5 Receitas de Manteiga Caseira

Preparar uma manteiga caseira é mais fácil do que você imagina. O preparo mais comum é a partir do creme de leite, que deve ser batido até obter uma consistência pastosa e amarelada. É bem importante retirar o soro que é formado ao bater.

Lembre-se que o creme de leite fresco, quando batido, forma chantilly, mas ao continuar sendo batido ele ganha mais consistência, uma coloração amarelada, que é a manteiga. Você pode adicionar sal e outras ervas da preferência se quiser uma manteiga temperada. A manteiga deve ser levada à geladeira.

Abaixo estão algumas receitas simples de manteiga caseira para você preparar, inclusive uma sem lactose (ghee), se você for alérgico ou intolerante. Confira e consuma essa delícia com pães e torradas.

1. Receita de manteiga caseira com creme de leite

Ingredientes:

  • 500 gramas de creme de leite fresco;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Leve o creme de leite ao freezer por 10 minutos. Em seguida leve o creme de leite para bater na batedeira em velocidade média até virar chantilly. Adicione sal e se quiser adicione outros temperos da preferência. Bata até obter um líquido. Passe esse creme numa peneira para retirar o líquido. Descarte o líquido e leve o creme à geladeira por 20 minutos. Pronto! 

2. Receita de manteiga caseira sem lactose (ghee)

Ingredientes:

  • 250 gramas de manteiga sem sal.

Modo de preparo:

Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio e deixe ferver e derreter. A manteiga formará uma espuma. Quando formar a segunda espuma, espere alguns minutos e retire do forno. Após esfriar, coe e coloque em um vidro. Leve ao freezer até endurecer e depois retire. Sirva. Mantenha fora da geladeira e consuma nos próximos dias.

3. Receita de manteiga caseira orgânica

Ingredientes:

  • 1/4 de creme de leite orgânico;
  • 3/4 de uma colher de chá de sal.

Modo de preparo:

No liquidificador coloque o creme de leite e bata por 10 minutos ou mais até obter a textura desejada. Ao bater e a massa ficar consistente um soro será formado. Você deve eliminar o soro e em seguida adicionar o sal. Bata por mais 2 min. Passe a manteiga caseira na água para facilitar a eliminação do soro restante. Use uma peneira fina para facilitar esse procedimento. Coloque a manteiga em um recipiente fechado e mantenha na geladeira por 30 dias.

4. Receita de manteiga caseira com nata

Ingredientes:

  • 3 a 4 xícaras de chá de nata;
  • sal a gosto.

Modo de preparo:

Leve a nata para a batedeira. Bata até obter consistência de chantilly. Continue batendo até formar um líquido, soro e a coloração ficar amarelada e a consistência mais resistente. Retire todo o soro. Adicione sal, bata novamente por 2 minutos. Leve para gelar e sirva com pães.

5. Receita de manteiga caseira do Jamie Oliver

Ingredientes:

  • 600ml de creme de leite;
  • sal marinho a gosto ou sal grosso;
  • papel manteiga.

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou processador, coloque o creme de leite e dbata até obter um creme pastoso. Passe em um coador para retirar o soro e descarte esse líquido. Adicione sal marinho a gosto. Pegue um papel-manteiga, dobre ao meio duas vezes e na diagonal, formando um triângulo pontiagudo. Recorte na ponta e você terá um papel redondo. Coloque a manteiga no centro e amasse. Se quiser leve em pote fechado à geladeira e consuma em até um mês. Se quiser adicione ervas da preferência.

O que você achou da ideia de preparar uma dessas receitas de manteiga caseira que separamos acima? Pretende se aventurar na cozinha para usar algo mais saudável e natural? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário