4 Substitutos Interessantes Para Uma Dieta dos Carboidratos

Especialista:
atualizado em 10/06/2015

A massa é um dos maiores desejos e fator contribuinte principal para ganho de peso na sociedade, de acordo com pesquisas. Isso é porque as massas são feitas de farinha branca processada, que é privada de nutrientes e aumentam rapidamente os níveis sanguíneos de glicose, fazendo com que nosso corpo acumule gordura. E então, você decidiu fazer algum tipo de dieta dos carboidratos e está sentido falta daquelas massas que estava acostumado a comer.

Se sua dieta agora deve restringir a ingestão de carboidratos, é importante você ter alternativas para facilitar sua vida.

A massa se tornou a parte mais importante de nossas dietas. É fácil e rápido de preparar e as porções conseguem alimentar muitas pessoas. Infelizmente, dependendo do tipo de massa que você consome, ela pode ser completamente desprovida de nutrientes, extremamente alta em calorias e contribuir para o aparecimento de muitas doenças. Nascemos e crescemos comendo massas. Nós desejamos, pedimos em restaurantes, preparamos em casa, não conseguimos nos livrar delas. É uma armadilha para qualquer dieta, e principalmente a dieta dos carboidratos, e pode instantaneamente sabotar qualquer programa de perda de peso.

Não se preocupe. Vamos ver alguns substitutos fáceis para você. Fizemos uma lista de alternativas saudáveis e perfeitas, repletas de nutrientes e que têm um ótimo gosto, para satisfazer sua necessidade de comer massas durante uma dieta dos carboidratos.

1. Corte o tamanho da porção e dobre os vegetais

Diminua as porções de massa e adicione vegetais no molho. Ou você pode usar vegetais como brócolis e couve flor. Cozinhe-os a vapor por 20 minutos e tempere com alho e orégano e, depois, pique grosseiramente.

Você pode complementar com batatas sauté, cogumelos e pimenta vermelha. Por fim, coloque um molho de tomates por cima, polvilhe com queijo parmesão light e está pronto para comer!

Se preferir, adicione também proteínas magras, como frango ou salmão.

2. Espaguete de abóbora

Corte a abóbora ao meio e remova sua polpa. Coloque na assadeira com duas colheres de sopa de azeite de oliva, uma colher de chá de alho e, uma colher de chá de orégano. Cubra com papel alumínio e coloque no forno a 190º, por uma hora e meia. Retire do forno.

Com um garfo, amasse a abóbora. Sua consistência deve ficar parecida com a de uma massa. Coloque seu molho favorito, queijo parmesão e sirva.

3. Arroz integral, massa de grãos, massa de quinoa, macarrão sarraceno

Essas são boas alternativas para uma dieta dos carboidratos, mas certifique-se de não comer demais já que elas têm alta concentração de calorias. Os benefícios são que elas possuem mais fibras e não aumentam o açúcar do sangue tão rapidamente como a massa branca faz. Algumas delas também têm proteínas. Acrescente-os à sua rotina e você terá uma alternativa saudável para as suas refeições.

4. Shirataki, o miojo milagroso

Feitos à base de água e fibra de glucomannan, esses poderosos pacotes de macarrão instantâneo são cheios de nutrientes. Uma porção de shirataki tem apenas 20 calorias, praticamente nenhuma gordura (0.5 gramas), 1 grama de proteína, 3 de carboidratos e 1 de fibra. O que isso significa? Que uma grande porção dele não irá acabar com a sua dieta, e saciará sua vontade de comer massa sem culpa.

E como é seu gosto? Muito bom. Não julgue ainda. O macarrão shirataki tem um sabor neutro, e absorve o gosto das comidas que você cozinha com eles. Você pode prepará-lo ao estilo italiano, com molho, sopa ou caçarolas de carnes, e ele irá absorver o sabor dos ingredientes.

O problema é que eles são difíceis de achar, mas a maioria das lojas de alimentos naturais os vende, devido aos seus benefícios, e também é possível encontrá-los em um mercado asiático.

Comece adicionando esses substitutos em sua dieta dos carboidratos e quebre o hábito de comer massas em sua alimentação diária. Seu sangue e açúcar sanguíneo agradecerão!

Você já experimentou alguma das opções acima para substituir as massas durante uma dieta dos carboidratos? Conte-nos se você gostou, qual é a mais gostosa e se realmente valeu a pena!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário