Whey Protein ou Proteína de Soja – Qual Tomar?

Especialista:
atualizado em 26/11/2019

Whey Protein é uma mistura de proteínas extraídas do soro do leite. A proteína de soja é uma proteína de alto valor biológico com qualidades similares às proteínas do ovo, leite e carne. A seguir, você encontrará quais as principais diferenças entre o whey protein e a proteína de soja, quais os seus usos abrangentes e específicos e seus pontos positivos e negativos.

Nós todos precisamos de uma fonte contínua de proteína. Fisiculturistas e atletas não podem viver sem ela. A medida que nossa sociedade se torna mais consciente e saudável, nós passamos a ter mais cuidado com o que ingerimos. Uma boa saúde começa com a dieta. Durante séculos, a fonte primária de proteína da maioria dos humanos tem sido a proteína animal. Isso ainda é verdade hoje, a única proteína que a maioria de nós digere é exclusivamente originária de animais.

Caso você esteja procurando uma rotina de alimentação rica em proteínas para evitar as opções industrializadas, vai adorar saber que existem alimentos ricos em proteínas magras para valorizar a sua dieta. Com esses alimentos e um pouco de criatividade você conseguirá fazer um cardápio delicioso e nutritivo. E, para completar de vez a sua alimentação, você pode conferir as 15 melhores fontes de proteína vegetal.

Entretanto, os médicos estão preocupados com os efeitos colaterais das quantidades em excesso dessa proteína por causa da alta concentração de gordura que está associada com a pressão alta, doenças que afetam o coração e colesterol alto, entre outros problemas. Isso não quer dizer que a proteína animal é totalmente ruim. Mas é saudável saber que existem outras fontes de proteína além das carnes e dos laticínios. Por exemplo, o whey protein e a proteína de soja são duas ótimas fontes das muito necessárias proteínas que nossos organismos precisam.

Logo no início do texto, explicamos que tanto a proteína do leite quanto da soja tem alto valor biológico. Mas você sabe o que é isso? Proteínas de alto valor biológico são aquelas que o organismo tem alta capacidade de digerir, absorver e excretar. Vale a pena dar uma conferida.

É importante que você entenda tudo sobre as proteínas. Principalmente para saber se o tipo  e quantidade que você está ingerindo é suficiente para o tipo de atividade que você está fazendo. Treinos pesados podem surtir menos efeito quando a alimentação não acompanha. Você vai querer saber se proteína vegetal é suficiente para quem faz musculação.

Vamos começar discursando sobre as diferenças do Whey Protein para a Proteína de soja?

Grãos de soja são ricos em proteína e oferecem uma quantidade abundante de aminoácidos. A soja é considerada uma fonte completa de proteína. Por causa disso, a soja é uma excelente fonte de proteína para os vegetarianos ou pessoas que querem reduzir o consumo de carne. A qualidade da soja já provou ser capaz de reduzir o colesterol.

De acordo com a Associação Americana do Coração, de 25 a 50 gramas de proteína de soja por dia podem reduzir as chances de desenvolver doenças do coração. Outra pesquisa mostrou que a soja pode prevenir câncer de mama e osteoporose. Para mulheres, isso é uma ótima notícia. Mas a soja não é o melhor amigo do homem. De forma alguma.

Fato é que a soja é carregada de estrogênio. Quando consumido regularmente, especialmente em altas doses, a soja pode causar algumas mudanças profundas no homem. Existem principalmente dois químicos na soja: daidzeina e genisteína. Tão similares na sua natureza ao estrogênio, esses dois ingredients são chamados de fitoestrogênios, os quais são estrogênios a base de plantas. Dentre os efeitos colaterais que um homem pode sofrer de um excesso de estrogênio é a sensibilidade na área peitoral, mudança nas emoções e performance sexual reduzida, basicamente uma redução na libido. Ele pode também causar infertilidade nos homens. Mudanças físicas podem ocorrer também, com uma condição chamada ginecomastia – que é um crescimento acentuado das glândulas mamárias em homens devido às quantidades anormais de estrogênio. Em termos simples: faz crescer peitos em homens.

Se você gostou de saber os benefícios desta proteína e está empolgado, aproveite para conhecer essas 6 receitas com proteína de soja. Elas certamente te ajudarão a consumir essa proteína no seu dia-a-dia.

Observação importante para fisiculturistas

A proteína de soja contém inibidores de tripsina, que bloqueiam as enzimas essenciais para digestão da proteína. Esses inibidores podem causar incômodos gástricos e interromper a utilização de aminoácidos, levando a deficiências. Alguns desses inibidores podem ser removidos através de um processo em altas temperaturas. Entretanto, esse processo pode quebrar qualquer um dos elementos benéficos que a proteína de soja contém.

Whey Protein

Whey protein é o produto protéico de melhor qualidade disponível e uma fonte essencial de aminoácidos. É derivado do leite. Mais precisamente, o whey protein é um resíduo do queijo processado do leite. Existem dois tipos de whey protein, concentrado e isolado. Whey concentrado é cerca de três quartos de pura proteína em peso. Por outro lado, whey isolado é uma forma ainda mais pura do whey protein. Gordura e lactose são removidas no processo do whey isolado, e o resultado é um produto basicamente composto por 90% de proteína pura. Essa é uma ótima opção para pessoas que estão preocupadas com as concentrações de gordura associadas à proteína animal.

Qual o uso do Whey Protein?

Comparado a outras formas de proteína, o whey protein é absolutamente o melhor. Whey protein fornece ao corpo aminoácidos essenciais para o ganho de massa magra, aumentando a força e reduzindo o tempo de recuperação muscular. Para fisiculturistas e atletas profissionais, ele é o elemento mais importante de suas dietas, tornando-os maiores, mais fortes e mais rápidos. Estudos médicos estão sendo conduzidos continuamente com o whey protein e seus benefícios descobertos em outras áreas da saúde corporal. Algumas das aplicações incluem a perda de peso e o tratamento do câncer.

Quais são os benefícios do Whey Protein?

  • Aumenta rapidamente a massa muscular
  • Reduz o tempo de recuperação
  • Não contém estrogênio

Gostou dos benefícios? Aprenda essas 10 receitas fit com whey protein e dê uma potencializada na sua dieta. Elas são deliciosas, práticas e certamente te ajudarão a se manter na linha.

Quais são os efeitos colaterais do Whey protein?

Não existem relatos de efeitos colaterais. Entretanto, se uma pessoa é alérgica a laticiónios, ela deve consultar um médico antes de adicionar o whey protein à sua dieta. Hidratação adequada é o mais importante porque é necessária uma grande quantidade de água para metabolizar o whey protein.

Pontos positivos do proteína de soja

  • Preço
  • Conteúdo de gordura

Pontos negativos do proteína de soja

  • Produz grandes quantidades de estrogênio, que provoca efeitos colaterais em homens.
  • Produtos não fermentados de soja como o leite de soja e os suplementos de proteína de soja contêm grandes quantidades de toxinas, mais especificamente ácido fítico, por isso a soja não deve ser consumida em altas quantidades.

Pontos positivos do Whey protein

  • Constrói músculos rapidamente
  • De fácil assimilação pelo corpo
  • Ajuda a balancear os níveis de açúcar no sangue
  • Aumenta os níveis de energia
  • Aumenta o metabolismo
  • Reparação muscular mais rápida

Pontos negativos do Whey protein

  • Produtos de Whey protein de qualidade são geralmente mais caros
  • O gosto pode ser um problema

Você costuma tomar alguma suplemento de proteína? Qual deles você prefere, o Whey protein ou a proteína de soja? Comente abaixo a sua escolha.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (49 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

12 comentários em “Whey Protein ou Proteína de Soja – Qual Tomar?”

  1. Tomo proteina de soja e informo que não tive problema algum com espinhas…Sendo q antes cheguei até fazer tratamento com Roacutan… O gosto é bom…misturo com frutas..leite desnatado ou agua de coco… tomo 3x ao dia… Sustenta… ganha massa e a pele tá ok!!!

  2. Aí galera faço musculação e não posso com laticínios
    Então. Tomo leite de soja 2* al dia de manhã da tarde pós treino.
    Tenho sentido muito bem.

  3. Tomei Proteína Isolada Integral Médica, nem chegou a metade do pote, começaram a surgir espinhas, suspendi de imediato o consumo. Comprei Full + creatina da Fullife, contém colágeno hidrolisado, carboidrato e proteína de soja, gostaria de saber se alguém sabe se a proteína de soja causa espinha, já fiz pesquisa e não obtive uma resposta concreta sobre o assunto? Ainda não comecei a tomar ainda.

  4. Tomo proteína de soja, justamente pelo gosto. Não consegui me acostumar com whey de jeito nenhum, chegava passar mal com o gosto.

  5. Eu ia dizer que gostaria que citasse fontes para validar esse discurso sobre a soja, mas pelo que o Vitor falou já nem me preocupo

  6. Olá, queiria primeiro te parabenizar pelo tentativa de informar as pessoas sobre suplementos. Entretanto queria fazer uma ressalva de um discurso FALSO extremamente repetivo sobre a SOJA. Bom, eu gosto muito da soja propriamente dita e comia quase que diariamente. Um dia minha irma veio com essa história de SOJA e Ginecomastia. Por sorte, estudo medicina e nessa época tinha uma professora de Clínica Endocrino (A melhor profissional que já conheci, diga-se passagem). Quando perguntei a ela, ela disse que isto é um mito que tem um fundamento (Antigamente-bem antigamente pra velocidade de difusao de informacao do mundo atualv-vrealmente se acreditava no efeito dos Fitoesterois para as finalidades acima mencionadas por vc). Contudo, isso foi COMPLETAMENTE descartado com estudos feitos e inclusive a Sociedade Brasileira de Endocrinologia já emitiu nota dizendo que precisaria-se de doses cavalares para tal efeito o que seria inviavel para um ser humano comer invalidando esse discurso de soja fazer bem mulher e mal ao homem. E isso já tem muito tempo inclusive! Em anexo te envio um artigo falando isso. (Ler a conclusao é suficiente para validar o que estou dizendo) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302002000600013 . Grande Abraco! Vitor.

  7. Excelente tópico, sempre tive algumas duvidas em relação a proteína de soja.
    Tomo whey regularmente e pretendo adicionar a minha dieta um pouco de soja tb!

  8. Eu sou alérgica a whey protein tive resultados de ganho de massa muscular tive que parar.
    Estava saindo espinhas vermelhar tipo bolinhas suspendi estou muito triste por isso.
    Falei com minha nutricionista me indicou proteína de arroz queria saber se ela ganha massa muscular aparece os resultados dos músculos esta e minha duvida.

    • O ideal é você escolher uma proteína completa como whey, albumina ou soja. E vale investigar exatamente o que está dando alergia.