Chá de Folha de Limão – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

A gente já está bem acostumado com a fruta limão, não é mesmo? Afinal, ela é bastante popular e utilizada de diversas maneiras, em receitas de sucos, chás, vitaminas, bolos, tortas, cupcakes, molhos e temperos.

Entretanto, vamos conversar a respeito da folha de limão, conhecendo alguns dos benefícios aos quais o chá de folha de limão já foi associado e aprender como preparar essa bebida?

Para que serve – Benefícios do chá de folha de limão

– Auxílio ao tratamento da pneumonia 

A pneumonia trata-se de uma doença que é caracterizada por uma infecção nos pulmões e que pode ser provocada por vírus, bactérias, fungos e reações alérgicas.

Existem alguns chás que podem colaborar com o tratamento da condição, e um deles é o chá com as folhas de limoeiro – que é a árvore do limão. As folhas da árvore do limão são compostas de propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, que podem colaborar com a diminuição da irritação do pulmão.

Além disso, o mel, que pode ser utilizado para adoçar a bebida, possui um efeito expectorante, podendo auxiliar na remoção do catarro.

Entretanto, antes de utilizar o chá de folha de limão para ajudar a tratar um quadro de pneumonia, consulte o médico.

– Efeito sedativo 

As folhas do limão também possuem propriedades sedativas e, por conta disso, podem ser utilizadas no tratamento de problemas como insônia e nervosismo. Antes de usar o chá nesse sentido, converse com o seu médico.

– Propriedades antiespasmódicas 

O ingrediente também é dotado de propriedades antiespasmódicas. As plantas medicinais antiespasmódicas contribuem com a diminuição dos espasmos musculares e da tensão. Caso você sofra com esses problemas, converse com o seu médico antes de usar o chá de folha de limão para essa finalidade.

– Auxílio ao alívio de problemas digestivos

Aconselha-se ingerir uma xícara de chá de folha de limão depois do almoço e do jantar como forma de amenizar problemas digestivos. No entanto, cheque com o seu médico antes de seguir essa receita.

O chá de folha de limão emagrece?

Não encontramos informações confiáveis que nos levem a crer que o chá de folha de limão possui alguma propriedade que leve ao emagrecimento.

Entretanto, se levarmos em conta que os chás costumam apresentar um número baixo de calorias, quando não há a adição de açúcar ou outros ingredientes que sejam calóricos para adoçar, podemos concluir que eles podem auxiliar o processo de emagrecimento quando são consumidos no lugar de outras bebidas mais calóricas e menos saudáveis como refrigerantes, cafés cremosos, sucos artificiais e milk shakes, por exemplo.

Obviamente trata-se somente de uma tática que pode contribuir com o processo, entretanto, ela não é capaz de dar conta dele por inteiro. Para emagrecer, ainda é preciso que toda a alimentação seja controlada, equilibrada, saudável e nutritiva.

Além disso, praticar atividades físicas para maximizar a queima de calorias também pode ajudar. E tudo é mais seguro e eficiente quando feito com o acompanhamento de profissionais da área da saúde como nutricionista e educador físico. 

Como fazer – Receita de chá de folha de limão

Ingredientes:

  • 15 g de folhas de limoeiro (é a árvore do limão);
  • ½ litro de água;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de limoeiro e a água dentro de uma panela;
  2. Levar ao fogo para ferver durante aproximadamente 10 minutos;
  3. Então, esperar esfriar, coar, adicionar o mel e servir-se imediatamente. 

Cuidados com a folha de limão 

Antes de usar o chá de folha de limão, converse com o seu médico para se certificar de que ele é indicado para o seu caso, como e em que quantidade você deve usá-lo e que não lhe fará mal, especialmente se você sofrer com algum tipo de doença ou condição de saúde, for criança, adolescente ou idoso, estiver grávida ou encontrar-se na fase de amamentação de seu bebê.

Outro ponto fundamental é certificar-se que a folha de limão adquirida e utilizada por você tem boa procedência, é segura, de qualidade e natural.

Não use somente o chá de folha de limão para tratar algum problema de saúde – no lugar disso, consulte o seu médico para saber se ele pode fazer parte e contribuir positivamente como o tratamento que foi passado por ele e não deixe de seguir as orientações trazidas pelo profissional.

Também é importante perguntar ao médico se a folha de limão não pode interagir com algum medicamento que você esteja utilizando, de maneira a prejudicar o seu organismo e/ou o seu tratamento.

Além disso, se depois de usar o ingrediente você sofrer com algum tipo de reação adversa, procure imediatamente o médico para saber como deve proceder a partir de então.

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de limão? Tem curiosidade de experimentar essa bebida e aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 3,87 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

20 comentários em “Chá de Folha de Limão – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. Eu fiz mas gicou muito amargo, vou tentar novamente e diminuir a quantidade de folha,alguem tem algums dica?

  2. Eu pegava uma gripe atrás de outra quando uma vizinha bem de idade me ensinou esse chá,a última que eu peguei faz 4 anos

  3. eu tomo o chá da folha todo dia e não tenho nenhum problema de saude… e nem sabia de todos os seus beneficios ,apenas tomo kkk … estava com gripe essa semana e tomei o chá mlhorei rapidamente .. recomendo

  4. O chá da folha do limoeiro eu nunca espremenntei:mas a água com limão sim è muito bom para evitar a gripe. E desintipir as artéria do coração.

  5. Tomo chá de folha de limoeiro açucarado todos os dias, será tem algum efeito no organismo se uma ver não desejo perder peso?

  6. Tenhontomado chá da folha do limão siciliano com hibisco, que da um aroma e cor bastante interessante.

    Recomendo,pois fica muito saboroso e tem inúmeros benefícios já citados.

  7. Gostei da dica já tenho tomado faz tempo e nunca senti nada de anormal no meu organismo o sinal é positivo vou continuar a consumir.