Água com açúcar diminui o fluxo menstrual? Mito ou verdade?

publicado em

A água com açúcar é uma das receitinhas caseiras mais populares, daquelas que tem sempre alguém da família ou do trabalho indicando fazer. Um dos seus usos mais clássicos é para acalmar, porém há quem também acredite que água com açúcar diminui o fluxo menstrual.

Mas, será que a misturinha realmente tem o poder de fazer isso? Será que isso é mito ou verdade? Saiba se de fato a água com açúcar acalma mesmo.

A água com açúcar e o fluxo menstrual

A ideia da receitinha popular é a seguinte: misturar duas colheres de sopa de açúcar refinado em um copo de água e tomar, para diminuir ou até mesmo interromper o fluxo menstrual. 

Testar a mistura pode ser tentador para as meninas e mulheres que consideram o seu fluxo menstrual intenso demais. No entanto, isso é considerado mito por especialistas como o ginecologista Alexandre Pupo, que disse não haver fundamento científico para a ideia.

A verdade é que não existe uma receita caseira milagrosa capaz de diminuir o fluxo menstrual. Caso o seu fluxo menstrual tenha diminuído depois de tomar água com açúcar, provavelmente foi apenas uma coincidência.

  Continua Depois da Publicidade  
Mulher tomando água com açúcar
Não há base científica para afirmar que a água com açúcar diminui o fluxo menstrual

Então, como diminuir o fluxo menstrual?

Se por um lado, é um mito dizer que a água com açúcar diminui o fluxo menstrual, por outro, existem maneiras seguras e eficientes de reduzir o fluxo. 

Elas envolvem o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e de contraceptivos hormonais, que devem ocorrer apenas sob a orientação do ginecologista, para que realmente sejam seguros e eficientes na tarefa de reduzir o fluxo menstrual.

Por que o fluxo menstrual anda intenso?

Além de se questionar se a água com açúcar diminui o fluxo menstrual, outra pergunta que a mulher que se interessa pela receitinha deve fazer é por qual motivo o seu fluxo menstrual anda intenso.

Esta é uma pergunta que conta com diferentes respostas, já que existe uma série de fatores que podem aumentar o fluxo menstrual de uma mulher.

  Continua Depois da Publicidade  

Existe até mesmo um nome para isso: menorragia, que é o termo médico usado para definir períodos menstruais com sangramentos prolongados ou intensos além do normal. 

Porém, mesmo que seja comum se preocupar com a intensidade do fluxo menstrual, a maioria das mulheres não tem uma perda de sangue severa o suficiente para se enquadrar na menorragia.

De qualquer modo, vale a pena conhecer algumas das possíveis causas da menorragia:

Fluxo menstrual
É importante investigar a causa do fluxo menstrual intenso

Desequilíbrios hormonais

Quando o ciclo menstrual está ocorrendo normalmente, um equilíbrio entre os hormônios estrogênio e progesterona é responsável por regular o acúmulo do endométrio, camada que reveste a parte interna do útero e é expelida durante a menstruação.

No entanto, se houver um desequilíbrio hormonal, o endométrio se desenvolve demais, o que pode resultar em um sangramento menstrual intenso. Diversas condições podem causar desequilíbrios hormonais, como síndrome do ovário policístico, obesidade, resistência à insulina e problemas na tireoide. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, se os ovários não liberam um óvulo durante o ciclo menstrual, o organismo não produz o hormônio progesterona. Esse hormônio é normalmente produzido no ciclo menstrual. Isso pode causar um desequilíbrio hormonal e resultar na menorragia.

Miomas e pólipos uterinos

Os miomas uterinos são tumores benignos do útero que podem aparecer ao longo da idade fértil da mulher e fazer com que o sangramento menstrual seja prolongado ou mais intenso que o normal.

Já os pólipos uterinos são pequenas formações que surgem no revestimento do útero e também podem causar um sangramento menstrual intenso ou prolongado.

Adenomiose

Trata-se de uma condição que se desenvolve quando as glândulas do endométrio se infiltram na musculatura uterina. Isso causa um período menstrual doloroso e com sangramento intenso.

Distúrbios hemorrágicos hereditários

Distúrbios hemorrágicos como a doença de von Willebrand também podem fazer com que haja um sangramento fora do normal durante a menstruação.

  Continua Depois da Publicidade  

Câncer

Tanto o câncer no útero quanto o câncer cervical podem causar um sangramento menstrual excessivo, especialmente em mulheres na pós-menopausa ou que já tiveram resultados anormais no teste de Papanicolau.

Outras doenças

Há ainda outras condições de saúde, como doenças renais ou hepáticas, que podem ser o motivo por trás da menorragia.

Dispositivos intrauterinos (DIU)

A menorragia é um efeito colateral conhecido do uso de um DIU não hormonal como método contraceptivo. 

Medicamentos

Anti-inflamatórios, remédios hormonais como estrogênios e progestina, e anticoagulantes como varfarina e enoxaparina também podem favorecer um sangramento menstrual intenso ou prolongado.

O que fazer?

Diante de tantas possibilidades de causas para um fluxo menstrual intenso, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um ginecologista para descobrir se há algum problema por trás disso e tratar tanto o fluxo intenso quanto a sua causa de modo seguro e eficiente.

Fontes e referências adicionais
  • Heavy menstrual bleeding, Centers for Disease Control and Prevention.
  • Frequently asked questions, American College of Obstetricians and Gynecologists. 
  • Menorrhagia, Ferri’s Clinical Advisor 2017.
  • Abnormal uterine bleeding, Williams Obstetrics, 24ª edição.

O seu fluxo menstrual anda intenso? Já tomou água com açúcar para tentar diminuir? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Água com açúcar diminui o fluxo menstrual? Mito ou verdade?”