8 Receitas de Suco de Couve Para Emagrecer

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Para emagrecer vale a pena apostar em dicas gostosas e criativas para quebrar os quilinhos extras que acabou ganhando, sem comprometer sua saúde. E uma delas é repensar seu consumo de folhas, em especial a couve.

Em geral, não consumimos suficientemente as vitaminas que vêm de vegetais de folhas verdes porque não temos o hábito de escolhê-los com frequência em nossas refeições, ou até mesmo os optamos somente em quantidades mínimas. Então, muitas vezes ficamos doentes, ganhamos peso e somos vítimas de doenças sistêmicas. Lembre-se ainda que nossa comida é também menos nutritiva do que nunca, pois é cultivada em solo deficiente, armazenada por um longo tempo, e transportada em todo o globo.

E uma das hortaliças mais indicadas na hora de começar uma desintoxicação ou emagrecer é a couve, considerada uma das mais completas em vitaminas e nutrientes. Sua ingestão ameniza a frágil dieta do ser humano, em geral, pobre de alimentos com propriedades ricas de uma dieta anti-inflamatórias e imunológicas.

Uma opção interessante de consumo para emagrecer é fazer o suco e couve, que promove diversos benefícios além da perda de peso à saúde. Saiba um pouco mais e confira algumas receitas abaixo:

Benefícios de saúde do suco de couve

Além dos efeitos anti-inflamatórios fortes que ajudam as articulações, o suco de couve fortalece as unhas e ossos, eliminando inclusive as manchas brancas das unhas. É importante saber, se você tem crianças pequenas, que o leite não é a melhor forma para fornecer cálcio e construir ossos mais fortes. Mas sim este suco, pois tem um melhor efeito, além de fornecer uma proteção global de doenças sistêmicas e obesidade para seus pequenos. Ainda mais:

  • Ajuda a desintoxicar o corpo e estimular o sistema imunológico;
  • Auxilia na proteção contra o câncer;
  • Protege a pele e visão. É especialmente importante para as pessoas idosas, que são mais suscetíveis a estes problemas;
  • Ajuda a perder peso naturalmente;
  • Fornece uma alta quantidade de fibras, contribuindo para um melhor funcionamento do intestino, e é extremamente rica em ácido fólico, potássio, betacaroteno e ácido éster hidrocinâmico (um composto anti-idade).

Dicas relacionadas ao suco de couve:

  1. Primeiro de tudo, experimente receitas que misturem o suco de couve com suco de cenouras e outras frutas e vegetais. Você não tem que beber suco de couve 100% puro. Se você não está acostumado com isso, comece com uma quantidade menor para consumo;
  2. Para que as propriedades nutricionais do suco não se percam, consuma o suco no máximo após 30 minutos o preparo;
  3. Se estiver tomando anticoagulantes, cuidado. Couve contém tanta vitamina K que pode alterar a viscosidade do sangue. Isso não deve impedi-lo de beber o suco de couve, você só precisa beber a mesma quantidade todos os dias e peça ao seu médico para ajustar a medicação, caso necessário. A quantidade de diluentes de sangue pode dobrar para as pessoas que têm uma dieta baseada em plantas, mas isso não deve nos impedir de fazê-lo!
  4. Dependendo do seu espremedor de sumos, hortaliças como a couve podem ser um desafio de serem trituradas. Assim, se o seu espremedor não faz bem suco de folhas, misture junto legumes duros como cenouras. Você tem outras alternativas, como as maçãs, por exemplo. Use a polpa que sai do espremedor para assar e fazer caldo de carne. Polpa de cenoura e folhas de couve (sem hastes) são excelentes em bolos!

Abaixo, algumas receitas e variações do suco de couve para emagrecer que você pode tentar fazer em casa:

1. Suco de couve e limão

Dois alimentos antioxidantes e ricos em vitamina C que vão contribuir não somente para eliminar os quilos indesejados mas também prevenir doenças degenerativas e o envelhecimento precoce da pele.

Bata no liquidificador o suco de um limão, com um copo (300ml) de água (substitua por água de coco se preferir), duas folhas de couve e algumas folhinhas de hortelã.

2. Couve, gengibre e laranja

O gengibre é uma especiaria considerada um alimento termogênico, ou seja, algumas pitadas bastam para acelerar o metabolismo. Sendo assim, esta receita de suco verde com gengibre é uma ótima pedida para quem busca perder algumas calorias.

Para tal, reúna 2 laranjas, 3 folhas de couve, 1 gengibre e 1 litro de água. Descasque as laranjas e corte-as em pedaços, e retire as sementes. Coloque no liquidificador as folhas de couve bem lavadas e com talo, acrescente um pedacinho de gengibre e complete com o litro de água. Bata tudo. Depois, coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

3. Suco de Couve e melancia

Esta é uma receita de suco anti-inflamatório, bom para o consumo depois e durante as doenças infecciosas, gripes e resfriados, ótimo para redução da pressão arterial e fortalecer as unhas e ossos.

Para o preparo, utilize 800 gramas de melancia, 40 gramas de couve-manteiga cortada, 20 gramas de gengibre fresco e 6 colheres de sopa de suco de limão natural. Lave a melancia, a couve manteiga (2 folhas), o limão (utilizei 2 limões galego) e o gengibre. Depois, descasque a melancia, retire as sementes e corte em pequenos pedaços. Extraia o suco do limão e descasque o gengibre. Bata a melancia no liquidificador e acrescente os restantes ingredientes.

4. Suco de maracujá com couve

Combinar folhas de couve com maracujá não parece muito agradável, mas o suco desses ingredientes dá um ótimo inibidor de sintomas da menopausa. Basta bater no liquidificador 2 folhas de couve, polpa de 1 maracujá, 2 colheres de mel e 3 copos de água. Beba um copo de 200ml três vezes no dia.

5. Couve e abacaxi

O abacaxi tem propriedades depurativas e desintoxicantes. Ajuda o organismo a se livrar de toxinas. Nunca use o abacaxi em caldas, e sim frutas frescas.

Para esta receita, separe 4 ou 5 fatias de abacaxi, 1 maço de espinafre, 1 punhado de folhas de couve, 2 maçãs verdes e 4 folhas de hortelã. Bata todos ingredientes na centrífuga ou liquidificador e beba bem gelado.

6. Suco de couve, cenoura, maçã e aipo

Além de ser uma ótima receita para emagrecer, o preparo abaixo promete combater a insônia também.

Utilize 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã e 1 punhado de salsa. Após lavar as maçãs, cenouras e couve, corte as cenouras longitudinalmente para caber em seu espremedor, bem como as maçãs. Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.

7. Couve e frutas vermelhas

Essa combinação tem ação antioxidante e anticarcinogênica, ou seja, de agentes que reduzem a freqüência ou a taxa de manifestação de tumores espontâneos ou induzidos, independentemente do mecanismo envolvido.

Para tal, separe 2 folhas de couve, 1 xícara de amoras congeladas, 1 xícara de framboesas congeladas, 400 ml de água e adoçante a gosto. Lave e retire os talos das folhas de couve. No liquidificador, bata todos os ingredientes, até ficar homogêneo. Se preferir, coe o suco, e sirva em seguida.

8. Suco de couve e chia

A chia é uma grande facilitadora na perda de peso, pois controla a fome. Isso ocorre porque as sementes, quando entram em contato com a água, formam um gel no estômago, tornando a digestão mais lenta. A chia também é rica em fibras que regulam o trânsito intestinal, reduz o colesterol, é rica em ômega-3, combate inflamações, previne o envelhecimento e eleva a imunidade.

Imagine combinar todo este poder da chia com a couve, e outros ingredientes saudáveis e saborosos, em um suco desintoxicante para o organismo!

Para o preparo, corte 1/2 cenoura, 1 maçã, 1/2 pepino, 1 colher de sopa de Chia, 200 ml de água de coco e hortelã a gosto. Bata tudo no liquidificador e beba sem coar. Você pode escolher a forma de chia que mais agradar ao seu paladar: em grão ou farinha.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Qual dessas receitas mais agradou o seu paladar, pelo menos à vista? Já experimentou algum suco de couve antioxidante que possa compartilhar conosco? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “8 Receitas de Suco de Couve Para Emagrecer”