6 Petiscos Light Para Ajudar sua Dieta de Emagrecimento

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Se você acha que para manter a sua dieta em dia precisa eliminar do seu cardápio os petiscos e deixar de fazer lanchinhos no intervalo entre uma refeição e outra, saiba que você está um pouco equivocado.

Muito pelo contrário, fazer refeições respeitando a regra básica de se alimentar de três em três horas ajuda o processo de perda de peso por contribuir para que o organismo se sinta saciado. Isso é importante porque evita que fiquemos muito tempo sem comer e acabemos nos alimentando de forma exagerada na próxima refeição, por estarmos com o estômago vazio.

Além disso, esse hábito auxilia a manter o metabolismo ativo e deixar as taxas de açúcar no sangue sob controle.

Entretanto, se fazer lanchinhos ao longo do dia não é o problema, comer os alimentos errados, ricos em calorias e açúcar não ajuda em nada a emagrecer. Por isso, é importante aprender a escolher as comidas certas, dando preferência aos petiscos light, que devem satisfazer o corpo, ser fontes de nutrientes e possuir no máximo 200 calorias. Vamos conhecer algumas opções de petiscos light abaixo?

1. Uvas

Quando uma pessoa começa uma dieta para emagrecer, uma hora ou outra irá ouvir alguém aconselhá-lo a incorporar frutas e verduras na alimentação. E essa é uma excelente recomendação, tendo em vista que eles tendem a ser menos calóricos e possuir mais nutrientes.

Porém, antes de começar a incluí-los na alimentação é preciso fazer uma pequena seleção para escolher os mais adequados para o cardápio.

Para fazer um lanchinho, entre o café da tarde e o jantar, por exemplo, uma ótima opção de fruta é a uva. Ela é saudável, saborosa, tem somente 69 calorias em cada porção de 100 g e proporciona ao organismo nutrientes como ferro, manganês, vitaminas C, A, K e do complexo B, antioxidantes, além de ter a taxa de colesterol zerada.

2. Wrap com vegetais

O wrap é um lanche enroladinho feito com uma massa de pão bem fininha e que leva no recheio diversos tipos de ingredientes, dependendo do gosto de quem irá consumi-lo.

Para transformá-lo em um dos melhores petiscos light, podemos escolher o pão sírio, que tem 80 calorias por unidade e prepará-lo com recheios mais saudáveis, como os vegetais. Dá para usar a cenoura (30 calorias por unidade grande), o tomate (22 calorias por unidade média) e a alface (14 calorias a cada 100 g).

3. Picolé de frutas natural

Nos dias mais quentes, nada como um picolé, não é mesmo? Além de saboroso, ele também é super refrescante. Entretanto, sabemos que consumir esse alimento, especialmente nas versões industrializadas, que podem chegar a ter mais de 180 calorias, pode ser um tiro no pé de quem está querendo emagrecer.

Porém, antes de tirá-lo de vez da sua lista de lanchinhos, que tal experimentar preparar um natural e caseiro, que pode se tornar um dos principais petiscos light de sua lista?

Aproveite aquele suco natural de frutas que você já deve estar acostumado a preparar, de laranja (94 calorias por 300 ml) ou melancia (40 calorias por 200 ml), despeje em forminhas de picolé, deixe congelar no refrigerador e obtenha um saboroso, refrescante e saudável lanchinho.

4. Chips de legumes

Você vai receber os amigos em casa para assistir a um jogo de futebol ou para umas rodadas de carteado e precisa servir alguns petiscos. Mas como fugir dos alimentos mais gordurosos e calorosos como os já tão tradicionais salgadinhos? Aposte nos chips de legumes, que são petiscos light bem crocantes e bem menos calóricos.

A receita pode ser feita com diversos legumes como batata, abobrinha, beterraba e chuchu. Abaixo seguem as instruções de como preparar chips de abobrinha:

Ingredientes:

  • Abobrinha;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Cortar a abobrinha em fatias bem finas. Cobrir o prato do microondas com celofane próprio para culinária e colocar as fatias cuidadosamente, de modo que uma não fique em cima da outra. Temperar com sal a gosto e deixar durante oito minutos.

Depois, levar ao forno do fogão por mais 10 minutos, para que os chips fiquem bem crocantes. Por fim, servir.

Além de soar como uma novidade culinária, esse prato diminui (e muito) o número de calorias consumidas com os petiscos: são apenas 20 por porção.

5. Salada no espeto

A salada no espeto é uma maneira de juntar diversos petiscos light em um só lanchinho saudável. Você pode utilizar o pepino, que tem somente 12 calorias a cada 100 g e possui fibras, cálcio, ferro e as vitaminas A e C, e o tomate-cereja, com 18 calorias a cada 100 g e que também é fonte de fibras e potássio.

Conheça abaixo outros ingredientes que você pode usar na sua salada no espeto e como prepará-la:

Ingredientes:

  • 300 g de bolinhas de mussarela de búfala;
  • 1/4 de xícara de chá de azeite;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de pimenta-calabresa;
  • 10 tomates-cereja cortados ao meio;
  • 150 g de rabanetes pequenos cortados ao meio;
  • 1 pepino japonês cortado em rodelas de 1 cm de espessura;
  • 40 folhas de hortelã.

Modo de preparo:

Cortar as bolinhas de mussarela de búfala pela metade e temperar com o azeite, o orégano, o sal e a pimenta-calabresa. Utilizar palitos grandes na montagem dos espetinhos, intercalando o tomate-cereja, os rabanetes, a mussarela de búfala temperada, o pepino japonês e as folhas de hortelã.

Esse prato também pode ser servido em um encontro de amigos, especialmente nas reuniões com aqueles companheiros de dieta. Ele demora apenas 15 minutos para ser preparado e rende 20 porções, com 100 calorias cada.

6. Espetinho de tender e queijo

Ainda na onda dos espetinhos, que são petiscos light saborosos, fáceis de fazer e práticos para comer, você pode optar pelo de tender e queijo coalho, que tem apenas 73 calorias por porção.

Para preparar, dá para utilizar alguns ingredientes como o azeite, manjericão, pimenta e queijo ralado para fazer um molho de acompanhamento e intercalar o queijo e o tender em pequenos espetos.

7. Sanduíche de pepino

Com pequenas fatias de pão integral ou pão de forma sem casca, pepino, hortelã e um pouco de maionese é possível obter um lanche diferente e leve, com 94 calorias por porção.

8. Espetinho de frutas

Quem não é muito fã de saladas, pode trocar os ingredientes e ainda assim obter um espetinho saudável. Basta prepará-lo com frutas, com abacaxi, melão, morango, uva e kiwi, que além de serem saborosas, também são nutritivas.

O que você achou dessas ideias de petiscos light que demos acima? Você costuma fazer o que entre refeições para se manter na dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário