De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), “o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.”
Uma pesquisa inovadora da Mayo Clinic prova que prevenir o câncer de mama é mais fácil do que parece, graças à detecção precoce da condição, melhores opções de tratamento e todas as mudanças positivas no estilo de vida que a tecnologia nos proporciona.
Experimente a curcumina
A curcumina é o pigmento que confere à cúrcuma sua tonalidade amarelada – e estudos sugerem que a suplementação com 400 mg diariamente poderia cortar seu risco de câncer de mama pela metade.
O patologista Nor Othman diz que quando a curcumina absorve uma célula cancerosa da mama, ela força a célula a se autodestruir sem prejudicar os tecidos saudáveis ao seu redor.
Procure sorrir
Aproveitar momentos felizes todos os dias pode reduzir o risco de câncer de mama em 25%, sugerem três estudos. Isso, dizem os pesquisadores franceses, ocorre porque explosões de felicidade reduzem a produção de hormônios do estresse prejudiciais aos tecidos e ativam genes que mantêm o sistema imunológico alerta para que ele possa destruir tumores cancerígenos.
Movimente-se
Passar três horas por semana em movimento reduzirá seu risco de câncer de mama em 35%. Até mesmo atividades simples como a jardinagem podem lhe fornecer tanta proteção quanto correr, segundo os pesquisadores da Universidade de Harvard.
Botar seus maiores músculos para trabalhar aciona enzimas que energizam as células imunológicas que combatem o câncer, ajudando-as a encontrar e destruir rapidamente as células do câncer de mama.
Jante cedo
Acabar de comer por volta das 21h pode cortar seu risco de câncer de mama em 20%, mostrou uma pesquisa espanhola. Segundo o oncologista Victor Moreno, seu trato digestivo libera células imunológicas que combatem o câncer à noite, mais efetivamente quando o estômago não está cheio.
Utilize máscaras para dormir
A melatonina não apenas ajuda a dormir melhor, como também pode matar as células cancerígenas, reduzindo o risco de câncer de mama em 31%, segundo pesquisadores da Universidade de Cornell. Para dobrar a liberação noturna de melatonina, use uma máscara de sono, pois a produção de melatonina no cérebro aumenta na escuridão.
Vídeo:
No vídeo abaixo, confira os sinais importantes e sintomas do câncer de mama que toda mulher deve saber e o que se pode fazer com relação a prevenção. Aproveite para se inscrever no nosso canal com um simples clique no botão: