8 Benefícios do Chá de Picão – Para Que Serve, O Que é e Indicações

Especialista:
atualizado em 05/07/2020

Diversos produtos naturais podem beneficiar a saúde quando utilizados de maneira adequada. E, além de contar com o conselho do médico, uma boa forma de fazer isso é conhecer informações a respeito do item em questão.

Vamos falar abaixo sobre um desses produtos, o chá de picão, e conhecer os seus benefícios e indicações.

O que é o chá de picão?

A bebida é preparada a partir de uma planta medicinal conhecida como picão, mas que também é chamada pelos nomes de picão-preto, carrapicho, carrapicho-agulha, carrapicho-picão, erva-picão, gariofilata, guambu, macela-do-campo, piolho de padre, pica-pica e amor de mulher. Já seu nome científico é Bidens pilosa.

A erva apresenta propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas, diuréticas, antioxidantes, antissépticas, anti-ulcerosas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas. O picão é encontrado com facilidade na América do Sul, na África, no Caribe e nas Filipinas.

Para que serve? 8 benefícios do chá de picão

Agora, finalmente, vamos conhecer os benefícios do chá de picão e indicações da bebida. Confira na lista a seguir:

1. Combate ao inchaço

A planta medicinal que dá origem ao chá possui propriedades diuréticas, como acabamos de ver no tópico anterior. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina.

Tal mecanismo ajuda a tratar a retenção de líquido e a combater o inchaço que surge em decorrência da condição. Só é preciso tomar cuidado para não exagerar na dosagem da bebida e acabar sofrendo com uma desidratação.

2. Ação antioxidante

Como vimos, o picão também possui propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos e bebidas com ação antioxidante é importante para combater os radicais livres encontrados no organismo.

Esses radicais livres são ruins para a saúde do corpo humano porque estão associados ao desenvolvimento de doenças perigosas como o câncer e do envelhecimento precoce.

3. Auxílio ao tratamento da icterícia

A erva que dá origem ao chá é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil como um medicamento natural que pode integrar o tratamento da icterícia.

A condição é causada pelo aumento de bilirrubina (pigmento amarelo encontrado no sangue e nas fezes, que é produzida quando os glóbulos vermelhos são desintegrados) no organismo e é caracterizada pelo surgimento de uma coloração amarela na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos.

4. Ajuda a tratar picadas de insetos, úlceras e hemorroidas

Existe uma versão mais concentrada do chá de picão que pode ser utilizada para auxiliar a recuperação de assaduras e irritações provenientes de picadas de insetos.

A compressa feita com a bebida também pode ser aplicada em casos de úlceras e hemorroidas. A aplicação no local afetado deve ser realizada com o chá morno e coado através de um pano molhado na bebida.

A maneira de preparar o chá você poderá conferir mais abaixo.

5. Saúde respiratória

O chá de picão contribui com a limpeza dos seios nasais, com a higienização de vias aéreas que se encontrem congestionadas e a acabar com a tosse persistente que permanece mesmo depois do término de um quadro de gripe.

6. Colabora com a proteção ao fígado

A planta medicinal possui propriedades hepatoprotetoras, o que significa que ela traz uma ação de proteção em relação ao fígado. A erva auxilia o equilíbrio e a desintoxicação do órgão.

7. Controle da pressão arterial

O chá de picão apresenta potencial de auxiliar o controle da pressão arterial sem causar alterações na urina ou no coração. Entretanto, quem sofre com problemas de pressão não deve fazer uso da bebida para esse fim sem antes consultar o seu médico.

8. Diminuição dos níveis de açúcar no sangue 

A planta é conhecida como hipoglicemiante, ou seja, tem o efeito de causar uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue. Embora isso possa parecer vantajoso para quem sofre com taxas descontroladas de glicose no sangue como acontece em um quadro de diabetes, também é fundamental consultar o médico antes de usar a erva.

Por exemplo, se a pessoa já seguir um tratamento e tomar medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue, o chá de picão poderá influenciar para que haja um quadro de hipoglicemia, que é quando as taxas de glicose ficam baixas demais.

Um quadro de hipoglicemia pode trazer problemas como confusão mental, dificuldade para realizar as atividades rotineiras do dia a dia, convulsão, perda de consciência, coma, palpitação, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento ao redor da boca.

Como fazer chá de picão 

Ingredientes: 

  • 3 colheres de sopa da erva picão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Despejar a água em uma panela e levar ao fogo;
  2. Então, acrescentar a erva e esperar atingir o ponto de fervura. Quando isso acontecer, desligar o fogo e tampar a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
  3. Após, basta coar e consumir. A quantidade de ingestão recomendada é de uma a duas xícaras diariamente.

Chá de picão para picadas de insetos, úlceras e hemorroidas

Para casos como estes, a recomendação é simples: basta preparar uma bebida mais concentrada, com uma quantidade da planta medicinal maior do que a descrita na receita anterior. No mais, é só seguir o mesmo procedimento para preparar a bebida e molhar uma toalha com o chá antes de aplicar no local afetado pelas condições. 

Cuidados com o picão

A planta medicinal não deve ser utilizada por mulheres que estejam grávidas e pessoas alérgicas ou sensíveis à cafeína, já que apresenta uma pequena quantidade da substância. Crianças e mulheres que estejam em fase de amamentação de seus bebês não devem fazer uso do picão sem consultar o médico.

Antes de usar a planta para auxiliar o tratamento de qualquer doença, também vale a pena conversar com o médico para saber se ela é realmente indicada para o caso. É importante ter em mente que a erva não pode substituir nenhum tratamento.

O profissional também deve ser consultado caso esteja sendo feito uso de algum tipo de medicamento. Isso é necessário para verificar se não existem riscos de interação entre o remédio e a planta medicinal.

Você já experimentou o chá de picão? Conhecia todos esses benefícios relacionados à planta medicinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (373 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

162 comentários em “8 Benefícios do Chá de Picão – Para Que Serve, O Que é e Indicações”

  1. No meu caso q nao devo tomar antiinflatorios para nao prejudicar mais os rins q esta com insulficiencia renal, esta erva antiinflatoria seria ruim? E o potassio dela e altonao prejudicaria? Obg

  2. já tive hepatite medicamentosa,minha mãe tinha habito de tomar e nós tbm desde pequenos, tbm continuei tomando msm internada kk
    claro que cada organismo é de um jeito nê, ate hoje tomo, inclusive acabei de preparar um! Dou 1/4 de chá pros meninos e tomo um copo toda vez que sinto sede kkkk Tive problemas para engravidar e as duas vezes que aconteceu estava tomando o chá! ELE É excelente msm! Cuidado pra não fazer muito forte, é diurético msm,toda hora vou fazer xixi kkk sinto que limpa e os rins agradecem! SAÚDE A TODOS!

  3. Cloves Luz de Oliveira , tinha pisoríase , sofria da meloza e escamosa , ficava tão inchado, igual O santo padre quando faleceu ; tomai o chá só do espinho do picão, foi o santo remédio ; passado uns 4 dias, desapareceu tudo , a pisorísa e o inchaço , ai , vultei ao médico , ele olhou a minha perna e me disse, você não tem nada; disse -me eu de dei remédio , disse não ; o médico me perguntou o que você tomou , eu disse chá do espinho do picão o medico não gostou , acabou o assunto a respeito de doença. tenho 80 anos de idade,( já fiz 3 pontes safenas uma mamária , agiopastia uma 4 ; estou infartado , tenho artéria 80 por cento obstruída no coração , o meu coração é funciona 43 por cento ; GRAÇAS AO NOSSO BONÍSSIMO DE DE AMOR E PODER INFINTO ; ESTOU VIVENDO. ( OBS. ESPINHO DO PICÃO PRETO DUAS A 3 X AO DIA

  4. Graças a Deus primeiramente e seg o chá de picao meu filho foi curado de dermatite atopica
    Esse chá aqui em casa nos tomamos tbm pra qualquer infecção ele realmente funciona msm

  5. Esse chá está me servindo muito,estou fazendo uso pra diabete,hipertensão,retenção de líquido,gordura no fígado. Excelente mesmo,estou satisfeita.

  6. Tive cirrose empática por motivo dos medicamentos que tomo para diabe e pressão alta . Um amigo da Bahia me indicou para tomar este milagroso chá do PICÃO , graças a DEUS me curou. A casa três meses durante uma sema, tomo meio copo manhã e meio à noite .

  7. A 37 anos , meu filho teve hepatite, ficou muito mal, o pediatra muito bom de. Evandro. Receitou chá e banho de picão, alimentação comer biscoito maisena e geleia de mocotó Colombo. E o remédio d farmácia Legalon, e repouso absoluto. Salvou meu filho.

  8. Olá boa tarde! Descobri em um check up de rotina, há 5 meses que estou com início de diabetes.
    Também tenho tido repetidamente ardências ao urinar.
    O médico receitou antifunjicos, pomada, creme e Antibiótico, melhoram por uns dias mais volta.
    Segundo ele é preciso baixar o açúcar com alimentação. Troquei toda a alimentação e faço caminhada no simulador, mais não baixa o açúcar e nem para de arder.
    Alguém sabe me dizer se tomando esses chá e até fazendo banho, posso ser curada? Ficarei grata se tiver uma resposta. obrigado

  9. Descobri há 5 meses, em um check up de rotina, que estou com início de diabetes. O médico me recomendou, ajustar mais ainda a alimentação, porém não está baixando… Toda vez que faço xixi arde muito. Pomadas, cremes não adianta… Tomei antibiótico. Antifúngico, receitado pelo médico e melhora por uns dias e volta.
    Será que esse chá resolve? Vou procurar na Farmácia de ervas, e fazer o chá pra beber e pra tomar banho. Quanto de chá posso tomar por dia?

  10. Olá, sempre tive dificuldade de engravidar depois que uma amiga me falou aí comecei a tomar foi tire e queda, no outro mês já fiquei grávida .. eu recomendo

  11. Bom, desde que me entendo por gente já ouvia a respeito desta erva. Minha avó, nos deu (a mim e meus irmãos), quando éramos bebês, para uns pra curar da ictiricia, para outros, pra previnir possíveis inflamoces, e para as parturientes(minha avó e minha mãe, foram parteiras) no mês que possivelmente nasceria seus bebês, para evitar infecções e ou inflamoces pós parto. Lembro-me que era TD muito bem fracionado e dosado.
    Meu avô era farmacêutico homeopata(nome que se dava na época aos conhecedores e tratadores naturais).
    Meu primeiro filho, hoje com 26 anos não precisou tomar o chá, nem o banho pq tomei no mês que antecedia seu nascimento, já minha filha, eu não tomei antes, e ela precisou tomar ambos(banho e chá) na primeira semana de nascida pois teve seu exame alterado na bilirrubina, e mesmo como os banhos de luz, não resolveu 109% e eu já “macaca velha”, lancei mão do tão famoso e eficiente chá e banho de picao que ligo resolveu a situação. Eu fiz pra minha neta quando nasceu, (agora com 3 anos), e Hoje estou fazendo com meu netinho que acabou de vir da maternidade (8 dias de nascido), e adivinhem pq? Minha filha teve medo de tomar no seu último mês de gestação, pq teve medo de abortar. . . Mas no último mês de gestação não tem problema algum tomar 50ml 3 x ao dia. Total de 150ml por dia. Super recomendo.
    Tratei visicula tbm. Hoje estou tomando para edema pq na pré menopausa tenho sofrido com o inchaço devido às alterações hormonais. Recomendável tbm para tratar, inflamacoes do trato uterino, feridas de colo de útero, candidíase, secreções vaginais(corrimento), tratei minha sobrinha. Nesses casos tome o chá, e faça banhos de assento.
    Bom, acho que já deu né! Esse depoimento com certeza é, e será o major por aqui até o apocalipse! Kkkk bom dia! Espero que ajude.

  12. Não prejudica. Inclusive, quando tive minha filha eu bebia 3 colheres de sopa (era pouco pra não prejudicar o leite materno) e lavava os pontos do parto. Acredito que os pedaços que sai da sua menstruação seja um processo de limpeza.

  13. Nunca soube das propriedades dessa erva ,ultimamente tenho sentido muitas dores de cabeça por causa da enxaqueca e isso tem atrapalhado em tudo ,na menstruação ,organismo ruim e resolvi fazer o chá de picão e daqui uns dias quero ver se melhorou.

  14. É uma erva muito boa mesmo. Tomo pra gordura no fígado, mas percebi que t perdi uma quilinhos’ , graças a Deus. Só que eu queria saber se prejudica o período menstrual, pq ultimamente tenho menstruando pouco e qd vem, fixa saindo de pedaços.

    • Não prejudica. Inclusive, quando tive minha filha eu bebia 3 colheres de sopa (era pouco pra não prejudicar o leite materno) e lavava os pontos do parto. Acredito que os pedaços que sai da sua menstruação seja um processo de limpeza.