempo pode impedir o seu corpo de liberar os hormônios certos que são necessários para a regulação do sono. Você não irá dormir de forma confortável, se é que você irá conseguir dormir. Ao invés de ficar sem se alimentar, talvez seja uma ideia melhor fazer um lanche pequeno com proteínas e carboidratos, os quais além de evitar que você fique faminto na manhã seguinte, também irão permitir que seu corpo funcione de forma mais eficiente e lhe propiciará o sono relaxante que você precisa.

Você Deve Seguir Essa ou Aquela Dieta Exatamente Como Está Escrito

No universo da saúde e da nutrição, uma das melhores formas de se ganhar dinheiro é escrever um livro de dietas. O problema com qualquer um desses planos é simples. Eles não são escritos especificamente para você. Não existe uma dieta para perda de peso que sirva para todo mundo sem exceção. A melhor dieta é aquela que dá informações sobre o que é melhor, incluindo quantidades e tipos de alimentos e possíveis substituições para cada alimento da dieta.

Uma dieta rígida é muito difícil de ser incorporada ao dia-a-dia das pessoas e muito difícil de ser seguida também. Você também deve ler as observações no início do livro e em cada receita que explica que a dieta é baseada em uma pessoa de certo peso. Alguém que pese 70 quilos irá precisar de menos calorias que uma pessoa que pesa 110. A quantidade sugerida pela dieta será baseada nas necessidades de uma categoria de peso em particular e deve ser ajustada baseada nas suas necessidades.

Vegetarianos Perdem Peso Automaticamente

Um dos maiores mitos é o de que você irá perder peso sem esforço assim que você parar de comer carne. Primeiro, se você não comer os alimentos certos, você não irá perder peso. Segundo, se você não estiver comendo os tipos certos de comida vegetariana, você irá se encontrar deficiente de certos nutrientes. Muitas pessoas, principalmente os adolescentes, irão de repente optar por uma dieta vegetariana e irão se ver, na verdade, ganhando peso porque eles não prestaram atenção aos alimentos que eles estão consumindo.

Alguns novos vegetarianos irão viver de macarrão e queijo com muita gordura ou de batatas fritas. Atenção: Algumas lojas de fast food são conhecidas por encharcar as suas batatas em caldo de carne ou em gordura da carne para incentivá-las a consumir os seus hambúrgueres também. Enquanto você consegue proteínas de plantas, a quantidade é inferior comparada às fontes animais e não é completa dado que faltam um ou mais aminoácidos. Esses são os aminoácidos que o corpo não pode produzir sozinho e deve ser fornecido pela sua alimentação.

Proteína em Pó é Para Ser Usada Apenas Por Fisiculturistas

Um dos maiores mitos cerca o uso de proteína em pó. Existem diversas opções para se escolher (whey protein, proteína de soja, albumina e etc) e você deve entender como elas funcionam e como usá-las da melhor forma antes de escolher qual delas são as melhores para as suas necessidades. Algumas proteínas em pó podem ser ricas em calorias e assim não serem uma boa ideia para o consumo diário pelas pessoas que estão tentando perder peso. Toda a proteína em pó é derivada de uma variedade de fontes diferentes, as quais podem causar alergias, especialmente naqueles que já têm tendência.

Você desconfia que está fazendo algo em sua dieta para perda de peso que pode ser apenas um mito? Conhece alguém que esteja nessa situação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário