Academia ao Ar Livre: Dicas de Exercícios para Melhores Resultados

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Com todos os compromissos diários e dificuldade de conciliação de horários, os hábitos saudáveis têm sido cada vez menos praticados. Há pessoas que praticam esporte em academias ou ginásios esportivos, mas a prática de esportes ao ar livre é revitalizante. A academia ao ar livre também é uma ótima opção para aqueles que não dispõem de um investimento para aulas particulares e academias especializadas. O importante é que há essas opções que podem tornar a prática de exercícios ainda mais agradável.

Terceira idade

A academia ao ar livre é Ideal para os esportistas da terceira idade. A faixa etária requer ainda mais hábitos saudáveis e a vivência em parques e com vistas da cidade pode tornar os exercícios mais dinâmicos e atrativos. Vivenciamos períodos em que nos sentimos desmotivados e fadigados para cumprir as atividades físicas, reflita como isso pode se tornar ainda mais constante na terceira idade. É comum encontrarmos projetos de exercícios físicos oferecidos à terceira idade ao ar livre. O passeio pode ser utilizado como pretexto e estímulo para a continuidade dos exercícios físicos, assim conquistando benefícios e bem estar.

Acompanhamento de um profissional

Há cidades que possuem parques e centros públicos com academia ao ar livre. Os aparelhos são produzidos com materiais resistentes às condições climáticas e possuem acompanhamento de um profissional de educação física. O acompanhamento deve ser priorizado também em atividades fora dessa academia ao ar livre. É fundamental que você tenha uma avaliação física para que não comprometa o equilíbrio de seu corpo ou ocasione lesões e problemas em suas articulações.

São gratuitas

Um dos principais benefícios. Algumas pessoas não possuem disponibilidade financeira para investir. Elas são disponibilizadas pelos governos das cidades e oferecidas como instrumento contra o sedentarismo. Eles não exigem nenhum cadastro ou taxa de inscrição, você pode usufruir livremente.

Atividades aeróbicas

Os exercícios aeróbicos são praticados com mais frequência, pois muitos deles não precisam de uma academia ao ar livre. Você pode se exercitar em um determinado lugar e praticar uma corrida na beira da praia, pedalar em sua bicicleta por um parque harmonioso. A ampla variedade de alternativas pode favorecer a sua qualidade de vida, basta você buscar os lugares mais bonitos para renovar as energias.

Eficiência dos aparelhos

Os aparelhos da academia ao ar livre não são inferiores aos aparelhos de qualquer outra academia. Eles podem ser mais simples, mas cumprem o papel. Eles são interessantes para aqueles que buscam os benefícios de saúde, não exigem esforço físico excessivo. A academia ao ar livre auxilia na tonificação dos músculos e fortalecimento de suas articulações, assim melhorando sua resistência física.

Abdominal

Os abdominais sempre são alvo de quem busca ficar em forma, elas não poderiam ficar fora de uma academia ao ar livre. Trabalha a região lateral do abdômen. Em casos de dores, é imprescindível parar a atividade, pois exige trabalho da região lombar, e lesões na coluna podem oferecer consequências prejudiciais ao seu rendimento físico.

Yoga

Você pode se exercitar na academia ao ar livre e praticar yoga para finalizar suas atividades. A prática pode auxiliar no seu autocontrole e proporcionar melhor condicionamento físico para os exercícios feitos nos aparelhos. A yoga pode oferecer bem estar mental para você compartilhar com os demais adeptos da academia ao ar livre e manter você relaxado durante todo o dia, evitando a fadiga em caso de excessos nas atividades físicas.

Rotação vertical

É muito utilizado para aquecimento. É indicado para prevenir dores articulares para praticantes da terceira idade e não exige aplicação física. O aparelho pode auxiliar no alinhamento do ombro. A execução dos movimentos pode fortalecer ombros e peito. Deve-se estar próximo ao aparelho e manter os cotovelos flexionados, para que não resulte em lesões.

Simulador e leg press

Utilizado para tonificar quadríceps e glúteos. É importante apoiar os pés para flexionar as pernas e manter a postura ereta. O joelho não pode ultrapassar a marcação dos pés, pois pode ocasionar lesões e distensões.

Simulador de caminhada

Trabalha os membros inferiores e superiores. Pode ser utilizado para aquecimento. A atividade deve ser iniciada de forma lenta até que você reconheça seus limites. O exercício pode ser conjugado com agachamentos e fundamental para quem busca redução de percentual de gordura corporal.

Remada sentada

É recomendável não abusar dos pesos. Ajuste-se a apoio do peito e busque os manetes do local que mais lhe ofereça segurança. Estique os braços e flexione-os lentamente para que não ocasione lesões.

Barra fixa

Utilizada para o fortalecimento e definição dos membros superiores, desafia a resistência que possui em sua mão. O movimento consiste na elevação do tronco. É mais utilizada por homens.

Bicicleta individual

Uma ótima alternativa para você que deseja pedalar ao ar livre, mas não possui bicicleta. É muito utilizada como exercício aeróbico. A prática desse exercício é muito benéfica para aqueles que buscam reduzir o percentual de gordura corporal. Auxilia na coordenação motora e proporciona resistência e tonificação dos membros inferiores.

Máquina puxada alta

Exige força dos membros superiores. Trabalha costas, ombro e bíceps. É importante atentar para o peso posto, reconheça sua resistência física e evite contribuições negativas para suas articulações.

Extensão lombar

O aparelho é muito utilizado no fim das atividades físicas. Proporciona segurança em alongamentos e relaxamentos da região anterior ao tronco.

Twist lateral

Trabalha o tronco e o quadril. Pode auxiliar na definição da parte lateral de seu abdômen.

Peitoral duplo

Pode ser utilizado por duas pessoas simultaneamente. Trabalha os membros superiores e exige força do peitoral, ombros, braços e dorsal.

Mega estação

É um aparelho com 12 equipamentos que podem ser utilizados para o fortalecimento de músculos anteriores e posteriores do corpo.

Simulador de remo

Aparelho indicado para a definição das costas. Fortalece os músculos superiores e posteriores, além de proporcionar melhora na resistência física de seus braços.

Estação Kids

A academia ao ar livre oferece espaço para as crianças também praticarem hábitos saudáveis. O aparelho possui 3 equipamentos que podem ser utilizados para exercícios funcionais. Esse aparelho não está presente em toda academia ao ar livre, mas é uma alternativa para pais que desejam praticar esportes, mas possuem dificuldade para conciliar os exercícios com a rotina de seus filhos. Pais saudáveis, filhos saudáveis.

A sua cidade ou bairro pertence uma academia ao ar livre à disposição da população? Você já utilizou uma? Vale a pena mesmo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 3,44 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário