Babosa é bom para queimadura?

Especialista da área:
atualizado em 29/10/2021

A babosa é uma planta medicinal usada há muito tempo para tratar feridas, queimaduras e cicatrizes na pele. O gel encontrado dentro de suas folhas é rico em nutrientes e compostos ativos com propriedades medicinais como ação anti-inflamatória e antibacteriana.

  Continua Depois da Publicidade  

Chamada também de Aloe vera, a babosa tem ação cicatrizante que ajuda no tratamento de queimaduras e de inflamações como a acne e outra doenças de pele.

Babosa para queimaduras

De acordo com um estudo publicado na revista Burns em 2007, a babosa pode ser um ótimo remédio caseiro para tratar vários tipos de queimadura, inclusive as queimaduras de primeiro e segundo grau e as queimaduras solares. 

De fato, a babosa alivia os sintomas de queimaduras como ardência, irritação, vermelhidão, coceira e dor. Além disso, ela reduz a inflamação, ajudando a pele a se recuperar e a acelerar a cicatrização.

Acredita-se que compostos chamados de antraquinonas presentes na babosa são os responsáveis pelo efeito anti-inflamatório que ajuda a promover a cura e a aliviar a dor.

Segundo um estudo publicado em 2013 na Revista Brasileira de Queimaduras, a babosa foi mais eficaz na cicatrização da pele do que o fármaco sulfadiazina de prata.

A Aloe vera também é capaz de estimular a produção de colágeno e isso é essencial para a regeneração da pele. Dessa forma, a planta medicinal melhora a elasticidade, evita o ressecamento e hidrata a pele danificada, acelerando o processo de cicatrização.

  Continua Depois da Publicidade  

Por último, a babosa também previne infecções no local da queimadura e a descamação da pele que pode ocorrer durante a recuperação.

Como usar a babosa na pele

folha de aloe vera

É possível usar a babosa diretamente das folhas ou então através de um gel, loção ou spray contendo Aloe vera em sua composição. Para obter o efeito cicatrizante esperado, é importante que o produto comprado na farmácia tenha uma alta porcentagem de babosa, com pelo menos 70% do ingrediente em sua fórmula.

É recomendado aplicar a babosa na pele até a total cicatrização. Mas antes disso, lave a pele com água fria para resfriar o local da queimadura antes de aplicar qualquer produto.

Folha de babosa

Para usar a folha de babosa, corte a folha ao meio e retire o gel. Em seguida, aplique o gel sobre a queimadura e massageie suavemente.

Você pode aplicar o gel até 4 vezes por dia na pele com queimaduras para obter os efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes da planta.

Creme, loção ou pomada

No caso de um produto comprado na farmácia, é importante seguir as instruções presentes no rótulo ou bula. Mas em geral, a forma de aplicação é a mesma. Basta aplicar uma fina camada na pele e espalhar bem de 3 a 4 vezes ao dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados com a babosa

queimadura no pé

Apesar de ser segura, é importante tomar alguns cuidados na hora de aplicar a babosa na pele inflamada.

Por exemplo, se houver uma ferida aberta, não use a babosa pois isso aumenta o risco de infecções.Também não é recomendado aplicar babosa ou qualquer outro tipo de remédio caseiro em queimaduras de terceiro ou quarto grau. Nesses casos, é indispensável procurar atendimento médico.

Além de cuidar da pele, é importante beber muita água, pois as queimaduras em geral podem deixar o corpo desidratado. Sinais de desidratação podem incluir sede extrema, náusea, vômito e baixa produção de urina.

Por fim, lembre-se também das medidas preventivas para evitar queimaduras. Assim, tome cuidado em casa para evitar acidentes domésticos em que você pode se queimar e use sempre um filtro solar antes de se expor ao sol.

Fontes e referências adicionais

Você já teve uma queimadura séria? Como foi o tratamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário