Chá de Folha de Limão – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista da área:
atualizado em 24/12/2019

A gente já está bem acostumado com a fruta limão, não é mesmo? Afinal, ela é bastante popular e utilizada de diversas maneiras, em receitas de sucos, chás, vitaminas, bolos, tortas, cupcakes, molhos e temperos.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, vamos conversar a respeito da folha de limão, conhecendo alguns dos benefícios aos quais o chá de folha de limão já foi associado e aprender como preparar essa bebida?

Para que serve – Benefícios do chá de folha de limão

– Auxílio ao tratamento da pneumonia 

A pneumonia trata-se de uma doença que é caracterizada por uma infecção nos pulmões e que pode ser provocada por vírus, bactérias, fungos e reações alérgicas.

Existem alguns chás que podem colaborar com o tratamento da condição, e um deles é o chá com as folhas de limoeiro – que é a árvore do limão. As folhas da árvore do limão são compostas de propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, que podem colaborar com a diminuição da irritação do pulmão.

Além disso, o mel, que pode ser utilizado para adoçar a bebida, possui um efeito expectorante, podendo auxiliar na remoção do catarro.

Entretanto, antes de utilizar o chá de folha de limão para ajudar a tratar um quadro de pneumonia, consulte o médico.

– Efeito sedativo 

As folhas do limão também possuem propriedades sedativas e, por conta disso, podem ser utilizadas no tratamento de problemas como insônia e nervosismo. Antes de usar o chá nesse sentido, converse com o seu médico.

– Propriedades antiespasmódicas 

  Continua Depois da Publicidade  

O ingrediente também é dotado de propriedades antiespasmódicas. As plantas medicinais antiespasmódicas contribuem com a diminuição dos espasmos musculares e da tensão. Caso você sofra com esses problemas, converse com o seu médico antes de usar o chá de folha de limão para essa finalidade.

– Auxílio ao alívio de problemas digestivos

Aconselha-se ingerir uma xícara de chá de folha de limão depois do almoço e do jantar como forma de amenizar problemas digestivos. No entanto, cheque com o seu médico antes de seguir essa receita.

O chá de folha de limão emagrece?

Não encontramos informações confiáveis que nos levem a crer que o chá de folha de limão possui alguma propriedade que leve ao emagrecimento.

Entretanto, se levarmos em conta que os chás costumam apresentar um número baixo de calorias, quando não há a adição de açúcar ou outros ingredientes que sejam calóricos para adoçar, podemos concluir que eles podem auxiliar o processo de emagrecimento quando são consumidos no lugar de outras bebidas mais calóricas e menos saudáveis como refrigerantes, cafés cremosos, sucos artificiais e milk shakes, por exemplo.

Obviamente trata-se somente de uma tática que pode contribuir com o processo, entretanto, ela não é capaz de dar conta dele por inteiro. Para emagrecer, ainda é preciso que toda a alimentação seja controlada, equilibrada, saudável e nutritiva.

Além disso, praticar atividades físicas para maximizar a queima de calorias também pode ajudar. E tudo é mais seguro e eficiente quando feito com o acompanhamento de profissionais da área da saúde como nutricionista e educador físico. 

Como fazer – Receita de chá de folha de limão

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 15 g de folhas de limoeiro (é a árvore do limão);
  • ½ litro de água;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

  1. Colocar as folhas de limoeiro e a água dentro de uma panela;
  2. Levar ao fogo para ferver durante aproximadamente 10 minutos;
  3. Então, esperar esfriar, coar, adicionar o mel e servir-se imediatamente. 

Cuidados com a folha de limão 

Antes de usar o chá de folha de limão, converse com o seu médico para se certificar de que ele é indicado para o seu caso, como e em que quantidade você deve usá-lo e que não lhe fará mal, especialmente se você sofrer com algum tipo de doença ou condição de saúde, for criança, adolescente ou idoso, estiver grávida ou encontrar-se na fase de amamentação de seu bebê.

Outro ponto fundamental é certificar-se que a folha de limão adquirida e utilizada por você tem boa procedência, é segura, de qualidade e natural.

Não use somente o chá de folha de limão para tratar algum problema de saúde – no lugar disso, consulte o seu médico para saber se ele pode fazer parte e contribuir positivamente como o tratamento que foi passado por ele e não deixe de seguir as orientações trazidas pelo profissional.

Também é importante perguntar ao médico se a folha de limão não pode interagir com algum medicamento que você esteja utilizando, de maneira a prejudicar o seu organismo e/ou o seu tratamento.

Além disso, se depois de usar o ingrediente você sofrer com algum tipo de reação adversa, procure imediatamente o médico para saber como deve proceder a partir de então.

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de limão? Tem curiosidade de experimentar essa bebida e aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (67 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

28 comentários em “Chá de Folha de Limão – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. A coisa mais rara que existe e um médico te receitar chás , mas posso garantir que chá e muito benéfico pra nossa saúde sim , desde que tomado com moderação eu faço uso de chás inclusive prós meus filhos , o chá da sálvia mesmo dava pra eles fervido no leite desde bebês nunca tiveram uma gripe sequer então bora desfrutar dessas maravilhas,que Deus nos dá .

    Responder