A salada de pepino japonês, também chamada de sunomono, é uma receita tradicional japonesa muito encontrada nos rodízios e restaurantes japoneses. Nas famílias tradicionais orientais, é servida como entrada ou aperitivo antes de uma refeição. Porém, por mais que seja uma receita típica japonesa, nada impede que você prepare em casa, seja na versão tradicional ou com algumas variações.
Como fazer? Se você está interessado em preparar, mas não sabe ao certo como fazer, saiba que antes de tudo é necessário desidratar as fatias de pepino numa solução com sal, depois escorrer e lavar bem. Assim, o pepino estará pronto para preparo e então você pode preparar sua salada de pepino japonês como preferir.
A salada pode ser servida em temperatura ambiente ou gelada, dependendo da preferência. Que tal preparar essa receita light para o verão? Pode ser uma opção saudável e refrescante para se consumir no almoço. Abaixo estão receitas dessa salada, todas em versão light para você preparar, confira!
1. Receita de salada de pepino japonês simples
Ingredientes:
- 3 pepinos japoneses cortados em fatias finas;
- 150ml de vinagre de arroz;
- 1 colher de sobremesa de adoçante culinário;
- 1 colher de sopa de sal;
- sementes de gergelim.
Modo de preparo:
Misture o sal aos pepinos fatiados, e coloque em uma peneira, por aproximadamente 15 minutos, para desidratá-los. Em uma outra tigelinha misture o açúcar e o vinagre, até dissolver completamente. Lave os pepinos tirando o excesso de sal, disponha em uma saladeira, cubra com o vinagre, salpique o gergelim por cima, e leve à geladeira, por pelo menos 2 horas. Sirva.
2. Receita de salada de pepino japonês com cenoura e chia
Ingredientes:
- 2 pepinos japonês fatiados em rodelas;
- 1 cenoura fatiada em rodelas;
- 3 colheres de sopa de sal;
- 2 colheres de sopa de adoçante culinário;
- 5 colheres de vinagre de arroz;
- chia a gosto para salpicar.
Modo de preparo:
Lave e descasque a cenoura, corte em fatias finas. Corte o pepino lavado em fatias fininhas também. Em uma tigela misture os dois e adicione o sal. Deixe descansar por 15 minutos ou até desidratar, passe na peneira e escorra. Tempere com vinagre de arroz, adicione adoçante e finalize com chia. Sirva.
3. Receita de salada de pepino japonês com hondashi, wakame e kani-kama
Ingredientes:
- 1 pepino japonês cortado em rodelas bem finas;
- 1 colher de sopa de wakame (alga marinha desidratada) cortada em tiras de 3 cm;
- 1 colher de café de sal;
- 1 colher de sopa de adoçante culinário;
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 1/4 pacote de kani-kama;
- 1 colher de chá de hondashi;
- gergelim branco e torrado a gosto.
Modo de preparo:
Misture os pepinos fatiados com 1/2 colher de café de sal. Deixe descansar por 15 minutos. Deixe a wakame de molho na alga até hidratar e dobrar de volume. Desfie o kani-kama e reserve. Escorra a água da wakame, esprema e reserve.
Esprema os pepinos e escorra a água. Prepare o tempero misturando o sal restante com o adoçante, vinagre e hondashi até incorporar. Junte o pepino, a wakame, o kani-kama e o tempero num pote, misture, leve para gelar e sirva com gergelim a gosto.
4. Receita de salada de pepino japonês com limão
Ingredientes:
- 1 pepino japonês grande;
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 2 colheres de sopa de limão espremido;
- 1 sachê de adoçante de sua preferência;
- sal a gosto;
- pimenta a gosto;
- gergelim a gosto.
Modo de preparo:
Corte o pepino em fatias bem finas usando uma faca ou um ralador, mandolim. Coloque o pepino numa peneira e adicione uma colher de sopa de sal. Misture e deixe reservado por 15 a 30 minutos para desidratar. Essa etapa é essencial para que o pepino fique macio, mas ainda assim crocante. Em uma tigela junte o vinagre, o limão espremido, o adoçante e misture até que o adoçante dissolva completamente. Escorra o pepino e misture a essa mistura e adicione o gergelim. Acerte o sal se necessário. Leve para gelar em pote fechado e sirva.
5. Receita de salada de pepino japonês com beterraba
Ingredientes:
- 1 pepino japonês grande;
- 1/2 beterraba ralada;
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 1 sachê de adoçante de sua preferência;
- sal a gosto;
- gergelim e chia a gosto.
Modo de preparo:
Corte o pepino em fatias bem finas usando uma faca ou um ralador, mandolim. Coloque o pepino numa peneira e adicione uma colher de sopa de sal. Misture e deixe reservado por 15 a 30 minutos para desidratar. Em uma tigela junte o vinagre, a beterraba ralada, o adoçante e misture até que o adoçante dissolva completamente. Escorra o pepino e misture a essa mistura e adicione o gergelim. Acerte o sal se necessário. Leve para gelar em pote fechado e sirva.
6. Receita de salada de pepino japonês com rabanete
Ingredientes:
- 3 pepinos japoneses cortados em fatias finas;
- 1/2 rabanete fatiado em rodelas finas;
- 150ml de vinagre de arroz;
- 1 colher de sobremesa de adoçante culinário;
- 1 colher de sopa de sal;
- sementes de gergelim.
Modo de preparo:
Misture o sal aos pepinos fatiados, e coloque em uma peneira, por aproximadamente 15 minutos, para desidratá-los. Em uma outra tigelinha misture o açúcar e o vinagre, até dissolver completamente. Lave os pepinos tirando o excesso de sal, disponha em uma saladeira, adicione o rabanete fatiado, cubra com o vinagre, salpique o gergelim por cima, e leve à geladeira, por pelo menos 2 horas. Sirva.
7. Receita de salada de pepino japonês com lulas
Ingredientes:
- 400 gramas de lulas;
- 2 pepinos japonês;
- 1 xícara de chá de vinagre branco;
- 1 colher de sopa de açúcar demerara;
- cravo a gosto;
- pimenta do reino branca a gosto;
- sal a gosto;
- cheiro verde a gosto;
- azeite de oliva a gosto.
Modo de preparo:
Espete os cravos na cebola e leve para ferver com um pouco de água. Adicione as lulas e deixe cozinhar rapidamente por no máximo 5 minutos para não adquirir textura borrachuda. Em uma panela coloque o vinagre, açúcar e deixe ferver. Em seguida adicione as rodelas finas de pepino. Retire, deixe esfriar. Misture com a lula e tempere com sal, azeite e limão e sirva em seguida com cebolinha picada.