4 Receitas de Batata Palha Light

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A batata é um ingrediente que pode ser preparado de diversas formas. Batatas gratinadas, assadas, salteadas, cozidas, usadas em ensopados, purês, em saladas, maioneses, fritas como porções, enfim, a batata talvez seja o alimento mais versátil na culinária mundo afora.

Alimento básico na maioria das famílias brasileiras, devido ao seu baixo custo, pode ser utilizada constantemente de diferentes maneiras, sempre inovando na cozinha. Em vez de você adquirir produtos à base de batata industrializados, como a batata congelada para fritar ou as batatas palhas, que tal preparar a sua em casa?

Abaixo, você encontra receitas de batata palha light e caseira, todas feitas no forno, assadas ou no micro-ondas. Diferente do que você imagina, não é nada difícil de preparar e fica mais delicioso do que a versão industrializada.

O legal é que você pode temperar da maneira que preferir, com páprica, alho, orégano, pimenta do reino ou o que mais quiser, dando seu toque original. Pode ser servida com salada, criando mais textura, em sanduíches naturais, com strogonoff ou outras receitas. Confira!

1. Receita de batata palha light

Ingredientes:

  • 270 gramas de batata inglesa;
  • 1/8 colher de chá de pimenta-do-reino;
  • 1/2 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1/8 colher de café de sal.

Modo de preparo:

Higienize as batatas e descasque. Rale em ralador. Pré-aqueça o forno a 210°C. Leve as batatas para cozinhar em uma panela com água fervente e uma pitada de sal por 2 minutos. Escorra-as e deixe-as cobertas em papel toalha e com um pano limpa esprema para retirar excesso de água. Quando estiverem bem secas coloque em uma assadeira untada com azeite. Distribua as batatas de modo uniforme e tempere com sal e pimenta moída na hora. Misture bem. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourar, lembrando de mexer com uma colher a cada 5 minutos para não grudarem. Retire do forno e deixe esfriar. Guarde em vasilha bem fechada e sirva como acompanhamento.

2. Receita de batata-doce palha light

Ingredientes:

  • 2 batatas-doces;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • sal a gosto;
  • 1 ramo de alecrim.

Modo de preparo:

Descasque as batatas lavadas e rale no ralador. Leve as batatas raladas para ferver rapidamente numa panela com água fervente. Escorra e coloque em papel absorvente ou pano limpo para secar. Disponha a batata em assadeira untada e regue com azeite e sal. Adicione o alecrim e leve para dourar em forno a 220°C por 15 a 20 minutos. Misture de vez em quando durante o cozimento para assar por igual dos dois lados. Espere esfriar e sirva!

3. Receita de batata palha light no microondas

Ingredientes:

  • 2 batatas;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Lave as batatas, descasque e rale no ralador em fatias finas. Tempere com sal e leve ao microondas envolvida no papel toalha. Deixe por 3 minutos em potência alta e troque o papel a cada 1 minuto. Quando estiver crocante e dourada sirva.

4. Receita de batata palha light com páprica

Ingredientes:

  • 1 batata;
  • pimenta-do-reino a gosto;
  • páprica a gosto;
  • orégano a gosto.

Modo de preparo:

Descasque as batatas e rale no ralo fino. Tempere com pimenta, páprica e orégano e leve para assar em um tabuleiro untado com azeite até que esteja dourada e crocante. A cada 5 minutos, abra o forno e misture as batatas para dourarem por igual. Sirva em sanduíches, saladas ou outros pratos saudáveis.

O que você achou dessas receitas de batata palha light que separamos acima? Pretende utilizar alguma delas em sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário