8 Benefícios do Chá de Picão – Para Que Serve, O Que é e Indicações

Especialista:
atualizado em 05/07/2020

Diversos produtos naturais podem beneficiar a saúde quando utilizados de maneira adequada. E, além de contar com o conselho do médico, uma boa forma de fazer isso é conhecer informações a respeito do item em questão.

Vamos falar abaixo sobre um desses produtos, o chá de picão, e conhecer os seus benefícios e indicações.

O que é o chá de picão?

A bebida é preparada a partir de uma planta medicinal conhecida como picão, mas que também é chamada pelos nomes de picão-preto, carrapicho, carrapicho-agulha, carrapicho-picão, erva-picão, gariofilata, guambu, macela-do-campo, piolho de padre, pica-pica e amor de mulher. Já seu nome científico é Bidens pilosa.

A erva apresenta propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, diuréticas, antioxidantes, antissépticas, anti-ulcerosas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas. O picão é encontrado com facilidade na América do Sul, na África, no Caribe e nas Filipinas.

Para que serve? 8 benefícios do chá de picão

Agora, finalmente, vamos conhecer os benefícios do chá de picão e indicações da bebida. Confira na lista a seguir:

1. Combate ao inchaço

A planta medicinal que dá origem ao chá possui propriedades diuréticas, como acabamos de ver no tópico anterior. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina.

Tal mecanismo ajuda a tratar a retenção de líquido e a combater o inchaço que surge em decorrência da condição. Só é preciso tomar cuidado para não exagerar na dosagem da bebida e acabar sofrendo com uma desidratação.

2. Ação antioxidante

Como vimos, o picão também possui propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos e bebidas com ação antioxidante é importante para combater os radicais livres encontrados no organismo.

Esses radicais livres são ruins para a saúde do corpo humano porque estão associados ao desenvolvimento de doenças perigosas como o câncer e do envelhecimento precoce.

3. Auxílio ao tratamento da icterícia

A erva que dá origem ao chá é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil como um medicamento natural que pode integrar o tratamento da icterícia.

A condição é causada pelo aumento de bilirrubina (pigmento amarelo encontrado no sangue e nas fezes, que é produzida quando os glóbulos vermelhos são desintegrados) no organismo e é caracterizada pelo surgimento de uma coloração amarela na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos.

4. Ajuda a tratar picadas de insetos, úlceras e hemorroidas

Existe uma versão mais concentrada do chá de picão que pode ser utilizada para auxiliar a recuperação de assaduras e irritações provenientes de picadas de insetos.

A compressa feita com a bebida também pode ser aplicada em casos de úlceras e hemorroidas. A aplicação no local afetado deve ser realizada com o chá morno e coado através de um pano molhado na bebida.

A maneira de preparar o chá você poderá conferir mais abaixo.

5. Saúde respiratória

O chá de picão contribui com a limpeza dos seios nasais, com a higienização de vias aéreas que se encontrem congestionadas e a acabar com a tosse persistente que permanece mesmo depois do término de um quadro de gripe.

6. Colabora com a proteção ao fígado

A planta medicinal possui propriedades hepatoprotetoras, o que significa que ela traz uma ação de proteção em relação ao fígado. A erva auxilia o equilíbrio e a desintoxicação do órgão.

7. Controle da pressão arterial

O chá de picão apresenta potencial de auxiliar o controle da pressão arterial sem causar alterações na urina ou no coração. Entretanto, quem sofre com problemas de pressão não deve fazer uso da bebida para esse fim sem antes consultar o seu médico.

8. Diminuição dos níveis de açúcar no sangue 

A planta é conhecida como hipoglicemiante, ou seja, tem o efeito de causar uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue. Embora isso possa parecer vantajoso para quem sofre com taxas descontroladas de glicose no sangue como acontece em um quadro de diabetes, também é fundamental consultar o médico antes de usar a erva.

Por exemplo, se a pessoa já seguir um tratamento e tomar medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue, o chá de picão poderá influenciar para que haja um quadro de hipoglicemia, que é quando as taxas de glicose ficam baixas demais.

Um quadro de hipoglicemia pode trazer problemas como confusão mental, dificuldade para realizar as atividades rotineiras do dia a dia, convulsão, perda de consciência, coma, palpitação, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento ao redor da boca.

Como fazer chá de picão 

Ingredientes: 

  • 3 colheres de sopa da erva picão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Despejar a água em uma panela e levar ao fogo;
  2. Então, acrescentar a erva e esperar atingir o ponto de fervura. Quando isso acontecer, desligar o fogo e tampar a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
  3. Após, basta coar e consumir. A quantidade de ingestão recomendada é de uma a duas xícaras diariamente.

Chá de picão para picadas de insetos, úlceras e hemorroidas

Para casos como estes, a recomendação é simples: basta preparar uma bebida mais concentrada, com uma quantidade da planta medicinal maior do que a descrita na receita anterior. No mais, é só seguir o mesmo procedimento para preparar a bebida e molhar uma toalha com o chá antes de aplicar no local afetado pelas condições. 

Cuidados com o picão

A planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas e pessoas alérgicas ou sensíveis à cafeína, já que apresenta uma pequena quantidade da substância. Crianças e mulheres que estejam em fase de amamentação de seus bebês não devem fazer uso do picão sem consultar o médico.

Antes de usar a planta para auxiliar o tratamento de qualquer doença, também vale a pena conversar com o médico para saber se ela é realmente indicada para o caso. É importante ter em mente que a erva não pode substituir nenhum tratamento.

O profissional também deve ser consultado caso esteja sendo feito uso de algum tipo de medicamento. Isso é necessário para verificar se não existem riscos de interação entre o remédio e a planta medicinal.

Você já experimentou o chá de picão? Conhecia todos esses benefícios relacionados à planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (373 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

162 comentários em “8 Benefícios do Chá de Picão – Para Que Serve, O Que é e Indicações”

  1. Psoríase…após anos de sofrimento me curei com o maravilhoso chá de picão preto. 01 chicara de agua fervente em uma colher de chá de picão. Tomar apenas 1/2 xicara por dia, eu sempre tomo antes de dormir. Estou no terceiro mês e finalmente sem pisoriase. Ela diminui aos poucos, nã desista pq vai curar. Eu me curei graças a meu bom Deus que deixou tantas ervas medicinais para nos ajudar.

    • Nossa eu tenho psoríase. Fui pesquisar sobre picao para outro fim, e lendo seus comentários me surpreendi. Vou usar para isto também.

    • Estou com estateode empática Grau 3.comecei a tomar uns 8 dias, que bom saber que esta planta é tão abençoada!!

      • Você pode ir direto na fonte, cardo Mariano ou a silimarina, pesquise no canal autor da Propria saúde.

  2. é maravilhosa para sinusite também… basta inalar o chá morno (coloco um pouquinho de sal grosso junto) algumas vezes por alguns dias e limpa muito e tudo, é impressionante!!! ps.: não sair no vento depois da inalação.

  3. Cuidei da minha família com hepatite com chá de picao e banho,mas nunca tive acesso a essas informações do valor do picao,estou radiante com esse chá. De hoje em diante ele fará parte da minha vida.

    • Esse chá tbem serve pra retenção de líquido,sempre que uso a balança me mostra que afine minhas medidas,e a roupa cai bem.

  4. eu vou comesar a toma este cha, eu conheso esta erva desde criança, mas nao sabia que era tao bom asim pra tantas coisas.

  5. Boa tarde, conhecia essa erva há anos, mas para desintoxicar o fígado, hepatoprotetor. Meu pai tinha o vírus da hepatite B e C. Quando teve infarte, tomava muita medicação e sofria de problemas digestivos, ficava com mau hálito, sem apetite. Toda a vez que ele estava assim, saía do quadro com tintura de Picão. Ele faleceu 10 anos após o infarto, devido as complicações, porém, nunca desenvolveu as Hepatites ou apresentou Cirrose ou Câncer por causa delas. Acredito demais nos efeitos desta planta.

  6. Simplesmente fantástico os resultados que obtive fazendo o uso do chá de lição. Sempre abusei do consumo de cerveja e principalmente da alimentação (tira gosto) que acompanha a bebida. Antes de conhecer essa erva, eu tinha complicaçõescom a digestão e estava sempre com problema de azia e má digestão. Depois que passei a fazer uso do chá dessa maravilhosa planta, acabaram-se como por milagre, todos esses problemas. Agora posso tomar minhas cervejas, comer de tudo sem sofrer qualquer mal estar ou outros sintomas que faziam me sentir desconfortável.
    Por isso, nunca vou desprezar tal tratamento.

  7. Vendo agora essa matéria, lembrei q, na minha infância , minha mãe fazia tipo, um chá da raiz, dessa erva , e qdo nós nos machucava ou tinha um corte no pé, ela lavava o local machucado com essa solução , depois de alguns dias fazendo isso , dessinflama va , ficava curada ferida! .mto bom , poder confirmar isso, vou usar o chá tbm!

  8. Sempre ouvi falar que picão era bom para inflamação e até já fiz uso mais tesolvi fazer um jardim dessa erva e por isso busquei conhece-la melhor ,foi muito bom saber mais sobte essa erva hj mesmo vou começar os meus chás

  9. é muito bom o chá de picão preto para gastrite, um santo remédio, logo nos primeiros dias vc sente o efeito, é um alívio para quem sofre de gastrite, eu já fiquei anos sem gastrite depois de um tratamento com chá de picão preto;

  10. Olá ! A minha filha está tomando , pois ela estava com epatite medicamentosa , os níveis já estão abaixando . Graças Deus por ter nos presenteado com essa planta milagrosa . Bjs

    • já tive hepatite medicamentosa,minha mãe tinha habito de tomar e nós tbm desde pequenos, tbm continuei tomando msm internada kk
      claro que cada organismo é de um jeito nê, ate hoje tomo, inclusive acabei de preparar um! Dou 1/4 de chá pros meninos e tomo um copo toda vez que sinto sede kkkk Tive problemas para engravidar e as duas vezes que aconteceu estava tomando o chá! ELE É excelente msm! Cuidado pra não fazer muito forte, é diurético msm,toda hora vou fazer xixi kkk sinto que limpa e os rins agradecem! SAÚDE A TODOS!

  11. Caramba! Fiquei surpreso com as tantas propriedades dessa planta. Sempre vi, mas nunca dei importância a ela;

    • Eu vivia com os pés inchados gastei muito dinheiro p/ descobrir o que era mas os exames deram todos negativos,aí quando foi um dia a mãe de uma umiga minha da Bahia me mandou essa planta p/ eu fazer o uso do chá tomar e colocar nos pés,fui curada já tem um tempo q não inchou mais dps dessa planta

  12. Conhecia quase nada a respeito da erva (picão, pica-pica, amor de mulher…), e sua regulamentação de.acordo com a ANVISA. Sou alcoólatra e achei super interessante.

    • se voce e´ alcoolatra o problema pode ter vindo do excesso do alcool, sua mae tomando comprimidos como doença transmitivel apos estar dentro da barriga, algum contacto com o sangue e vem de algumas coisas, pesquise

  13. Sou diabetica e tenho o fígado muito sensivel,por uso cha de picao e me sinto muito bem.super recomendo.

    • experimentei e senti os efeitos imediatamente, posso confessar uma coisa, acaba com a ressaca imediatamente. costumo beber e acordar no outro dia com uma ressaca infernal, hoje, após ter ingerido bebida alcoólica ontem, acordei super disposto, como já não ocorria há muito tempo. acho que é o efeito hepatoprotetor.

    • Minha filha mais velha, nasceu com amarelão ( hepatite ). Minha mãe curou ela com banho e o chá dessa milagrosa planta. Uso até hoje, para alguns males, e tem me surpreendido muito com seus ótimos resultados!