5 Maneiras Fáceis de Acordar Sem Recorrer ao Café

Especialista da área:
atualizado em 30/01/2020

Sem dúvida alguma, a maioria das pessoas concordam que não há época do ano melhor para dormir do que o inverno, e a cada dia estamos mais próximos a ele.

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Temperaturas frias e dias mais curtos fazem com que as pessoas queiram passar mais tempo na cama, e começar o dia mais tarde.

Você pode reparar que nessa época do ano precisa mais do que nunca do café para te animar e te ajudar a deixar a sonolência de lado.

No entanto, pode acontecer de mesmo depois de ter tomado café, você ainda se sinta desanimado. Na verdade, cerca de 54% dos adultos nos Estados Unidos bebem pelo menos uma xícara de café por dia, e no Brasil esse consumo tende a ser maior.

De acordo a uma pesquisa realizada com mais de 7.000 adultos por uma rede de hotéis, a maioria das pessoas preferem café ao sexo pela manhã!

Embora a maioria das pessoas não possa negar o amor que sente pelo aroma fresco desta bebida, e do poder de obter a maior parte de seus antioxidantes dessa dádiva diária chamada café, a cafeína pode fazer a pessoa se sentir muito mal.

Mesmo ela sendo uma dose de alerta inicial durante as manhãs, muita cafeína pode causar distúrbios no sono, irritabilidade e até mesmo ansiedade.

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Por isso, se você está procurando algo para te animar todos os dias sem causar nervosismo, ou se precisa cortar um hábito caro, como ir a cafeterias, veja aqui algumas maneiras fáceis e rápidas para acordar sem o café.

1. Tome um pouco de sol
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Quando o despertador toca logo cedo pela manhã, é extremamente tentador desligá-lo e se manter de baixo do cobertor, mas uma explosão de luz solar lá fora diz ao seu cérebro que é hora de acordar e começar o dia.

Um estudo realizado pela Universidade de Liege chegou ao resultado de que as pessoas que foram expostas à luz solar logo no início da manhã ficaram mais alertas e apresentaram um aumento da atividade nas partes do cérebro responsáveis pelos processos cognitivos.

Outro fator benéfico de se expor à luz solar logo pela manhã é que, além de te ajudar a acordar, irá ajudá-lo a dormir melhor durante pela noite, o que significa que acordará mais descansado.

2. Faça massagem nos seus pontos de pressão

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Alguma vez você já se pegou massageando os seus pontos de pressão durante o cansaço da tarde? Acontece que uma técnica semelhante pode ser eficaz na hora de aumentar a sua agilidade pela manhã.

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan descobriu que tratamentos simples de auto-acupuntura podem ajudar a diminuir a fadiga.

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O estudo fez com que os voluntários estimulassem cinco pontos de pressão do corpo por três minutos cada: o topo da cabeça, o ponto entre o polegar e o dedo indicador, logo abaixo do centro da rótula do joelho, abaixo da ponta do pé e na base do seu pescoço.

3. Refresque-se

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Quando as pessoas acordam, estão sempre um pouco desidratadas, e até mesmo uma pequena queda na hidratação pode aumentar significativamente os seus sentimentos de fadiga.

Médicos sugerem que hidratar-se com água gelada ajuda a fazer com que a adrenalina flua melhor pela manhã, combatendo o cansaço.

Se você for corajoso o suficiente, tente tomar um banho pela manhã com a água um pouco mais fria do que a temperatura confortável, pois os médicos dizem que isso pode ajudar o seu estado de alerta.

Dr. Oz também sugere a prática ayurvédica de “ishnan”. Mergulhe algumas luvas ou esponjas de banho em água gelada e esfregue nos seus braços, pernas e pés por dois minutos. Dr. Oz diz que isso irá ajudar a rebentar todas as toxinas, minando a energia e promovendo a circulação.

4. Mexa-se

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Após uma noite de sono, o sangue corre de forma desigual através de seu corpo, fazendo com que ocorra a má circulação.

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Comece o seu dia com uma caminhada matinal para manter as endorfinas fluindo e o seu sangue correndo. O psicólogo Thomas Plante diz que isso pode ser tão eficaz como um café expresso na hora de te acordar, de acordo com a NBC.

Ou no caso de você ter dormido demais, e estiver perdendo hora, tente alguns exercícios simples em casa.

Assim que sair da cama, tente fazer alguns exercícios de movimentos rápidos, pois eles irão te ajudar a reequilibrar qualquer sangue acumulado e acelerar o fluxo sanguíneo para o cérebro e coração. 

5. Alimente-se

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O café da manhã define o tom do seu dia. Pular ou ignorá-lo fará com que você já tenha um mau começo. Após várias horas de descanso, tomar um café da manhã nutritivo irá ajudar a impulsionar o seu metabolismo, lhe dando energia e ajudando na concentração.

Estudos provaram que as crianças que tomam café da manhã se concentram melhor, têm melhor memória e desempenho escolar em relação às que pulam essa refeição.

Ignorar o café da manhã também faz com que você sinta mais fome ao longo da manhã e acabe comendo muito (e muitas vezes porcarias pouco nutritivas) na hora do almoço, fazendo com que seus níveis de energia caiam durante o dia.

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Tente tomar um café da manhã rico em proteínas, como iogurte grego, que isso irá ajudá-lo a se manter satisfeito por mais tempo. Uma fruta rica em fibras, como a maçã por exemplo, também ajuda a mantê-lo satisfeito durante toda a manhã.

Você tem o costume de tomar café sempre que acorda pela manhã? Acredita que há a necessidade de diminuí-lo? Por que motivo? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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