6 Receitas Com Goji Berry Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Você certamente já deve ter ouvido falar da goji berry. Esse fruto de coloração vermelha, que é utilizado na medicina chinesa há mais de seis mil anos, possui antioxidantes, fibras, ferro, selênio e as vitaminas A, B2 e C. Ele ficou famoso nos últimos tempos graças aos seus possíveis efeitos de estímulo ao sistema imunológico e atividade cerebral, proteção contra doenças no coração e aumento da expectativa de vida.

Ainda não existem estudos científicos conclusivos sobre o poder alegado do alimento nos aspectos acima citados, entretanto, o seu uso também já foi relacionado à perda de peso, visto que ele possui carboidratos complexos que não causam picos e quedas bruscas na taxa de glicose no sangue, o que estimula o aumento do apetite.

Além disso, o fruto promove sensação de saciedade no organismo, facilitando assim o controle da fome, e possui um sabor docinho, o que pode aliviar quando o desejo por guloseimas e besteiradas que atrapalham a dieta surge.

Prova disso é uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Nutrition (Jornal da Academia Americana de Nutrição, tradução livre) que identificou que pessoas que tomaram 120 ml de suco de goji berry ao longo de 14 dias reduziram o tamanho da circunferência da cintura e aumentaram a taxa de seu metabolismo, o que propicia uma queima de gorduras mais eficiente.

Para quem gostou da ideia de incluir o alimento nas refeições, é interessante saber que existem várias formas de fazer isso, ao preparar diferentes pratos e bebidas que o tragam como ingrediente. Confira algumas sugestões de receitas com goji berry que separamos a seguir:

1. Suco de goji berry

O primeiro item da nossa lista de receitas com goji berry é um suco, que pode ser consumido no café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

Ingredientes: 

  • 400 ml de água de coco;
  • ½ xícara de goji berry.

Modo de preparo:

  1. Levar a água de coco e a goji berry ao liquidificador;
  2. Bater em velocidade máxima até obter uma substância homogênea. Passar o suco para uma jarra e servir-se.

Quantidade de porções que a receita rende: 2 

Número de calorias por porção: 133 

2. Sopa de goji berry

Agora vamos aprender a preparar uma sopa de goji berry, que pode ser consumida no almoço ou jantar, especialmente nos dias mais frios.

Ingredientes:

  • 100 g de goji berry hidratada;
  • 1 xícara de tomates fatiados;
  • 2 xícaras de caldo de galinha;
  • 1 cebola grande picada;
  • ½ colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 pimenta chili verde pequena bem picadinha;
  • 1 colher de chá de sementes de cominho;
  • 1 colher de sopa de coentro fresco.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem a goji berry. Aquecer o óleo de oliva em uma frigideira média e refogar a cebola e a pimenta durante alguns minutos;
  2. Adicionar os tomates, a goji berry e sementes de cominho na panela e mexer por mais alguns minutos;
  3. Acrescentar o caldo de vegetais e deixar ferver. Depois, cozinhar em fogo brando durante 10 minutos;
  4. Despejar o coentro fresco na frigideira e misturar bem, até a sopa ficar cremosa. Se achar necessário, bata no liquidificador. Opcional: decorar o topo da sopa com sementes de cominho e coentro. Servir-se e bom apetite!

Quantidade de porções que a receita rende: 4 

Número de calorias por porção: aproximadamente 131

3. Batida de goji berry

Esta é uma das receitas com goji berry que podem ser tomadas a qualquer hora do dia e que se for servida com bastante gelo ajuda a refrescar nos dias mais quentes.

Ingredientes:

  • 5 copos de água;
  • 1 colher de sopa de castanha de caju;
  • 1 ½ colheres de sopa de goji berry;
  • ½ xícara de morango.

Modo de preparo:

  1. Bater a castanha de caju e a água no liquidificador até adquirir uma substância cremosa;
  2. Adicionar a goji berry e o morango à mistura. Bater novamente e servir com gelo.

Quantidade de porções que a receita rende: 1

Número de calorias por porção: 153

4. Geleia de goji berry com chia

Veja abaixo como preparar uma geleia de goji berry, que você pode comer com pães, bolachas, salgadas, torradas e como acompanhamento de cupcakes.

Ingredientes:

  • 1 xícara de goji berry;
  • ½ xícara de amora;
  • 1 colher de sopa de sementes de chia;
  • 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde;
  • ½ xícara de adoçante culinário.

Modo de preparo:

  1. Mergulhar a goji berry em uma tigela com água e deixar de molho.
  2. Levar uma panela ao fogo e acrescentar a amora, o adoçante culinário, a biomassa de banana verde, que já deve estar aquecida e amolecida antes de ir para a panela;
  3. Misturar durantes alguns minutinhos. Quando a amora começar a se desfazer, adicionar a goji berry já escorrida à mistura;
  4. Quando os ingredientes se unirem em uma espécie de substância vermelha, desligar o fogo e amassar com o mixer de mão ou com o auxílio de um garfo;
  5. Passar o conteúdo para uma tigela ou travessa. Despejar as sementes de chia no recipiente e misturar com a ajuda de uma colher. Manter a geleia na geladeira até no máximo quatro dias.

Quantidade de porções que rende: 10 colheres pequenas 

Número de calorias por porção: cerca de 70

5. Vitamina de goji berry

Outra opção de receitas com goji berry para se refrescar nos dias mais quentes é a vitamina que você aprende como fazer a seguir:

Ingredientes: 

  • 1/3 xícara de chá de goji berry;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 1 xícara de chá de água de coco.

Modo de preparo:

  1. Hidratar a goji berry, deixando-a de molho na água por 10 minutos;
  2. Bater todos os ingredientes, com exceção da água de cocô, até obter uma substância cremosa como um purê;
  3. Bater novamente com a água de coco e servir com gelo.

Quantidade de porções que a receita rende: 1

Número de calorias por porção: em torno de 165

6. Mingau de goji berry e aveia

Para quem deseja comer o fruto no café da manhã, a receita de mingau de goji berry e aveia, que pode ser ingerido frio ou quente, é uma boa alternativa:

Ingredientes: 

  • ½ l de leite desnatado;
  • 8 colheres de sopa de farelo de aveia;
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 3 colheres de chá de adoçante sucralose;
  • Água;
  • 2 colheres de sopa de goji berry.

Modo de preparo:

  1. Colocar a goji berry e uma colher de chá de adoçante em uma tigela ou pote, cobrir com água e misturar bem. Deixar descansar durante meia hora;
  2. Despejar o leite e o extrato de baunilha em uma panela e aquecer. Retirar do fogo assim que o leite começar a levantar fervura;
  3. Acrescentar o farelo de aveia devagar e cuidadosamente. Deixar a mistura descansar durante 10 minutos e mexer de vez em quanto até adquirir um creme grosso;
  4. Adicionar o adoçante à mistura do passo anterior. Acrescentar o conteúdo da goji berry e misturar. Servir-se e bom apetite.

Quantidade de porções que a receita rende: 4 pequenas

Número de calorias por porção: aproximadamente 140

Você conhece outras receitas com goji berry? Costuma consumir esta fruta em seu dia a dia? Qual foi sua receita preferida das listadas acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário