7 Ideias de Tira Gosto Light – Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Em um típico encontro entre amigos, além de muita conversa, bagunça, zoeira e diversão, algo que não pode faltar é comida. E se para alguns a ocasião serve como desculpa para exagerar e se render às guloseimas calóricas, para as pessoas que se preocupam em manter a boa forma ou precisam perder peso, a situação vira uma verdadeira batalha de resistência para não trair a dieta.

Entretanto, engana-se quem pensa que o cardápio dessas reuniões precisa necessariamente seguir a regra das guloseimas e comidas engordativas e calóricas. Pelo contrário, é possível montar pratos saudáveis e saborosos como um tira gosto light e agradar a gregos e troianos, ou a galera fitness e a turma que não se importa tanto assim com a alimentação saudável.

Para te ajudar, a gente selecionou uma série de opções de tira gosto light para você servir na sua próxima festinha ou encontro. Confira a seguir:

1. Chips de legumes

Para substituir os famosos salgadinhos, o tira gosto light que você pode utilizar são os chips de legumes. Além de serem mais saudáveis que os primeiros, eles são crocantes e saborosos e provavelmente agradarão bastante gente.

Abaixo segue uma receita de chips com abobrinha e batata, que possui somente 39 calorias por porção equivalente a uma xícara de chá e rende 10 porções.

Ingredientes: 

  • 5 abobrinhas cortadas em fatias finas;
  • 5 batatas cortadas em fatias finas;
  • Sal grosso triturado a gosto.

Modo de preparo:

  1. Pré aquecer o forno. Colocar a batata de molho com água e gelo durante 15 minutos;
  2. Forrar o micro-ondas com papel próprio para forno, colocar as batatas já escorridas e temperadas com sal grosso;
  3. Cozinhar na potência alta durante quatro minutos. Virar as batatas para o outro lado e cozinhar por mais quatro minutos;
  4. Fazer o mesmo com a abobrinha;
  5. Transferir os legumes para uma forma antiaderente ou untada e levar ao forno durante 10 minutos. Desligar, esperar esfriar e servir.

2. Pipoca de couve-flor

Pipoca e filme são uma combinação perfeita, mas que tal deixar este tira gosto light e saudável para a sua sessão de cinema? A receita de pipoca de couve-flor que vamos mostrar é feita com um ingrediente fonte de cálcio, potássio, fibras, magnésio e vitamina C e possui somente 50 calorias a cada 100 g.

Ingredientes:

  • 1 couve-flor;
  • 1 colher de sobremesa de sal;
  • Azeite de oliva em spray.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem a couve-flor e cortar a parte da flor em tamanhos pequenos, como o de uma bola de golfe;
  2. Guardar os talos, pois eles não serão utilizados na receita, você pode aproveitá-los para fazer um omelete ou uma sopa. Em uma tigela, misturar as partes da flor da couve-flor com o sal;
  3. Passá-las para uma assadeira antiaderente ou untada e borrifar com o azeite de oliva em spray. Você também pode usar o azeite de oliva normal, porém tome cuidado para não exagerar na quantidade despejada e aumentar as calorias da sua receita;
  4. Levar ao forno em fogo alto durante uma hora ou até que elas estejam douradas. Desligar, passar para uma tigela grande e servir.

3. Palitos crocantes de abobrinha

Essa receita de tira gosto light é outra boa alternativa para aparecer no lugar dos salgadinhos. Ela é feita com a abobrinha que é rica em fibras e rende oito porções, com 22 calorias em cada uma delas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cereal de fibras moído;
  • 1 colher de chá de queijo parmesão light ralado;
  • 2 colheres de sopa de orégano;
  • 1 colher de sopa de manjericão seco;
  • 2 colheres de chá de pimenta caiena em pó;
  • Sal a gosto;
  • 2 claras;
  • 2 abobrinhas cortadas em palitos.

Modo de preparo:

  1. Pré aquecer o forno em 180º C. Em uma tigela ou prato fundo, misturar o cereal, o parmesão, o orégano, o manjericão, a pimenta e o sal e reservar;
  2. Bater as claras até obter uma espuma;
  3. Passar os palitinhos de abobrinha nas claras e depois na mistura feita no primeiro passo;
  4. Colocar os palitinhos em uma forma antiaderente ou untada e levar ao forno. Deixar assando durante 10 minutos ou até que eles fiquem crocantes;
  5. Desligar o fogo e transferir para uma travessa ou tigela. Servir e bom apetite! 

4. Nozes torradas

O tira gosto light feito com nozes ganha um gostinho a mais com a adição de canela e cardamomo, uma especiaria da culinária indiana que é fonte de fibras e das vitaminas A, do complexo B e C. Cada porção correspondente a uma colher de sopa da receita que vamos ensinar a seguir apresenta 60 calorias.

Ingredientes:

  • 1 ½ colher de chá de açúcar mascavo;
  • 1 ½ colher de chá de mel;
  • 1 colher de chá de óleo de canola;
  • ¾ de colher de chá de canela em pó;
  • 1/8 de colher de chá de sal;
  • 1/8 de colher de chá de cardamomo em pó;
  • 1/8 de colher de chá de cravo moído;
  • 1 pitada de pimenta preta moída;
  • ¼ de xícara de amêndoas escaldadas;
  • ¼ de xícara de castanhas de caju;
  • ¼ de xícara de avelãs.

Modo de preparo:

  1. Pré aquecer o forno em 180º C. Juntar os oito primeiros ingredientes em uma tigela própria para micro-ondas;
  2. Levar ao micro-ondas em potência máxima durante 30 segundos. Mexer até tudo ficar bem misturado;
  3. Despejar as nozes na tigela e misturar bem. Espalhar as nozes em uma forma antiaderente ou untada e levar ao forno por 15 minutos ou até elas começarem a dourar. Desligar o fogo, esperar esfriar e servir.

Se não encontrar o cardamomo ou achá-lo muito caro, você pode excluir o ingrediente da receita ou colocar outra especiaria de sua preferência em seu lugar.

5. Minipizza light com torrada de micro-ondas

Para não ficar sem a amada pizza, aprenda a preparar uma versão menor e mais light da gostosura tão popular entre os brasileiros, que fica pronta rapidinho por ser feita no micro-ondas:

Ingredientes:

  • 1 torrada integral;
  • 1 colher de sopa de molho pronto de tomate tradicional;
  • 1 colher de sopa de queijo cottage;
  • 1 colher de chá de orégano.

Modo de preparo:

  1. Colocar o molho na torrada. Acrescentar a fatia de queijo em cima do molho e o orégano no queijo;
  2. Levar ao micro-ondas durante 30 segundos. Retirar, esperar de um a dois minutos e servir.

Multiplique os ingredientes listados na receita pelo número de pessoas que forem saborear o tira gosto, levando em conta quantas vezes cada um pode querer repetir. Cada mini pizza de torrada light contém 76 calorias.

6. Travessa light de frios

Para fazer uma travessa de frios menos calórica que as tradicionais, escolha ingredientes mais light como a ricota, com 52 calorias por fatia, o queijo minas frescal, que tem 65 calorias por fatia, o cottage, com 47 calorias a cada duas colheres de sopa, lombo condimentado, que tem 52 calorias a cada 50 g, o peito de peru light que contém 58 calorias por 50 g e o presunto com 20 calorias a cada fatia fina.

Corte os ingredientes em pedaços bem pequenos e distribua-os na travessa. Uma dica é incrementar a receita acrescentando pedacinhos de tomate em cima das frios. Um tomate médio apresenta 22 calorias.

7. Minibolinhos light de chocolate

Quem não gosta de um docinho? Melhor ainda se além de poder matar a vontade de comer um bolo de chocolate, a pessoa puder saborear uma versão mini da sobremesa com somente 45 calorias por porção, nessa receita que vamos aprender agora, que rende 36 minibolinhos.

Ingredientes: 

  • 1 ¼ de xícara de farinha de trigo;
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • ½ colher de sopa de canela em pó;
  • 50 g de açúcar mascavo embalado;
  • 125 g de iogurte grego natural sem gordura;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido, levemente esfriado;
  • 1 clara de ovo batida;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
  • 90 g de chips de chocolate.

Modo de preparo:

  1. Pré aquecer o forno em 180º C. Untar a forma que será utilizada para assar os minibolinhos.
  2. Em uma tigela grande, despejar cuidadosamente o bicarbonato de sódio, a farinha e a canela e reservar. Em outro pote, bater o açúcar, o iogurte, o óleo de coco, a clara de ovo e a baunilha até que nenhum pedaço do açúcar mascavo esteja visível;
  3. Juntar os conteúdos das duas tigelas e mexer com uma colher. Não precisa mexer muito, apenas misture até que os ingredientes estejam combinamos. Na sequência, acrescentar os chips de chocolate à mistura obtida;
  4. Dividir a mistura em 36 pedaços e fazer bolinhas com ela. Se tiver uma forma própria para muffins, use-a, se não, disponha os bolinhos na assadeira convencional;
  5. Levar ao forno durante 12 a 14 minutos. Para ter certeza que os bolinhos estão prontos, espete-os com um garfo ou palito de dente. Se o objeto sair seco, pode desligar;
  6. Depois que desligar, espere esfriar e sirva.

Que tira gosto light você mais gostou para servir aos seus convidados em uma reunião de amigos? Você conhece alguma outra ideia diferente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário