Benefícios da fototerapia e para que serve

Especialista da área:
atualizado em 10/02/2021

Você já conhece os benefícios da fototerapia? Confira aqui para que serve e saiba como usar essa tecnologia a favor da sua pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Ter a pele bonita e saudável é o sonho de muita gente. No entanto, existem muitas pessoas que sofrem com manchas na pele ou inflamações como a psoríase, por exemplo.

Mas a boa notícia é que a fototerapia pode ajudar a remover manchas, deixar a pele mais jovem e auxiliar no tratamento de doenças de pele.

Fototerapia: o que é

pele linda

Em resumo, a fototerapia é um tratamento que envolve o uso de fontes de luz para melhorar condições de saúde, principalmente das que afetam a pele.

Existem vários tipos de fototerapia e a escolha do tipo mais adequado para você vai então depender do que você está tratando.

Cada tipo tem uma finalidade e apenas o dermatologista poderá indicar o melhor tipo de fototerapia para você.

Tipos de fototerapia

As luzes da fototerapia podem ter diversos comprimentos de onda. Por isso, são várias as fontes de luz que podem ser usadas, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Luz solar ou ultravioleta;
  • LEDs;
  • Lâmpadas halógenas;
  • Luz fluorescente.

No caso de doenças de pele, o tratamento geralmente conta com os raios ultravioleta – presente naturalmente na luz solar e também gerada artificialmente.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology em 2019, os tipos mais comuns de fototerapia para problemas de pele incluem:

Ultravioleta B (UVB) de banda larga

A UVB serve para tratar doenças como o eczema e a psoríase usando todo o espectro da radiação ultravioleta B.

UVB de banda estreita

Nesse caso, é usada apenas uma parte do espectro da radiação UVB. Aliás, é muito usada por dermatologistas para tratar diversas condições de pele.

Psoraleno + Ultravioleta A (PUVA)

Essa fonte de energia combina a luz ultravioleta A com o psoraleno, composto que deixa a pele mais sensível à luz. Por isso, o tratamento é mais intenso e traz resultados mais rápidos. No entanto, o risco de efeitos colaterais também é maior.

Sendo assim, a PUVA só é usada em doenças mais difíceis de tratar como o vitiligo, a psoríase e o linfoma cutâneo de células T quando outros tratamentos não surtem o resultado esperado.

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve

A fototerapia tem muitas aplicações. Em suma, ela é usada na estética e também no tratamento de problemas de saúde na pele. Dentre as principais aplicações, destacam-se as seguintes:

  • Redução de rugas;
  • Suavização de manchas na pele;
  • Tratamento de doenças como a psoríase, vitiligo e dermatite atópica, por exemplo;
  • Diminuição da irritação e coceira na pele;
  • Depilação;
  • Tratamento da icterícia em recém-nascidos;
  • Combate a imperfeições e manchas do sol;
  • Rejuvenescimento da pele.

Além disso, a fototerapia também vem sendo usada para melhorar o humor e tratar distúrbios do sono.

Nesse caso, a técnica é chamada de terapia da luz e serve para pessoas que têm depressão sazonal (associada ao clima) ou que têm alterações no ritmo circadiano – por trabalhar no turno da noite ou viajar muito, por exemplo.. 

Apesar de a terapia de luz também ser usada em alguns casos de depressão sazonal, a radiação usada não é a UV e os estudos sobre o tema ainda estão sendo desenvolvidos.

Como funciona

A fototerapia estimula ou inibe a atividade celular na pele, dependendo do tipo de luz utilizada. A inibição da produção de células, por exemplo, é muito útil para pessoas que têm psoríase – já que nessa condição as células da pele crescem em um ritmo bem acelerado. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além do efeito anti proliferativo de células, a fototerapia tem ação anti-inflamatória e imunosupressora – o que alivia muitos sintomas desagradáveis na pele. 

Durante o procedimento, a área deve ser exposta à luz. O tempo de exposição e a necessidade ou não de aplicar um gel ou creme no local deve ser determinado pelo profissional que está te atendendo.

Aliás, vale lembrar que os olhos devem estar protegidos por uma espécie de tapa olho durante toda a sessão de fototerapia afim de evitar danos oculares.

Efeitos adversos

pele irritada

A fototerapia pode causar alguns efeitos colaterais. Em geral, eles são temporários, mas ainda assim pode ocorrer:

  • Coceira;
  • Pele seca;
  • Vermelhidão;
  • Náuseas;
  • Foliculite;
  • Bolhas;
  • Queimadura.

Apesar de ser uma boa opção para a maioria das pessoas, quem apresenta uma ou mais das condições abaixo deve ficar longe da fototerapia:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Estar grávida;
  • Ter lúpus ou outra doença autoimune;
  • Sofrer de doença hepática;
  • Ter histórico familiar de câncer de pele.

Embora a radiação solar aumente o risco de câncer, isso não acontece com a radiação UV emitida por aparelho.

Ainda assim, ao se submeter a um tratamento de fototerapia, é importante verificar se o método combina com o seu tipo de pele.

Pois, segundo um estudo de 2010 da revista International Journal of Dermatology, quanto mais clara for sua pele ou quanto mais vezes você fizer um tratamento de fototerapia, maior é o seu risco de desenvolver câncer de pele.

Sendo assim, mesmo que sua preocupação seja puramente estética, consulte um dermatologista de sua confiança antes de começar a usar a fototerapia.

Além disso, confira quais são todas suas opções de tratamento. Dessa forma, você vai obter o tratamento mais adequado e seguro de acordo com o seu problema de pele.

Fontes e Referências Adicionais

Você já usou a fototerapia em algum procedimento estético? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário