Babosa Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

A babosa não é usada somente como um inibidor em queimaduras e para curar os cortes e feridas, mas também como aliada na perda de peso. O gel da babosa é um líquido extraído a partir dos túbulos da planta babosa. Esta planta é mais comumente encontrada no Brasil, países africanos, Ásia Central, Índia e na região do Cáucaso e hoje em dia ele é efetivamente usada para reduzir a perda de peso. Pode ser plantada em casa e preparada de forma caseira para consumo.

Esta planta tem cerca de 75 componentes ativos, que incluem vitaminas, minerais, enzimas, carboidratos, aminoácidos, ácidos salicílico e fitoquímicos. A folha inteira, gel ou suco da babosa são usados em uma enorme quantidade de produtos como medicamentos, cosméticos e alimentos. Neste artigo você irá descobrir se babosa emagrece mesmo, confira abaixo!

Babosa Emagrece Mesmo?

Alguns pesquisadores acreditam que a babosa emagrece mesmo, atuando como um remédio natural para a perda de peso. Eles afirmam que há muitos benefícios ligados à manutenção do peso e na prevenção de obesidade e outros problemas de saúde. Além disso, a planta contém os antioxidantes naturais que ajudam a retardar o crescimento de radicais livres no corpo, estimula a taxa metabólica, que por sua vez gera mais gasto de energia. Este processo reduz e estabiliza o índice de massa corporal (IMC).

A energia da planta leva à aceleração do metabolismo que queima os carboidratos e gorduras armazenadas no corpo. Na filosofia Ayurveda há um ditado que diz que o consumo de suco de babosa durante toda a semana é equivalente à prática de vários exercícios. Desta forma, ele ajuda a perder peso quando utilizado em consonância com atividades físicas e uma alimentação saudável.

Pesquisas indicam que a ingestão regular de babosa ajuda a alcançar uma maior taxa de metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Possui quantidades ricas de proteína e colágeno, que ajuda o corpo a gastar a energia extra para assimilar a proteína de colágeno no corpo. A proteína da babosa promove o desenvolvimento muscular e traz mais energia, sendo ideal para frequentadores de academia ou outros atletas inclusive.

O colágeno reduz a quantidade de tempo dos alimentos no intestino e ajuda a acelerar o metabolismo. Possui importantes vitaminas indispensáveis para o corpo e, além disso, o suco de babosa atua como um laxante desintoxicando o corpo, limpando o cólon e reduzindo o inchaço. Sendo assim, a planta também é excelente para a digestão correta dos alimentos. Essas condições levam a uma redução nos níveis de açúcar no sangue, pois entra lentamente para dentro das células, sem ser armazenada como gordura e ajuda a controlar a diabetes de forma eficiente. 

Pesquisas com animais e humanos

Em ratos, a babosa tem se mostrado promissora como um agente na perda de peso. Em comparação com um tratamento com nenhum ingrediente ativo, ratos tratados com babosa mostraram uma redução significativa na gordura abdominal e peso corporal, bem como melhorias no perfil lipídico e de glicose no sangue.

Porém, em seres humanos ainda existem poucos estudos que comprovem que a babosa emagrece mesmo. Na verdade, até então, apenas um estudo sobre o tema foi realizado. Neste referido estudo, os pesquisadores analisaram os efeitos de uma pílula de gel de babosa em 136 pessoas obesas e pré-diabéticas. Após 8 semanas, os pesquisadores descobriram uma redução significativa no peso e na massa gorda no grupo de tratamento das pessoas que consumiram babosa em comparação ao grupo que consumiu um comprimido com ingredientes não ativos.

Apesar disso, não se sabe ao certo quais foram os alimentos consumidos por estes dois grupos e nem a quantidade de exercícios que realizaram e, por este motivo, podem ficar no ar os verdadeiros efeitos da babosa para o emagrecimento.

Quando consumir babosa?

Babosa pode ser consumida logo no início da manhã, pois traz mais energia e disposição para realizar as atividades diárias. Deve ser consumida duas vezes ao dia, sendo que uma vez de manhã e outra à noite. Se preferir, você pode consumir no pré-treino, pois ajuda a melhorar a performance.

Você pode consumir o gel de babosa extraído da planta misturado em sucos de frutas naturais para desanuviar o sabor amargo ou com água filtrada. Podem vir também no formato cristalizado, assim, coloque 1/8 de colher de chá misturados na sua bebida. O melhor momento para consumir esta bebida é antes das refeições para inibir o apetite.

Como usar a babosa para perda de peso?

A babosa geralmente tem um gosto um pouco amargo, por isso é recomendado que a consuma misturando com vegetais ou sucos de frutas. Ao mesmo tempo que se consome a babosa deve-se estabelecer um programa alimentar baseado numa alimentação saudável e rica em nutrientes advinda de vegetais, frutas e proteínas, além de baixo teor de gordura, açúcar e calorias para potencializar os efeitos da babosa.

Além disso, deve-se realizar no mínimo 30 minutos de exercício de 3 a 5 dias na semana. Você também tem que aumentar a quantidade de fibras que está consumindo. Lembre-se de excluir alimentos oleosos, gordurosos e industrializados que fazem você ganhar peso facilmente.

Dicas e containdicações

O suco de babosa é um excelente suplemento nutricional natural que tem mais de 12 aminoácidos, 20 minerais e 12 vitaminas que são essenciais para a perda de peso. Ele também tem muitos outros benefícios para a saúde, tais quais: melhora a circulação sanguínea, regula a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, cura úlceras, regulariza os níveis de açúcar no sangue, melhora a saúde dos ossos, articulações e tecidos internos, etc. Antes de consumir, descubra se possui algum tipo de alergia à babosa para evitar reações na pele, como erupções cutâneas, coceiras e outras reações adversas.

Sempre é recomendável consultar o seu médico para seguir os conselhos para a utilização da babosa. Evite o consumo de babosa se estiver sofrendo de colite, apendicite, problemas intestinais ou doença de Crohn. Mulheres grávidas, crianças, lactantes e mulheres com ciclos menstruais ativos devem evitar a babosa. Quando ingerida em combinação com outros medicamentos, pode-se gerar certos conflitos, por isso, confirme antes com o seu médico.

O aumento do consumo de babosa, por vezes, pode causar dores de estômago, desidratação e diarreia. Jamais exceda as recomendações do fabricante da dosagem dos suplementos de babosa ou pílulas para perda de peso. Sempre aumente sua ingestão de água para evitar a desidratação. Tente beber pelo menos 8 copos de água por dia para remover as toxinas do corpo.

Motivos pelos quais pode-se dizer que consumir babosa emagrece mesmo

  1. Mais energia: Babosa é uma excelente bebida para ser ingerida logo no início manhã, porque ela limpa o sistema digestivo e traz mais energia. A proteína e colágeno fazem com que o corpo queime mais calorias. As calorias queimadas são provenientes das gorduras e carboidratos no corpo e ela ainda ajuda no desenvolvimento muscular. Este é um dos motivos também que fazem com que seja uma bebida indicada no pré-treino para melhorar a performance.
  2. Controle de peso: A babosa é conhecida por reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda o açúcar a entrar nas células lentamente sem serem armazenadas como gordura. A babosa também ajuda a manter os seus níveis de açúcar no sangue equilibrados e, como resultado, mantém você mais saciada por mais tempo, impedindo a compulsão por comida e inibindo o apetite.
  3. Perda de peso: A babosa contém muitas vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo, bem como suprimem o apetite através da saciedade que a planta gera no organismo. Devido à quantidade de energia que o corpo tem de gastar para queimar a babosa, alguns até dizem que é o equivalente a realizar muitos treinos durante a semana.
  4. Desintoxicante: O gel encontrado na planta é conhecido por ser um laxante natural, uma vez que é eliminado rapidamente. Ao expulsar os resíduos e evitar acumular-se no organismo, faz com que se evite o ganho de peso potencial.
  5. Boa fonte de vitaminas: O suco de babosa fornece a quantidade de vitaminas necessárias a uma dieta equilibrada e saudável. A babosa é rica em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, E, ácido fólico e niacina.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você conhece alguém que tenha utilizado a babosa para emagrecer e tenha obtido bons resultados? Tem vontade de utilizá-la também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

9 comentários em “Babosa Emagrece Mesmo?”

  1. Gostaria de saber se posso tomar a babosa pura o gel , pq tenho um pé de babosa em casa queria abrir a folha e tirar o gel e tomar uma colher pode ? E queria saber se posso cortar a folha ao meio e guardar uma parte para o outro dia para não dispersar ?

  2. Oi gostaria de saber sé posso tá fazendo a Barbosa,limão, mel,gengibre e água tomar.pq tem prolactina alta muito homônimo Prolactina

  3. Eu tomo remédio para pressão alta de 50 grama uma vez ao dia pela manhã gostaria de estar sabendo se eu posso tomar o suco de babosa com limão e quantas vezes ao dia e quantas vezes por semana e no intervalo do remédio quantas horas desde já agradeço Aguardo sua resposta

  4. Pingback: Como Tratar o Terçol no Olho? É Contagioso? Causas, Sintomas e O Que Fazer - MundoBoaForma.com.br