Simulação Mostra Como Uso Inadequado de EPI Traz Risco de Contaminação Pelo Novo Coronavírus Para Profissionais de Saúde

publicado em

Na luta contra a pandemia do novo coronavírus, os profissionais de saúde atuam na linha de frente e são os mais expostos ao risco de contaminação por trabalharem diretamente no cuidado dos infectados. Por isso, eles precisam ter acessos aos equipamentos de proteção individual (EPIs) e devemos deixar as escassas máscaras cirúrgicas e do tipo N95 para eles e usar as máscaras faciais de pano ao sair de casa.

Entretanto, mais do que usar o EPI, os profissionais de saúde precisam certificar-se de colocar os seus itens de proteção: um estudo demonstrou como o uso inapropriado do EPI pode resultar na exposição ao novo coronavírus. A pesquisa foi publicada na revista médica Medical Education (Educação Médica, tradução livre).

A simulação

O estudo fez essa demonstração por meio de uma simulação: um dos pesquisadores responsáveis pelo trabalho, o diretor do programa de simulação de medicina de urgência da Universidade Atlântica da Flórida nos Estados Unidos, Patrick Hughes, chamou profissionais de saúde e solicitou que eles colocassem equipamentos de proteção como touca, vestimenta médica, luvas cirúrgicas, proteção ocular, máscara N95 e proteção facial (face shield).

Feito isso, eles entraram em uma sala e simularam o atendimento a um grupo de pessoas que tinham sido pulverizadas com uma tinta fluorescente não tóxica que simulou o vírus. A solução fluorescente também foi passada em um nebulizador simulado, que foi dado aos pacientes simulados.

Para não desperdiçar os EPIs, que são essenciais para os profissionais de saúde e estão escassos, os materiais usados na simulação foram limpos e reutilizados em múltiplos treinamentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Depois que os profissionais de saúde terminaram a simulação, eles permaneceram com os seus EPIs e partiram para uma sala, onde as luzes foram apagadas e os pesquisadores utilizaram uma luz negra para ver se havia alguma porção da solução fluorescente que simulou o vírus nos profissionais. Só depois disso que eles removeram os seus EPIs.

Foi observada a presença de solução fluorescente na pele, mostrando que havia sido cometido um erro na hora de colocar ou tirar o EPI. Observou-se que o erro mais comum foi a contaminação das faces e dos antebraços durante a remoção do EPI.

Por sua vez, aqueles que colocaram e tiraram o seu EPI conforme as normas apropriadas não apresentaram sinais do contágio pela solução fluorescente que simulou o vírus em suas peles ou rostos.

Para Hughes, o método de treinamento aplicado em seu estudo permite visualizar facilmente qualquer contaminação que pode ter ocorrido após a remoção completa dos EPIs. “Nós podemos fazer correções imediatas na técnica de cada indivíduo, baseadas na evidência visual de exposição”, afirmou o diretor do programa de simulação de medicina de urgência da Universidade Atlântica da Flórida.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores também acreditam que esse método de treinamento pode ajudar os profissionais de saúde a ganhar confiança em seu treino e nos seus EPIs. Eles também disseram que essa abordagem de simulação representa uma solução eficiente e de baixo custo que pode ser implementada em qualquer hospital.

O estudo de Hughes e sua equipe não foi o único a simular como a propagação do novo coronavírus pode acontecer: um teste similar mostrou como o vírus se espalha facilmente em um restaurante.

Fontes e Referências Adicionais:

Você é um profissional de saúde que precisa usar EPIs no seu trabalho? Tem usado corretamente para não correr os riscos acima explicados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário