O jiló é um fruto que talvez não seja muito consumido pela maioria das pessoas por seu sabor amargo, que não agrada a muitos paladares. Esse fruto tropical pode trazer importantes benefícios para a saúde e por isso deveria ser integrado na dieta alimentar dos brasileiros.
Trata-se se um fruto rico em vitamina A, C e do complexo B. Também possui minerais como ferro, potássio e fósforo. Possui propriedades anticancerígenas, alto teor de fibras, baixa quantidade de gorduras e ajuda a combater problemas de prisão de ventre. Por ter baixo teor calórico, também pode ajudar a emagrecer e sua boa quantidade de fibras traz sensação de saciedade. Por ser rico em potássio, pode ser um aliado do coração ao regular a pressão sanguínea.
O jiló é considerado um poderoso aliado no tratamento de distúrbios hepáticos e dispepsia biliar, ajuda no combate da diarreia e anemia, auxilia na digestão dos alimentos através da liberação de sucos digestivos e controla os níveis de açúcar no sangue.
Para reduzir um pouco do seu amargor, você pode deixar o jiló de molho em água com limão ou apenas com água e fazer várias trocas da água para suavizar seu sabor.
O consumo do jiló cru pode ser ainda mais indicado para a absorção completa de seus nutrientes. Acompanhe receitas de salada de jiló cru light e bom apetite!
1. Receita de salada de jiló cru light
Ingredientes:
- 10 jilós verdes;
- 1 limão galego;
- 3 colheres de azeite;
- pimenta do reino a gosto;
- 1 cebola picadinha;
- cebolinha verde picada a gosto;
- pimenta do reino a gosto;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Corte as pontas do jiló. Rale na água com ralo grosso, deixe de molho numa tigela com água e depois de duas horas troque novamente a água para tirar o amargor. Escorra bem a água e tempere com limão, azeite, pimenta do reino, cebola, sal e finalize com cebolinha fresca picada.
2. Receita de salada de jiló cru light com pimentão e tomate
Ingrediente:
- 3 jilós verdes;
- 2 tomates maduros;
- 1 pimentão verde;
- 1/2 cebola;
- azeite de oliva a gosto;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Deixe os jilós de molho com água e troque algumas vezes durante o dia para que tire um pouco do amargor. Corte os legumes em cubinhos pequenos. Misture tudo em uma tigela e tempere com sal, pimenta e azeite. Sirva!
3. Receita de salada de jiló cru light com vinagre de maçã
Ingredientes:
- 1 bandejinha de jiló orgânico;
- vinagre de maçã a gosto;
- azeite de oliva a gosto;
- 1 cebola média picada em pedaços grandes;
- sal a gosto;
- 1 limão.
Modo de preparo:
Retire os talos do jiló e pique ao meio, lave bem, escorra e reserve. Numa tigela, coloque um pouco de sal, azeite, vinagre e cebola. Misture bem, adicione jilós e incorpore bem. Se precisar adicione mais limão a seu gosto. Leve para gelar e sirva.
4. Receita de salada de jiló cru light com abobrinha
Ingredientes:
- 5 jilós verdes;
- 1 abobrinha;
- 1 limão galego;
- 3 colheres de azeite;
- pimenta do reino a gosto;
- 1 cebola picadinha;
- cebolinha verde picada a gosto;
- pimenta do reino a gosto;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Lave e rale a abobrinha no ralo grosso. Corte as pontas do jiló. Rale na água com ralo grosso, deixe de molho numa tigela com água e depois de duas horas troque novamente a água para tirar o amargor. Escorra bem a água e coloque numa tigela. Adicione abobrinha e tempere com limão, azeite, pimenta do reino, cebola, sal e finalize com cebolinha fresca picada.
5. Receita de salada de jiló cru light com cenoura
Ingredientes:
- 5 jilós em rodelas finas;
- 1 cenoura ralada;
- limão a gosto;
- sal a gosto;
- azeite de oliva a gosto;
- pimenta vermelha a gosto.
Modo de preparo:
Após higienizar os jilós, retire as pontas e descarte. Pique os jilós em rodelas finas e deixe de molho na água com suco de 1 limão grande por 30 minutos. Após este tempo escorra a água e lave o jiló com água limpa. Misture com a cenoura em uma tigela, adicione temperos e sirva.
Bom dia tomo quiabo pra abaixar minha diabetes tem me ajudado muito agora descubri o jiló adoro vou consumir muito mais ele é bom pra saúde