Abdominoplastia: tipos, recuperação, cicatriz, fotos e dicas

Especialista da área:
atualizado em 05/11/2021

A abdominoplastia também pode ser chamada de plástica de abdômen e/ou dermolipectomia. É um procedimento cirúrgico que reduz o excesso de pele e gorduras localizadas na região do abdômen para que ele fique com uma aparência mais firme e tonificada.

A remoção do excesso de pele também pode reduzir as estrias aparentes, já que os tecidos também serão extraídos.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse procedimento vem sendo adotado não só por mulheres após a gestação, mas também por pessoas que se submeteram a um processo de perda de peso excessivo, indivíduos que se submeteram a cirurgias bariátricas que resultaram em excesso de pele, entre outros casos.

O período de recuperação pode variar de acordo com a reação de cada organismo, especialmente porque cada procedimento é realizado de uma forma diferente.

Tipos

A cirurgia de abdominoplastia pode variar de acordo com as necessidades de cada um e por isso, ela pode ser caracterizada por três tipos diferentes.

Abaixo você poderá conhecer melhor e de forma individualizada sobre cada um desses tipos de abdominoplastia, além de ver fotos com o antes e o depois de pessoas que se submeteram à esse tipo de cirurgia:

Mini abdominoplastia

mini abdominoplastia
Mini abdominoplastia

Ela é internacionalmente conhecida como a abdominoplastia “sarless”, sendo voltada para aquelas pessoas que desejam reduzir pequenas quantidades de pele. É normalmente indicada para quem não consegue eliminar a flacidez com as dietas, exercícios e principalmente com os procedimentos estéticos mais simples.

  Continua Depois da Publicidade  

Os cirurgiões plásticos realizam uma incisão na parede abdominal inferior, a qual se estende até o umbigo. Esse tipo de abdominoplastia também é reconhecido como “mini” porque não exige que o umbigo seja reposicionado.

Assim, o cirurgião apenas removerá os excessos menores de pele. No ato da realização, é recomendado que os músculos abdominais sejam contraídos, para que toda a pele restante seja reconhecida, e assim proporcionando a incisão.

Recuperação da mini abdominoplastia

Neste tipo de cirurgia, é comum que ainda na primeira semana, os indivíduos retornem as suas atividades regulares, não descartando o auxílio de analgésicos. No entanto, é importante evitar exercícios de alta intensidade.

Abdominoplastia extensa ou circunferencial

abdominoplastia circunferencial
Abdominoplastia extensa ou circunferencial

Esse tipo de abdominoplastia é feita em pessoas que já conquistaram um condicionamento físico ideal, e desejam realmente retirar o excesso de pele para evidenciar as medidas conquistadas.

A abdominoplastia extensa é indicada para pessoas que perderam uma grande quantidade de peso ou após uma gravidez. Também sendo indicado para pessoas que não conseguiram reduzir a flacidez com dietas, exercícios físicos ou interferências estéticas.

A incisão realizada na abdominoplastia extensa é de proporção maior e em linha reta entre as regiões dos ossos do quadril. O cirurgião plástico pressiona os músculos para identificar o excesso de pele a ser retirado, e assim a incisão é fechada.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse procedimento exige que o umbigo seja reposicionado, já que ocorre uma eliminação maior de pele. Pessoas que se submeterem a esse procedimento podem ser encaminhados para uma internação breve, para que a recuperação seja mais rápida e garantida.

Recuperação da abdominoplastia extensa ou circunferencial

O tempo médio da recuperação da abdominoplastia extensa é de 2 a 4 semanas. Não são descartadas as indicações de medicações para prevenir ou reduzir eventuais dores e desconfortos na região submetida.

Abdominoplastia total, clássica ou completa

abdominoplastia completa
Abdominoplastia total, clássica ou completa

Esse tipo de abdominoplastia é indicado para pessoas que possuem flacidez em uma região maior, e que o excesso de pele se estende aos quadris e nas partes laterais e inferiores das costas. Por isso, ela faz jus ao codinome “completa”.

As pessoas que se submetem a esse procedimento geralmente possuem um pequeno excesso de gordura localizada junto com a pele. Então, o cirurgião realiza uma incisão na região do abdômen em volta dos quadris, onde busca atingir também a parte inferior das costas.

Essa abdominoplastia pode resultar em um excesso de eliminação de pele que pode necessitar, inclusive, de uma lipoaspiração, para que as regiões sejam drenadas e as células de gordura sejam retiradas.

O cirurgião também realiza a tonificação dos músculos do abdômen, na região dos quadris e então extrai toda a pele indesejada, para que assim possa suturar a incisão. Esse tipo de cirurgia plástica exige que o umbigo seja reposicionado, para que assim se adeque à nova forma do corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Recuperação da abdominoplastia total, clássica ou completa 

O período de recuperação é mais extenso se comparado aos outros tipos de abdominoplastia. Algumas pessoas, dependendo da reação do organismo, precisam permanecer internadas de 1 a 3 dias.

As atividades do cotidiano que não exigem maior esforço podem ser retomadas após o primeiro mês da cirurgia. Pode haver inchaço, desconfortos e incômodos na região abdominal e nesses casos, é importante seguir as indicações do cirurgião responsável.

Cicatriz

abdominoplastia cicatriz

Os cirurgiões buscam deixar as cicatrizes menos evidentes possíveis, para que posteriormente as pessoas não se sintam desconfortáveis ao usar lingeries e roupas de banho, por exemplo.

É recomendado que não haja exposição ao sol, para que as cicatrizes não fiquem tão aparentes.

Dicas

  • É importante que você leve em consideração os possíveis efeitos colaterais e reações antes de decidir fazer a abdominoplastia;
  • Mantenha-se em repouso durante o pós operatório, para que não ocorram prejuízos à sua saúde;
  • Pratique exercícios físicos, assim que permitidos, para que os resultados fiquem ainda mais evidentes;
  • Faça dietas equilibradas, para que seu corpo se mantenha nutrido e tonificado;
  • Se você fuma, evite fumar 20 dias antes e após a abdominoplastia;
  • Considera fazer algumas sessões de drenagem linfática e criolipólise para auxiliar na conquista dos objetivos.

Contraindicações

A intervenção cirúrgica só deve ser realizada em casos extremos, ou seja, ela não é indicada apenas para fins estéticos. Ela é utilizada para promover uma melhor qualidade de vida a pessoas que se sentem desconfortáveis com o excesso de pele, e que este estejam com problemas de auto estima.

Mulheres que ainda desejam engravidar não devem se submeter à abdominoplastia.

Você pretende fazer uma abdominoplastia? Qual dos tipos você acredita ser o seu caso? E quais seriam seus motivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (97 votos, média 3,81)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

43 comentários em “Abdominoplastia: tipos, recuperação, cicatriz, fotos e dicas”

  1. eu gostaria de fazer abdmioplastia minha barriga é horivel faço exercício físico mais não adianta

    Responder
  2. Tenho 28 anos tive uma filha a pouco mais de 1 ano estava pesando antes da gravidez 75 kl no final da gravidez estava pesando 104kl mesmo sem comer em excesso e fazendo exercício depois que ela nasceu do umbigo para baixo ficou um excesso de pele e minha barriga bem flácida não tem exercício que dê jeito meus seios tbm…é pequeno e quando tirei a mama ficou com muito excesso de pele acho que foi porque engordei muito depois de 6 meses já estava pesando 77 e minha barriga nada depois de 45 dias quando estive na consulta com a minha médica ela disse que eu provavelmente tive um descolamento do musculo acho q foi isso estou mal sou tão nova e já não consigo me relacionar direito com meu marido ele não entendi o porque eu mudei pois já não fico sem roupa na frente dele nem uso mais lingerie como antes

    Responder
  3. Gostaria e preciso fazer a completa e extensa poiis tenho excesso muito grande de pele sinto muito desconforto e vergonha ja tive 4 gravidez e tenho 45 anos preciso de ajuda estou ate entrando em depressão

    Responder
    • Eu acho que meu caso e o total,depois que virei mãe já fiz dieta,já fui na academia,mais não consegui bom resultado,que me gera um desconto grande,todo mês as pessoas me perguntam se eu estou grávida,ficou exerço de pele na frente da barriga e do lado também.

      Responder
    • Sou diabética e hipertensa.Triglicerídios que já ultrapassaram a casa dos 5.000(quase morri). A Glicemia não controla mais com atividades físicas , medicamentos e dieta. A minha barriga chega quase aos joelhos. Sinto dores insuportáveis e por conta disso meu joelho direito tem artrose. tenho depressão crônica, síndrome do pânico e ansiedade. Evito me expôs em publico por vergonha. Fim de vida

      Responder
      • Não diga isso. Não é o fim. Apenas lute pra mudar essa realidade! Não é fácil, mas você pode conseguir sim. Tenta fazer Jejum Intermitente, faça caminhada de 20 minutos que seja, comece aos poucos. Mas não desista. Fé em Deus, acima de tudo.

        Responder
      • Eu fiz uma abdomeplastia completa e já está fazendo 6 meses, meu peso continuo mantendo mas não estou feliz com o tamanho da minha barriga , não sei se isso é normal ou se foi um erro médico.

        Responder
  4. Ola pessoal … marquei minha consulta con o cirurgião para semana que vem … mas estou com medo …. mas tanta vontade …. ???

    Responder