Especialista da Área:

8 Benefícios do Chá de Picão – Para Que Serve, O Que é e Indicações

🕐 20/12/2019

Diversos produtos naturais podem beneficiar a saúde quando utilizados de maneira adequada. E, além de contar com o conselho do médico, uma boa forma de fazer isso é conhecer informações a respeito do item em questão.

Vamos falar abaixo sobre um desses produtos, o chá de picão, e conhecer os seus benefícios e indicações.

O que é o chá de picão?

A bebida é preparada a partir de uma planta medicinal conhecida como picão, mas que também é chamada pelos nomes de picão-preto, carrapicho, carrapicho-agulha, carrapicho-picão, erva-picão, gariofilata, guambu, macela-do-campo, piolho de padre, pica-pica e amor de mulher. Já seu nome científico é Bidens pilosa.

A erva apresenta propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, diuréticas, antioxidantes, antissépticas, anti-ulcerosas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas. O picão é encontrado com facilidade na América do Sul, na África, no Caribe e nas Filipinas.

Para que serve? 8 benefícios do chá de picão

Agora, finalmente, vamos conhecer os benefícios do chá de picão e indicações da bebida. Confira na lista a seguir:

1. Combate ao inchaço

A planta medicinal que dá origem ao chá possui propriedades diuréticas, como acabamos de ver no tópico anterior. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina.

Tal mecanismo ajuda a tratar a retenção de líquido e a combater o inchaço que surge em decorrência da condição. Só é preciso tomar cuidado para não exagerar na dosagem da bebida e acabar sofrendo com uma desidratação.

2. Ação antioxidante

Como vimos, o picão também possui propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos e bebidas com ação antioxidante é importante para combater os radicais livres encontrados no organismo.

Esses radicais livres são ruins para a saúde do corpo humano porque estão associados ao desenvolvimento de doenças perigosas como o câncer e do envelhecimento precoce.

3. Auxílio ao tratamento da icterícia

A erva que dá origem ao chá é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil como um medicamento natural que pode integrar o tratamento da icterícia.

A condição é causada pelo aumento de bilirrubina (pigmento amarelo encontrado no sangue e nas fezes, que é produzida quando os glóbulos vermelhos são desintegrados) no organismo e é caracterizada pelo surgimento de uma coloração amarela na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos.

4. Ajuda a tratar picadas de insetos, úlceras e hemorroidas

Existe uma versão mais concentrada do chá de picão que pode ser utilizada para auxiliar a recuperação de assaduras e irritações provenientes de picadas de insetos.

A compressa feita com a bebida também pode ser aplicada em casos de úlceras e hemorroidas. A aplicação no local afetado deve ser realizada com o chá morno e coado através de um pano molhado na bebida.

A maneira de preparar o chá você poderá conferir mais abaixo.

5. Saúde respiratória

O chá de picão contribui com a limpeza dos seios nasais, com a higienização de vias aéreas que se encontrem congestionadas e a acabar com a tosse persistente que permanece mesmo depois do término de um quadro de gripe.

6. Colabora com a proteção ao fígado

A planta medicinal possui propriedades hepatoprotetoras, o que significa que ela traz uma ação de proteção em relação ao fígado. A erva auxilia o equilíbrio e a desintoxicação do órgão.

7. Controle da pressão arterial

O chá de picão apresenta potencial de auxiliar o controle da pressão arterial sem causar alterações na urina ou no coração. Entretanto, quem sofre com problemas de pressão não deve fazer uso da bebida para esse fim sem antes consultar o seu médico.

8. Diminuição dos níveis de açúcar no sangue 

A planta é conhecida como hipoglicemiante, ou seja, tem o efeito de causar uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue. Embora isso possa parecer vantajoso para quem sofre com taxas descontroladas de glicose no sangue como acontece em um quadro de diabetes, também é fundamental consultar o médico antes de usar a erva.

Por exemplo, se a pessoa já seguir um tratamento e tomar medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue, o chá de picão poderá influenciar para que haja um quadro de hipoglicemia, que é quando as taxas de glicose ficam baixas demais.

Um quadro de hipoglicemia pode trazer problemas como confusão mental, dificuldade para realizar as atividades rotineiras do dia a dia, convulsão, perda de consciência, coma, palpitação, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento ao redor da boca.

Como fazer chá de picão 

Ingredientes: 

  • 3 colheres de sopa da erva picão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Despejar a água em uma panela e levar ao fogo;
  2. Então, acrescentar a erva e esperar atingir o ponto de fervura. Quando isso acontecer, desligar o fogo e tampar a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
  3. Após, basta coar e consumir. A quantidade de ingestão recomendada é de uma a duas xícaras diariamente.

Chá de picão para picadas de insetos, úlceras e hemorroidas

Para casos como estes, a recomendação é simples: basta preparar uma bebida mais concentrada, com uma quantidade da planta medicinal maior do que a descrita na receita anterior. No mais, é só seguir o mesmo procedimento para preparar a bebida e molhar uma toalha com o chá antes de aplicar no local afetado pelas condições. 

Cuidados com o picão

A planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas e pessoas alérgicas ou sensíveis à cafeína, já que apresenta uma pequena quantidade da substância. Crianças e mulheres que estejam em fase de amamentação de seus bebês não devem fazer uso do picão sem consultar o médico.

Antes de usar a planta para auxiliar o tratamento de qualquer doença, também vale a pena conversar com o médico para saber se ela é realmente indicada para o caso. É importante ter em mente que a erva não pode substituir nenhum tratamento.

O profissional também deve ser consultado caso esteja sendo feito uso de algum tipo de medicamento. Isso é necessário para verificar se não existem riscos de interação entre o remédio e a planta medicinal.

Você já experimentou o chá de picão? Conhecia todos esses benefícios relacionados à planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (360 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...

158 comentários em “8 Benefícios do Chá de Picão – Para Que Serve, O Que é e Indicações”

  1. Precisamos ter cuidado com o uso do bicarbonato. Ele é corrosivo. Agride muito o estômago.
    Para terem ideia é usado para alvejar roupa e desentupir pias.

  2. O chá de picão foi autorizado pela Anvisa e bebes pode tomar banho para a interecia, febre em banhos.
    Ainda a mulher que tem problemas uterinos pode fazer uso.

  3. Aqui em casa meus sobrinhos, filha, e netos. Tomaram o chá de picão. Minha filha nasceu com infecção urinária e eu fiquei edemaciada demais e tomamos o chá de picão

  4. Dei o chá para meu filho que estava com febre alta e em nenos de uma hora a febre de 38.8c° caiu para 36.5c°.

  5. Todos os meus filhos,sobrinhos e netos beberam e tomaram banho de chá de picão para icterícia e garanto a todos que foi ótimo,ninguem precisou levar ao médico para tomar banho de luz esse chá é o melhor método.Deus abençoe á todos.
    Esta pagina está de parabéns.

  6. Tive irritação na vagina, uma coçeira forte, fiz o chá tomei e coloquei no algodão e passei na vagina.
    Graças a Deus, que criou esta erva com essência medicinal de excelente qualidade.
    Estou ótima!

  7. Tomei gostei porque me de uma certa paz e deu sono pois tenho dificuldade pr dormir vou continuar tomando 2 vezes ao dia

  8. Minha colega usou o chá com o tratamento hepatite c hoje já está de alta agora vou tomar para gordura no fígado diabete artrose mais foi bom a dosagem porque as pessoas se perde nisso aí pode dar alergia pelo excesso PARABÉNS obrigado

  9. Meu marido, teve uma desidratação por causa de uma virose e os rins dele pararam de funcionar, estava fazendo hemodiálise três vezes na semana .
    Ele tomou o chá de picão com caninha do brejo em poucos dias seus rins voltaram a funcionar .

    • Boa noite vi seu comentário eu também faço hemodiálise queria que a Sra me explicasse mais sobre esse chá e se funcionou de verdade e como preparar ele e quantas vezes tomar ele .

  10. Olá bom dia, trabalho muito tempo sentado, tenho 39 anos estou tento dificuldade pra fazer numero 02 sera que esse chá de picão resolve esse problema, as vezes passo 6 dias sem fazer numero 02, sera que alguém pode mim responder.

    • Olá Adailton. Coma quiabo refogado que funciona bem como laxante natural. Também coma ameixas secas sem caroço. Começe a fazer exercícios físicos diariamente. Suco de tamarindo também é laxativo. Diminua o consumo de carnes e embutidos e aumente o consumo diário de frutas e legumes frescos. Tome ao menos 2 litros de água por dia.

    • Então minha querida , eu não sei se o chá de picao funciona para esse caso mas tenho certeza que se vc incluir na sua dieta diária pêra mamão ameixa e sei com experiência própria que o fazê-lo de trigo incluindo na sua alimentação diária regulariza seu intestino ok vai enfrente que vai dar certo

  11. Tenho muitos em meu quintal.Toda semana retiro um monte , higienizo , e ponho para secar…uso a semana toda, e dou para minhas filhas também , para sinusite é o que há.

  12. boa noite,tenho tomado o chá do picao e vi resultado sim muito bom,gostaria de saber se ele serve pra alergia estou com uma irritação por todo corpo posso tomar ele pra isso,não estgou podendo receber resposta no meu e-mail só pelo face como faço pra saber a resposta

    • Boa tarde. A muitos anos atrás o meu marido teve hepatite o próprio médico indicou o chã de picão e comer muito maxixes e foi excelente, e ficou curado🙏🏽

    • to com gordura no figado grau 3
      to tomando cha de picao
      ate a minha diabete abaixou deu 100 depois do almoco ja no primeiro dia que tomei e e diuretico vou muito no banheiro a pressao tbm regulou 12/8

    • Ermina 03/9/2019 bom dia Ja tomei tinha uma infecção urinária de modo persistente cada 2 meses fiquei boa no mesmo dia que tomei

        • BOA NOITE ANA. EXPERIMENTA TOMAR BICARBONATO DE SÓDIO.
          COLOQUE UMA COLHER DE SOPA DE BICARBONATO EM 300 ML. DE ÁGUA E VAI BEBENDO DURANTE O DIA, OU QUATRO COLHERES DE SOBREMESA NO DECORRER DO DIA. PARA OS HOMENS QUE TEM A PRÓSTATA ALTERADA É UM SANTO REMÉDIO.

      • Ola Ermina ! Vou tomar , pois tb tenho essa confecção urinária que vai e volta , queimação. Tomara que de certo.

  13. Boa tarde tenho pressão alta,posso tomar chá de picão pois estou com muita dor no pé da barriga,portanto passei no médico estou com cálculos renais

    • Para infecção urinária e bom esse remédio caseiro
      Minha nene de 3 anos eSta com infecção urinária bactériana e quero fazer chás caseiro para ela toma
      Ela já toma remédio pelo médico
      Mas me disseram que remédio caseiro e melhor
      Se alguém puder me receita algum

  14. Sofria com dor de hérnia de disco, passou totalmente, lógico que n deixo de fazer exercícios, tomo 2x ao dia. Uma benção na minha vida

    • Estou na fase de menopausa e tenho tido infequicão urinária constante posso tomar o picão??

  15. Faço uso dessa erva á muitos anos,para infecção urinária e para limpar as vias respiratórias.
    Muito bom
    Sempre vejo resultado
    Use com cautela,mesmo sendo natural há riscos para saúde.

  16. Como eu devo tomar este chá para quem tem hemorróidas quantas vezes ao dia, me passa essa orientação muito obrigado, é bom dia.

  17. É um excelente medicamento contra a hepatite . Tomei chá, comi na salada e tomei banho. Estou procurando pois estou com gordura no fígado.

  18. Vou preparar esse chá e experimentar uma xícara pela manhã, durante uma semana. Pois o remédio alopata me deixa com efeitos colaterais desagradáveis. E a diabete chega a 140. Queria reduzir para não tomar remédio…..

    Preciso também de algo para tirar dores, já que sou alérgica a anti-inflamatórios diversos. Doi ombro, braços, costa, pernas… Me disseram que é da diabete. Se alguém souber algo, para me indicar ficarei grata.

    • Eu estava com a glicemia alterada também , tomei chá da folha da amoreira, normalizou minha glicemia agora fica em torno de 99, chega no máximo 110
      Tomei o chá todos os dias por uns 4 meses

  19. Meu quintal aqui em São Francisco do conde virou ilha dessa planta tava sofrendo com fígado e tou curando com ela.

  20. No meu quintal essa erva parece praga. Estou com problemas no fígado e nem sabia que era bom,só sabia que é ótimo para diabéticos e quem sofre com problemas renais. Minha irmã tinha crises horríveis renais e o marido da minha amiga é diabético,ambos melhoraram consideravelmente.
    Agora vou começar a tomar pro fígado.

  21. Eu tive hepatite, mas não me lembro qual, minha urina era preta igual coca cola, olhos e pele amarela, tomei muito chá e banho de picão. Quando voltei ao médico, já não tinhas mais nada.

  22. NÃO CONHEÇO ESTA ERVA MAS , DEPOIS DE TANTOS DEPOIMENTOS POSITIVOS, VOU COMPRAR , POIS SOU DIABÉTICO, MEU FILHO, MINHA ESPOSA ESTOU ANSIOSO PARA TESTAR, MUITO GRATO,
    3

  23. Sentia muitos incômodos nas juntas dedos mãos, e joelho, pés, . Se uma amiga tomou porque sofre com a zika chicugunha.., então pode ser bom para o corpo para as minhas dores.

    Estou tomando e fazem 2 dias, me sentindo ótima. Poxa nem acredito. SE é bom para diurético, otimo, sofro muito com isso.
    Logo, direi se estou melhor que hoje.

    • Eu tomo para melhorar meus sintomas de psoríase,,e as encontro em terrenos baldios, praças ,!pois é considerado como pragas pois cresce em demasia

    • Meu bebê tem dez dias e está com icterícia e ele amamenta no peito, como fazer para ele o chá e picão

    • Moro em SP e aqui em casa parece praga,arranco um pé e nasce 20.
      Se eu soubesse como mandar algumas sementes pra vc,te ajudaria e me ajudaria kk

        • Bo dia
          Se vc não consegui encontrar vc pode ir numa farmácia de manipulação que sempre encontra pra vender,vem limpinho.

      • Ja que estou com muita tosse e ja tomei varios remedios e nao melhorei entao me indicaram este produto natural
        Vou testa !

          • Minha mãe estava com uma tosse dos infernos a dois anos dei 250 ml do chá de picão no primeiro dia de 6 em 6 horas, e segui nos outros dias de 8 em 8 horas durante 7 dias. A tosse foi embora agora dou uma vez ao dia. Ela tem varios problemas de saúde e nas minhas pesquisas não achei contra indicação no chá de picão. Cultive em casa é muito bom eu tomo mesmo não tendo problemas de saúde.

          • Olá, bom dia moro em Santos/SP semana passada assisti ao vídeo dr Gabriel Azzini sobre esteatose hepática (gordura no fígado). Nos comentários alguém falou do Bidens pilosa (científico), o tal Picão preto. Tenho gordura no fígado e comecei hj a tomar o chá, espero o resultado positivo!

      • Olá, bom dia moro em Santos/SP semana passada assisti ao vídeo dr Gabriel Azzini sobre esteatose hepática (gordura no fígado). Nos comentários alguém falou do Bidens pilosa (científico), o tal Picão preto. Tenho gordura no fígado e comecei hj a tomar o chá, espero o resultado positivo!

      • Eu gostei de saber q o chá de picao ajuda no combate à diabete vou tomar o chá e depois wu falo se deu certo ok

Deixe um comentário