Especialista da Área:

Chia Emagrece Mesmo? Descubra a Verdade

Sementes de chia são aclamadas por muitas pessoas por seus benefícios nutricionais e de perda de peso. Para os que querem usar a chia para emagrecer, é importante saber que a principal vantagem que supostamente pode te ajudar a perder peso é sua grande quantidade de fibras. As fibras devem ajudar a reduzir a fome ao aumentar a sensação de saciedade (ela cria mais massa no seu estômago, especialmente após absorver água). Além disso, as sementes de chia também contêm gorduras saudáveis (ômega 3). Além disso, elas não contêm açúcar, o que soa como outra coisa boa para adicionar ao seu arsenal de perda de peso.

Considerações Calóricas

Qualquer pessoa alegando que a semente de chia emagrece, não pode esquecer de mencionar que elas ainda contêm calorias. Ainda assim, provavelmente há outras razões que valem a pena utilizá-la além de te ajudar a perder peso. No que diz respeito a calorias, não importa se elas vêm na forma de açúcares, gorduras saudáveis ou gorduras não saudáveis, se você ingerir demais, as sementes de chia apenas te ajudarão a ganhar peso. Mas se você ingerir da maneira certa (como colocando em um chá emagrecedor), a chia emagrece. Enquanto o perfil nutricional das sementes de chia é melhor que a maioria dos alimentos modernos (o que justificaria usar a chia para emagrecer), elas ainda são um alimento calórico. Calorias não sabem de onde elas vêm ou quando há muitas delas, elas terminarão acumuladas como gordura na maioria das pessoas. Embora as sementes de chia possam ser uma ótima alternativa para outros tipos de gorduras (como a gordura nas batatas fritas ou no cheeseburguer), simplesmente adicionar sementes de chia à sua dieta provavelmente apenas irá piorar as coisas (pelo menos para a perda de peso).

Saciedade

Como já foi dito, é a grande quantidade de fibras nas sementes de chia que faz com que as pessoas afirmem que a chia emagrece, no entanto, por mais que as fibras realmente ajudem a aumentar a sensação de saciedade, elas certamente não são as únicas que podem fazer isso. Outra coisa que pode fazer um trabalho muito melhor é o volume. Vamos ver alguns exemplos de equivalentes calóricos de 100 gramas de sementes de chia. 100 gramas de sementes de chia contêm 486 calorias. Porém, 1,6 quilos de melancia ou 4 quilos de pepino também contêm 486 calorias. Você realmente é capaz de comer 4 quilos de pepino? Certamente não, mas o que quer que você possa comer pode oferecer uma sensação de saciedade muito melhor do que toda a fibra que pode estar contida em 100 gramas de sementes de chia. Nenhuma quantidade de alegações sobre a sensação de saciedade induzido pelas fibras pode ser maior do que o que volume pode fazer por você.

Sabor

Talvez você não goste de pepino, ou mesmo melancia, mas já que as sementes de chia também não têm muito sabor, você pode pensar em outras alternativas menos calóricas e mais saborosas. É claro, você pode colocar as sementes de chia em uma vitamina e fingir que elas têm um sabor melhor assim, mas já que sozinhas elas quase não têm sabor, elas não estão adicionando nada à vitamina (exceto talvez um pouco de textura). Sabor é um dos fatores importantes na perda de peso. Se as coisas que você “pode” comer na sua jornada de perda de peso têm um sabor ruim (ou sabor nenhum, como as sementes de chia), isso pode apenas dificultar sua jornada, ou torná-la impossível. No que se refere a comer sementes de chia para emagrecer, não há um benefício de adicionar um alimento altamente calórico e sem sabor à sua dieta, especialmente já que há opções melhores disponíveis.

Estudo: A Chia Emagrece mesmo?

Em teoria, as sementes de chia expandem-se no seu estômago, te ajudando a se sentir cheio, comer menos, e por fim, perder peso. Mas um estudo indica o contrário. “Em um período de 12 semanas, não vimos uma mudança no apetite ou perda de peso” em participantes do estudo que consumiram sementes de chia, diz o pesquisador David Nieman, Doutor em Saúde Pública e professor na Universidade Estadual Appalachian, na Carolina do Norte. “Nosso estudo não mostrou redução de peso, gordura ou melhora em marcadores cardiovasculares tradicionais com 50 gramas de chia por dia.” Um estudo revisando as evidências científicas sobre a chia descobriu resultados similares. “As evidências sobre a chia são limitadas, e apenas dois estudos clínicos examinaram saúde cardíaca e peso,” explica a pesquisadora Catherine Ulbricht, Doutora em Farmácia. “Um mostrou alguns efeitos benéficos para o coração, mas nenhum mostrou qualquer efeito na perda de peso.” Mais estudos são necessários antes que a chia possa ser recomendada para perda de peso ou saúde cardíaca, diz Ulbricht, editora chefe de Natural Standard Research Collaboration.

Vídeo:

Gostou das dicas?

E você, já tinha ouvido falar da chia? Conhece alguma boa receita com ela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...

Deixe um comentário