Alimentos que Fornecem Tanta Energia Quanto a Cafeína

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você segue apostando em bebidas energéticas e muito café para se manter acordado no trabalho, ou com energia para fazer seus exercícios diários? Bem, a cafeína pode realmente oferecer uma energia temporária, mas não a proverá durante muito tempo, a longo prazo, como o seu corpo demanda.

Além do mais, cafeína em excesso pode privar seu corpo de preciosos nutrientes, desidratá-lo e acabar trazendo exaustão, com o efeito contrário. Você acaba criando um ciclo vicioso.

Porém, por sorte, existem estes alimentos e bebidas que podem fornecer o tanto de energia que você precisa sem estes possíveis perigos que vêm com a cafeína. Confira quais são eles.

1. Chocolate escuro

Os flavonoides presentes no chocolate escuro podem reduzir a oxidação de LDL, inflamação e melhorar a pressão arterial, o que pode aumentar seus níveis de energia. Num estudo em que grupos de adultos com síndrome de fadiga crônica receberam 40g de chocolate com 85% de cacau diariamente por oito semanas, estes reportaram menos fadiga sem o ganho de peso.

O cacau contém ainda outros ingredientes importantes para a saúde como o teobromina e feniletilamina, compostos associados à serotonina, o hormônio da felicidade.

Chocolates com alto teor de cacau podem fornecer muitos antioxidantes, ao contrário do chocolate ao leite e o chocolate branco. Escolha estes mais escuros e passe longe das outras opções mais calóricas e com menor teor de antioxidantes.

2. Rúcula e outras verduras amargas

Nós devemos agradecer aos compostos chamados “glucosinolatos” pelo gosto amargo, forte cheiro e excelentes benefícios que certas verduras oferecem à nossa saúde. Escolha as suas preferidas entre a rúcula, couve, mostarda, couve-flor, couve de bruxelas, repolho, rabanete, entre outros. Todos eles são plenos de nutrientes importantes que podem manter a saúde de seu coração e melhorar a sua performance atlética.

3. Suco de beterraba

Se você quer melhorar sua performance na academia, nada melhor que as beterrabas! Diferente de todas as frutas e vegetais, as beterrabas contêm altas concentrações de óxido nítrico. O NO é um composto que aumenta a vasodilatação, melhorando a saúde de suas veias sanguíneas. Isso representa uma melhora na sua eficiência e performance nos exercícios, com menor necessidade de consumo de oxigênio.

4. Alimentos ricos em vitamina B12

Também conhecida como a vitamina da energia, a B12 é responsável pela produção de energia no corpo. Portanto, se o seu corpo está absorvendo pouca ou nenhuma vitamina B12, você pode se sentir meio preguiçoso. A B12 está presente em ovos, carnes, peixes, laticínios, algas marinhas e algumas variedades de cogumelos e tempeh, um produto da soja.

Estudos sugerem que um a cada quatro americanos adultos possui deficiência em vitamina B12. Veganos também correm certo risco da falta desta vitamina, assim como pessoas mais velhas. Você pode precisar de suplementação desta vitamina, mas tenha certeza de consultar seu nutricionista para te ajudar a escolher as melhores opções.

Você tem o costume de consumir muita cafeína para se manter acordado e com energia durante seu dia? Quais destes alimentos pode inserir um pouco mais na sua rotina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário