5 Receitas de Iogurte Caseiro Light

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O iogurte é um ingrediente utilizado como base de diversas receitas. Para as doces, é usado em versões light de sobremesas como mousses, flans, tortas, pudins e smoothies. Em receitas salgadas, pode ser usado para encorpar molhos como de strognoff ou outros à base de ervas, dentre outras.

Além disso, o iogurte natural pode ser consumido com frutas, granola e aveia no café da manhã, sendo uma opção muito saudável de consumo. Que tal preparar então um iogurte caseiro light para ter iogurte à disposição sempre que precisar, para todos os tipos de receitas?

Preparar em casa pode ser também uma forma de economia. Não é difícil de preparar, apenas deve-se estar atento à quantidade utilizada e à temperatura. O segredo de se preparar um bom iogurte caseiro light está na temperatura. O ideal é ter um termômetro culinário para evitar erros e deixar o tempo certo de descanso para fermentação do iogurte em local seco, sem luminosidade e ventilação. Dentro do micro-ondas ou forno desligados são as melhores opções.

O iogurte contém probióticos, que são micro-organismos vivos que ajudam a melhorar a função digestiva e o sistema imunológico, além de muitos outros benefícios para a saúde. Além disso, o iogurte é rico em proteínas e tem efeito saciante, evitando compulsões de comida fora de hora. Precisa de mais algum motivo para consumir essa delícia? Confira abaixo as receitas e aproveite!

1. Receita de iogurte caseiro light

Ingredientes:

  • 2 litros de leite desnatado;
  • 1 iogurte natural integral.

Modo de preparo:

Encha um recipiente de vidro com 2 litros de leite zero gordura. Coloque no microondas até que as bolhas comecem a aparecer ao redor da borda, cerca de 15 minutos. A temperatura deve chegar a 175-180 graus. Deixe o leite esfriar para algo em torno de 40 graus (use termômetro culinário). Isso pode demorar entre 30 a 45 minutos. Incorpore o iogurte natural integral, misture bem, tampe e envolva com um pano e coloque em um forno convencional que foi aquecido a 180 graus por apenas um minuto e, em seguida, desligue. Deixe lá por 24 horas. Pronto! 

2. Receita de iogurte caseiro light com leite em pó

Ingredientes:

  • 2 litros de leite desnatado;
  • 1 potinho de iogurte desnatado;
  • 4 colheres de sopa de leite em pó integral.

Modo de preparo:

Aqueça o leite até uma temperatura que você coloque o dedo dentro e consiga contar até dez sem queimar. Misture o leite em pó com o iogurte numa tigela. Despeje o leite quente e misture bem. Tampe com uma tampa, enrole em uma toalha de mesa e coloque em um lugar onde não seja ventilado. Eu coloco no microondas fechado ou no forno desligado. Deixe por 8 horas ou mais. Estará pronto quando o conteúdo estiver com uma consistência gelatinosa. Mantenha em pote fechado na geladeira. 

3. Receita de iogurte caseiro light de morango

Ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado;
  • 1 iogurte desnatado;
  • 1 gelatina em pó diet de morango;
  • 1 copo de água;
  • 10 gotas de adoçante líquido.

Modo de preparo:

Aqueça o leite na panela até ficar um pouco mais que morno. Adicione o iogurte, misture bem e cubra o recipiente com um pano. Deixe descansar por 12 horas em um ambiente aquecido, livre de ventilação. Dissolva a gelatina na água fervente, misture bem e espere amornar. Coloque no liquidificador a mistura do leite, a gelatina e o adoçante. Bata por alguns segundos, coloque em tacinhas e leve à geladeira por algumas horas. Pronto! 

4. Receita de iogurte caseiro light e Dukan

Ingredientes:

  • 1 litro de leite desnatado;
  • 1 pote de iogurte natural desnatado;
  • 2 colheres de leite em pó desnatado.

Modo de preparo:

Coloque o leite numa panela e deixe aquecer até quase ferver. Apague o fogo, espere que esfrie um pouco, mas que continue quente. Teste com o dedo para sentir a temperatura. Separe uma 4 colheres desse leite numa vasilha e dissolva as 2 colheres de leite em pó desnatado nele.

Quando o leite da panela estiver na temperatura certa, despeje o pote de iogurte natural desnatado com soro e tudo. Misture bem até que ele se dissolva e a mistura fique homogênea. Acrescente o leite em pó dissolvido e misture bem.

Transfira a mistura toda para um pote com tampa e envolva com panos secos e deixe descansar por 18 horas em local sem corrente de ar e luminosidade. Não abra nesse período. Depois basta levar para gelar e utilizar como preferir. 

5. Receita de iogurte caseiro light sabor maracujá

Ingredientes:

  • 1 litro de iogurte natural;
  • 200 ml de suco concentrado de maracujá light;
  • adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Bata o suco de maracujá com o iogurte no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Adoce a gosto. Leve para gelar e sirva.

O que você achou dessas receita de iogurte caseiro light que separamos acima? Qual delas mais despertou sua curiosidade para experimentar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário