Abdominoplastia: Tipos, Recuperação, Cicatriz, Fotos e Dicas

Dentre todas a partes do corpo que as mulheres mais reclamam, o abdômen está entre os 3 que elas mais desejam modificar. Os esforços não são poucos, são adotadas dietas, realização de diversas séries de abdominais, procedimentos estéticos, e ainda assim, diversas delas ainda estão insatisfeitas com os resultados obtidos.

É exatamente por isso que a abdominoplastia se popularizou entre as mulheres. Esse procedimento vem sido adotado não só por gestantes que sofreram com as mudanças em suas medidas, mas muitas outras pessoas que não estão satisfeitas com a aparência de seu abdômen também se submetem a um dos tipos de abdominoplastia para conquistarem a barriga desejada.

É sobre isso que iremos conhecer um pouco mais e você poderá entender como funciona, quais são os tipos e como é a recuperação pós-procedimento. Todas as características serão exploradas e você poderá avaliar com sua opinião sobre a metodologia utilizada para esculpir a barriga que deseja.

O que é?

Esse procedimento também pode ser chamado de plástica de abdômen e/ou dermolipectomia. É um procedimento cirúrgico que reduz o excesso de pele e gorduras localizadas para que o abdômen fique com uma aparência mais firme e tonificada. A remoção do excesso de pele também pode reduzir as estrias aparentes, já que os tecidos serão extraídos.

Ela não é reconhecida como uma medida contra obesidade, muito pelo contrário. Ela é uma alternativa para mulheres que não conseguiram conquistar o mesmo condicionamento da barriga que antes da gestação, pessoas que se submeteram a um processo de perda de peso excessivo, indivíduos que se submeteram a cirurgias bariátricas que resultaram em excesso de pele e muito mais, mas esses são os casos mais comuns.

Tipos

A cirurgia pode variar de acordo com as necessidades de cada um. Para isso, a abdominoplastia pode ser caracterizada por três tipos diferentes. Eles possuem diferenças para se adequar ao desejo e objetivo pessoal de cada um. Abaixo você poderá conhecer melhor e de forma individualizada sobre cada um desses tipos de abdominoplastia, além de ver fotos com antes e depois de pessoas que se submeteram à abdominoplastia:

  • Miniabdominoplastia

abdominoplastia

Ela é internacionalmente conhecida como a abdominoplastia “sarless”. Ela é voltada para aquelas pessoas que desejam reduzir pequenas quantidades de peles, assim, requer um procedimento menor, se comparado aos demais. Ela é indicada para aqueles que não conseguem eliminar a flacidez com as dietas, exercícios e principalmente com os procedimentos estéticos mais simples.

Os cirurgiões realizam uma incisão na parede abdominal inferior, a qual se estende até o umbigo. Esse tipo de abdominoplastia também é reconhecido como “mini” porque não exige que o umbigo seja reposicionado. Assim, o cirurgião apenas removerá os excessos menores de pele. No ato da realização, é recomendado que os músculos abdominais sejam contraídos, para que toda a pele restante seja reconhecida, e assim proporcionando a incisão.

  • Abdominoplastia extensa ou circunferencial

abdominoplastia

Esse tipo de abdominoplastia é indicado para pessoas que já conquistaram um condicionamento físico ideal, e desejam realmente retirar o excesso de pele para evidenciar as medidas conquistadas. A abdominoplastia extensa é indicada para pessoas que perderam grande quantidade de peso ou após a gravidez. Esse tipo também é indicado para pessoas que não conseguiram reduzir a flacidez com dietas, exercícios físicos ou interferências estéticas.

A incisão realizada na abdominoplastia extensa é de proporção maior e é realizada em linha reta entre as regiões dos ossos do quadril. O cirurgião pressiona os músculos para identificar o excesso de pele a ser retirado, e assim a incisão é fechada. Esse procedimento exige que o umbigo seja reposicionado, já que ocorre uma eliminação maior de pele. Pacientes que se submeterem a esse procedimento podem ser encaminhados para uma internação breve, para que a recuperação seja mais garantida e rápida.

  • Abdominoplastia total, clássica ou completa

abdominoplastia

Esse tipo de abdominoplastia é indicado para pessoas que possuem flacidez por uma maior região, em que o excesso de pele se estende aos quadris e nas partes laterais e inferiores das costas. Por isso, essa faz jus ao codinome “completa”. Os pacientes que se submetem a esse procedimento normalmente possuem um pequeno excesso de gordura localizada junto com a pele. Na cirurgia de abdominoplastia total, o cirurgião realiza uma incisão na região do abdômen em volta dos quadris, onde busca atingir também a parte inferior das costas.

Essa abdominoplastia pode resultar em um excesso de eliminação de pele que pode necessitar inclusive de um apoio extra de uma lipoaspiração, para que as regiões sejam drenadas e as células de gorduras sejam retiradas. O cirurgião também realiza a tonificação dos músculos do abdômen, na região dos quadris e então extrai toda pele indesejada, para que assim possa suturar a incisão. Esse tipo de abdominoplastia exige que o umbigo seja reposicionado, para que assim se adeque à nova forma do corpo.

Recuperação

O período de recuperação pode variar de acordo com a reação de cada organismo, e principalmente por que cada procedimento é realizado de uma forma diferenciada, assim atingindo de forma diferente ao paciente.

  • Miniabdominoplastia

As reações e períodos de recuperação podem variar de acordo com cada reação particular dos pacientes. Afirma-se que ainda na primeira semana, os pacientes podem retomar suas atividades regulares, não descartando o auxilio de analgésicos, mas é importante que evite exercícios de alta intensidade.

  • Abdominoplastia extensa ou circunferencial

O tempo médio da recuperação da abdominoplastia extensa é de 2 a 4 semanas. Não são descartadas as indicações de medicação para prevenir ou reduzir as dores eventuais e desconfortos na região submetida

  • Abdominoplastia total, clássica ou completa 

O período de recuperação é mais extenso se comparado aos outros tipos de abdominoplastia. Alguns pacientes são recomendados a permanecer internados de 1 a 3 dias, de acordo com a reação do organismo. As atividades do cotidiano que não exigem maior condicionamento podem ser retomadas após o primeiro mês da cirurgia. Pode haver inchaço, desconfortos e incômodos na região abdominal; nesse caso, é importante buscar as indicações do cirurgião responsável para que seja feita uma avaliação e analgésicos possam ser indicados.

Cicatriz

A cicatriz pode variar de acordo com as reações de cada paciente. Os cirurgiões buscam deixar as cicatrizes menos evidentes possíveis, para que os pacientes posteriormente não se sintam desconfortáveis ao usar lingeries e roupas de banho.

É recomendado que não haja exposição ao sol, para que as cicatrizes não fiquem tão aparentes.

Dicas

  • É importante que você reflita sobre os possíveis efeitos colaterais e sobre as possíveis reações.
  • Mantenha-se em repouso durante o período de recuperação, para que não ocorra prejuízos à sua saúde.
  • Pratique exercícios físicos para que os resultados fiquem mais evidentes.
  • Faça dietas equilibradas, para que seu corpo se mantenha nutrido e tonificado.
  • Evite fumar 20 dias antes e após a abdominoplastia.
  • Faça sessões de lipoaspiração para auxiliar na conquista dos objetivos.

Contra indicações

A intervenção cirúrgica só é realizada em casos que extremos, ou seja, ela não é indicada apenas para fins estéticos. Ela é utilizada apenas para fornecer melhor qualidade de vida a pessoas que se sentem desconfortáveis com o excesso de pele, e que este esteja prejudicando o bem-estar desejado. Mulheres que ainda desejam engravidar não devem se submeter à abdominoplastia.

Você pretende fazer uma abdominoplastia? Qual dos tipos você acredita ser o seu caso? E quais seriam seus motivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (88 votos, média: 3,81 de 5)
Loading...

35 comentários em “Abdominoplastia: Tipos, Recuperação, Cicatriz, Fotos e Dicas”

  1. Gostaria e preciso fazer a completa e extensa poiis tenho excesso muito grande de pele sinto muito desconforto e vergonha ja tive 4 gravidez e tenho 45 anos preciso de ajuda estou ate entrando em depressão

    • Eu acho que meu caso e o total,depois que virei mãe já fiz dieta,já fui na academia,mais não consegui bom resultado,que me gera um desconto grande,todo mês as pessoas me perguntam se eu estou grávida,ficou exerço de pele na frente da barriga e do lado também.

    • Sou diabética e hipertensa.Triglicerídios que já ultrapassaram a casa dos 5.000(quase morri). A Glicemia não controla mais com atividades físicas , medicamentos e dieta. A minha barriga chega quase aos joelhos. Sinto dores insuportáveis e por conta disso meu joelho direito tem artrose. tenho depressão crônica, síndrome do pânico e ansiedade. Evito me expôs em publico por vergonha. Fim de vida

  2. Fia uma mini abdominoplastia dia 15/10/2018 mas minha barriga ainda não está reta. Isso será inchaço? Sinto sensibilidade e a barriga dura. . Fiz 7 sessões de drenagem até agora. Obrigada.

  3. Alguém sabe me dizer em.media quanto custa uma abdominoplastia feita aqui no RJ? Tenho vontade de procurar uma clinica para fazer um orçamento, mas queria ter noção de valores para me preparar se poderei fazer ou não por questão financeira.

    • Paga uma avaliação num cirurgião plástico que terás uma noção do como ficará e quanto custará.
      Fiz uma avaliação e foi recomendado fazer a Completa pq tenho pele nas costas tbm. Deu um total de 15 mil todo o procedimento. Mas aconselho a colocar uns 2 mil a mais para pagar por medicamentos, cintas, meias, drenagens, e outras coisinhas que são necessárias para uma boa recuperação.

      Ainda não fiz pois me sinto magro demais e portanto fraco, tbm estou juntando o dinheiro.

  4. A recuperação da abdominoplastia total é realmente mais chata e difícil, mas depois vale muito a pena! Tem que ter muita paciência, e cuidar direitinho! Quando fiz a minha na Master Health eles me deram todo o auxílio, e isso foi essencial!

  5. Bom dia, Valderice. Faça mesmo, vc vai amar o resultado. Nada mais satisfatório do que colocar uma roupa sem marcar a barriga. Ah posso te dar uma dica? Compra aquele sabonete Protex de Erva Doce, otiomo para lavar o corte.

  6. Boa tarde!
    A dois meses e meio eu fiz a abdominoplastia com lipoescultura. A minha experiencia? Não tive dor (graças a Deus), também acho que a força de vontade e a cabeça contam muito.
    Fiquei sete dias com as meias e o dreno, quando eu tirei o dreno foi mtoo bom. Tive mta gases e mtaaa tosse, parecia que nunca ia passar.
    Fora isso foi tudo perfeito, em 15 dias voltei a trabalhar e a dirigir, eu ainda uso a cinta.
    Estou mtooo feliz.

    • Olá Cristiane nossa vou fazer a minha abdominoplastia em Outubro fiquei muito animada qdo li que vc retornou em 15 dias pretendo tbm retornar em 15 dias

  7. Tá com 4 meses que operei de vesícula minha cirurgia foi grande da lateral direita até no meio da barriga isso impede de eu fazer a abdominoplastia.

  8. Estou me programando para realizar esse sonho….pois a minha luta foi grande…perdi 45 quilos, e hoje sofro com o excesso de pele na barriga….se Deus quiser logo logo estarei realizada por completa.

  9. Fiz a lipo e abdominoplastia ha 4 semanas estou vendo algumas formas mas ainda estou inchada principalmente a baixo do umbigo por quanto tempo ficara assim?

  10. Gostaria de fazer pois sofro em academia e não vejo resultados.todos os médicos só dizem que preciso perder peso mais não é fácil perder peso e ainda por cima uma barriga grande principalmente perto da região pélvica.
    A chamada polchete.
    Mais sou totalmente leiga em plásticas.

  11. Fiz lipo abdominoplastia em dezembro de 2016, estou realizada! meu cirurgião é muito bom! recomendo Dr. Tarik Nassif.
    Quem tem este sonho, lute e nunca desista, coloque Deus a frente escolha um bom médico especializado em cirurgia plastica e tudo dará certo.

    • Fiz pelo sus e não gostei do resultado ,vou ter que refazer tudo de novo ,pois fiquei com gordura e pele sobrando!vou ter que pagar pra refazer no particular!

  12. fiz uma lipo abdominoplastia com enxerto nos quadris é bumbum à 45 dias. Estou super satisfeita com o resultado. meu médico Dr.Eneas neto é um super cirurgião plástico, eu recomendo pra qualquer um, além de atencioso, muito profissional. mesmo com pouco tempo meu resultado já está bem visível, tirei cerca de três quilos só na abdominoplastia.

  13. Tenho 3 filhos e meu sonho e fazer abdomonoplastia pq tenho 30 anos mas sou cozinheira e minha rotina diaria e meio pesada limpo e lavo bastante louca quanto tempo depois eu posso trabalhar

    • faça sim !!!! o retorno ao trabalho se dá com 30 dias após cirurgia ,mas esforço físico só depois de trÊs meses. Seria bom que alguém lhe ajudasse esse período !!! eu fiz e estou super satisfeita com o resultado, nem que seja pra vc esperar e se programar pra tirar ferias esse tempo ,bjs e boa sorte

Deixe um comentário