Ana Paula Minerato, 33 anos, irá passar pela terceira cirurgia após complicações devido à aplicação de hidrogel no corpo. A influenciadora digital deixou um alerta sobre os perigos do produto, que atualmente tem o uso proibido no Brasil para fins estéticos.
A influencer enfrenta o problema há nove anos. “Quando eu fiz o procedimento, eles me disseram que o corpo ia absorver 100% do produto e que não tinha riscos, que era à base de água, que o corpo encapsularia em meu bumbum. Só que o tempo mostrou que não, ele não absorve, e ainda está causando problemas no meu corpo”, desabafou em participação no programa “Chega Mais”, do SBT.
Um dos problemas, segundo Ana Paula Minerato, foi o vazamento do produto, que se deslocou do bumbum para a região lombar – e, por isso, a necessidade de intervenção cirúrgica.
A primeira aplicação de hidrogel aconteceu em 2015 e, desde então, a influenciadora já foi internada duas vezes, além de ter desembolsado mais de R$ 50 mil, incluindo hospitalização, medicamentos e outros cuidados relacionados aos problemas com o hidrogel.
O que é hidrogel e quais são os riscos
A substância utilizada em Ana Paula Minerato é composta por 2% de poliamida (fibra utilizada na indústria têxtil) e 98% de água. Em procedimentos estéticos, ele é injetado na camada mais profunda da pele e acaba fixando no local da aplicação com o objetivo de dar mais volume à região. É geralmente aplicado nas coxas e glúteos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim que o produto é aplicado no corpo, o organismo reage ao elemento estranho e cria uma membrana ao redor da substância, o que pode gerar uma infecção ou causar a movimentação dele pelo corpo. Por esse motivo, a instituição recomenda a utilização de substâncias que são facilmente absorvidas pelo organismo, como o ácido hialurônico.
O hidrogel pode gerar várias complicações no organismo, como alergias, deformidades, necrose, embolia pulmonar, queimação intensa, vermelhidão ou irritação da pele, infecção, septicemia, compressão de algum nervo importante, causando fortes dores, inflamação caso o acrílico envolver um nervo da perna e fizer simbiose com a musculatura, granulomas, nódulos e outras deformidades e até mesmo a morte. Ademais, a aplicação pode ser feita de maneira incorreta, atingindo um vaso sanguíneo, o que pode levar a uma trombose.
Outras famosas, como Sheila Mello e Andressa Urach, também já tiveram problemas com o hidrogel.