3 segredos para ter mais colágeno no corpo

Especialista da área:
atualizado em 27/11/2020

Você certamente já ouviu falar da importância e dos benefícios do colágeno. Afinal, a proteína é um dos maiores componentes dos ossos, pele, músculos, tendões e ligamentos. Ela também está presente em outras partes do corpo, como vasos sanguíneos, córneas e dentes.

  Continua Depois da Publicidade  

Há quatro tipos principais de colágeno. O tipo 1 dá estrutura à pele, ossos, tendões, cartilagens fibrosas, tecido conjuntivo e dentes. Já o tipo 2 está presente na cartilagem elástica, que amortece as articulações.

Enquanto isso, o tipo 3 dá suporte à estrutura do músculo, órgãos e artérias, e o colágeno tipo 4 auxilia a filtração e se encontra nas camadas da pele. Falando na pele, o colágeno também a mantém elástica para atenuar as rugas e evita as linhas de expressão.

O problema é que com o passar dos anos o corpo passa a produzir menos colágeno e a fabricar um colágeno de menor qualidade. Um dos sintomas desse problema é uma pele que se torna menos firme e flexível, de acordo com a nutricionista Kerri-Ann Jennings.

Assim, conhecer segredinhos para aumentar o colágeno é como encontrar um tesouro! Esses segredos, na verdade, são três ingredientes que ajudam a ter mais da proteína no corpo:

1. Gelatina

Gelatina

Mas não é qualquer gelatina, hein? Estamos falando da gelatina incolor, sem sabor, sem açúcar, sem corante e sem conservantes, ou seja, neutra.

Ela é basicamente colágeno cozido e tem um bom perfil de aminoácidos, embora não seja uma proteína completa. A saber, uma proteína completa é aquela que apresenta os nove aminoácidos essenciais.

Além disso, estudos já apontaram que consumir essa gelatina saudável (incolor, sem sabor, açúcares, corante ou conservantes) auxilia a saúde dos cabelos, da pele e das articulações.

2. Frutas cítricas

Frutas cítricas

Elas são ricas em vitamina C, um nutriente que é fundamental para a produção de colágeno no organismo. Inclusive, este é um dos papéis essenciais do nutriente. Portanto, comer frutas cítricas e outros alimentos com vitamina C é uma boa estratégia para ter mais colágeno.

Por exemplo, a lista de frutas cítricas inclui alimentos como laranja, limão e tangerina. Entretanto, outras frutas como o morango também apresentam bastante vitamina C. Ou seja, uma alimentação variada com muitas frutas ajuda a obter o nutriente.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Caldo de ossos

Caldo de ossos

Pode ser osso bovino, de peixe ou de frango. A recomendação é cozinhar esse osso em uma baixa temperatura por um tempo longo para extrair melhor o colágeno.

Para que isso ocorra, também é aconselhável temperar bem e colocar vinagre na panela com os ossos para o caldo. Conheça melhor o caldo de ossos e como prepará-lo.

Bônus

Além desses alimentos, conheça também uma receita de suco estimulante de colágeno para a pele e articulações. Você ainda pode conferir o suco no vídeo da nossa nutricionista a seguir:

Por outro lado

Não vai adiantar consumir alimentos para melhorar a produção de colágeno e, ao mesmo tempo, ingerir comidas que atrapalham a fabricação da proteína. Um dos alimentos que se deve evitar para melhorar a formação do colágeno é o açúcar.

Afinal, estudos já apontaram que quanto mais açúcar uma pessoa consome, mais dificuldade o seu organismo tem para produzir e manter o colágeno.

Aliás, não perca o vídeo da nossa nutricionista que também apresenta os três ingredientes para aumentar o colágeno:

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem o hábito de consumir esses alimentos? Quais deles? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário