Como é uma Cirurgia de Abdominoplastia?

Há inúmeras pessoas que se sentem felizes em perder peso da forma como tanto planejaram, mas há casos em que a redução do percentual de gordura pode ocasionar outros desconfortos que resultam em redução de auto estima e até insegurança.

O nosso corpo muitas vezes não reage tão bem à variação de medidas e podem ocorrer diversas consequências. Foi exatamente pensando nisso que foi criada a cirurgia de abdominoplastia. O procedimento pode reduzir diversas evidências da alta perda de peso, e beneficiar diversas pessoas que buscam se sentir mais belos e confiantes. É interessante sabermos como funciona e para quais casos a cirurgia de abdominoplastia serve, pois há diversas afirmativas entre os procedimentos estéticos que são bastante tendenciosas e ocasionam entendimentos errôneos.

O que é?

A cirurgia de abdominoplastia objetiva o achatamento do abdômen, ela remove o excesso de gordura e de pele, o que evidencia a parede abdominal e ressalta os músculos. Ela não é uma cirurgia de grande porte, e não pense que é o mesmo método utilizado na lipoaspiração. Na verdade, você pode inclusive optar pela união dos dois procedimentos, o que oferece uma melhor identificação dos benefícios oferecidos pela abdominoplastia.

Ela é indicada para homens e mulheres, e podemos destacar inclusive que mulheres que tiveram diversas gestações podem reconhecer o procedimento como útil, pois sofreram maiores variações corporais, principalmente na região abdominal, à qual é submetida nessa cirurgia.

A cirurgia de abdominoplastia também é buscada por aqueles que perderam alta quantidade de peso e ainda possuem depósitos de gordura e excesso de pele na região abdominal.

Quem não deve se submeter à cirurgia de abdominoplastia?

Se você deseja engravidar, é fundamental que você adie a abdominoplastia e só submeta-se a esta após a gestação. Na cirurgia, os músculos verticais são apertados, e estes podem se “separar” durante a gestação, o que não valeria a pena, já que reverteria todo o benefício oferecido pela cirurgia.

Se você ainda deseja perder muito peso, é fundamental que aguarde um pouco mais para escolher o momento certo da realização da abdominoplastia. Esse procedimento deve ser o último recurso a ser utilizado e reconhecido para a perda de peso, principalmente porque se você perder mais peso após a realização da abdominoplastia, a probabilidade de haver flacidez não será baixa.

Há a possibilidade de formação de cicatrizes após a abdominoplastia, por isso é fundamental que você escolha um médico de confiança e que esclareça todas as informações. Essas cicatrizes podem surgir de acordo com a reação individual de cada organismo.

Como se preparar para o procedimento?

É fundamental que você pesquise e consulte-se periodicamente com o cirurgião. Esses encontros são indispensáveis para os esclarecimentos e conhecimento dos objetivos pessoais.

O médico deve questionar se você fuma, ele provavelmente irá recomendar que você interrompa esse hábito pelo menos duas semanas antes do dia da realização da cirurgia. Reduzir o tabagismo após a cirurgia também pode evitar complicações futuras e contribui para uma melhor recuperação.

Tipos de abdominoplastia:

  • Abdominoplastia completa: O cirurgião realiza um corte na região do osso ilíaco em que contorna a pele, o músculo e o tecido da região, visando a necessidade de cada um. Essa cirurgia exige a readaptação do umbigo e pode necessitar o uso de tubos de drenagem sob a pele durante alguns dias. Essa cirurgia pode durar até cinco horas.
  • Abdominoplastia mini ou parcial: Essas mini abdominoplastias são muitas vezes realizadas em pessoas que possuem depósitos de gordura localizados na região abaixo do umbigo. Nesse procedimento, pode necessitar ou não da readaptação do umbigo. A cirurgia pode durar cerca de duas horas.

Dicas

  • Não adote uma dieta restrita antes da cirurgia. É fundamental que você mantenha o funcionamento de seu organismo equilibrado. Para isso, você deve optar por refeições completas e que contribuam para a nutrição completa de seu corpo.
  • Mantenha o seu médico informado sobre tudo que você consome, desde alimentos até medicamentos e suplementos, pois ele poderá instruir para que você tome (ou não) os medicamentos corretos no pré e pós-cirurgia.
  • Cubos de gelos podem auxiliar na recuperação da cirurgia de abdominoplastia.
  • Busque usar roupas confortáveis, largas e que não comprimam a região abdominal após a cirurgia.
  • É importante esclarecer todas as características pessoais, principalmente para evitar consequências referentes à aplicação da anestesia geral.
  • Se você mora sozinho, deve buscar um acompanhamento, pelo menos para as duas primeiras noites após a cirurgia, apenas por questão de segurança.
  • Não guarde dúvidas, é fundamental que você se sinta seguro para expor os pensamentos e até expor novas propostas para seu médico.

Complicações

Podem ocorrer dores e inchaços após a cirurgia de abdominoplastia. O médico poderá prescrever remédios para reduzir esses desconfortos, para que você lide melhor com as dores. A cicatrização também requer uma atenção a parte. Dormência, equimose e cansaço também podem ser frequentes durante o período de recuperação.

Assim como diversas outras, a cirurgia de abdominoplastia pode oferecer riscos. Eles são raros, mas podem ocorrer. Dentre eles, podemos destacar infecções e sangramentos. Essas complicações podem ser mais propensas em casos de má circulação, diabetes e doenças de coração, pulmão e fígado.

A abdominoplastia deixa cicatrizes, que normalmente podem desaparecer aos poucos, mas nunca desapareceram completamente. Os cirurgiões podem recomendar cremes e pomadas específicas para uma melhor cicatrização. A submissão a uma cirurgia para reparo não é descartada.

Após a cirurgia de abdominoplastia, a região será enfaixada. É fundamental seguir as instruções para cuidados e curativos. A bandagem utilizada deverá ser firme e adequada para uma cura segura. O médico também orientará para você se sentir mais confortável ao sentar e deitar, assim reduzindo a possibilidade de dores.

O repouso é fundamental nas seis primeiras semanas após o procedimento. É recomendado se afastar do trabalho por pelo menos 30 dias, assim se dedicando apenas à recuperação.

Manutenção do peso conquistado

A cirurgia de abdominoplastia pode oferecer resultados fantásticos, mas você deve reconhecer que a permanência da aparência conquistada dependerá apenas de sua dedicação. Por isso, é fundamental que você adote uma rotina saudável, pois assim você se sentirá saudável e com uma boa autoestima permanentemente.

Você pensa em realizar uma cirurgia de abdominoplastia? Por quê? Você acredita que ela é a melhor saída para a sua perda de peso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...

4 comentários em “Como é uma Cirurgia de Abdominoplastia?”

  1. Gostaria muito de fazer tenho muita gordura no abdômen mas não tenho condições e um sonho que sabe um dia realizarei
    Tenho três filhos aí foi só aumentando a gordura

  2. Tenho 3 filhos e apesar de fazer exercícios optei por fazer a abdominoplastia, e fiquei muito feliz pois só assim obtive o resultado que queria. Fiz na Master Health, e sei que escolhi o melhor lugar!

  3. No meu caso que não tenho muita gordura, apenas uma pequena gordura no abdômen, e infelizmente não consigo perder ela fácil em atividades, seria o melhor e mais rápido recurso .

Deixe um comentário